19/01/2022

COVID: O TOMADOR DE WHISK, BORIS JOHNSON, LIBERA GERAL NO REINO UNIDO

Reino Unido suspende uso obrigatório de máscaras e medidas contra Covid

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nesta quarta-feira, 19, a retirada gradual de medidas de restrição impostas contra a Covid-19. A partir da próxima semana, máscaras não serão mais obrigatórias em escolas, no transporte público e no comércio, e passaportes sanitários não serão mais exigidos em grandes eventos.

Segundo o premiê, a exigência legal de auto isolamento de pessoas com coronavírus também poderá expirar a partir de 24 de março.

Ao Parlamento, o premiê disse que as medidas, chamadas de Plano B e introduzidas em dezembro para conter o avanço da Ômicron, serão revogadas em 26 de janeiro. Ele argumentou que havia tomado um “caminho diferente” em relação a parte da Europa, porém os dados recentes apontam que “mais uma vez o governo britânico tomou as melhores decisões em períodos difíceis”.

“A partir desta quinta (20), não exigiremos mais máscaras nas salas de aula e o Departamento de Saúde removerá em breve as orientações nacionais sobre seu uso em áreas comuns”, disse. “No país em geral, continuaremos a estimular o uso de coberturas faciais em locais fechados ou lotados, porém iremos confiar no bom senso do povo britânico e não vamos mais criminalizar aqueles que optarem por não usar”.

Os sindicatos dos professores do Reino Unido expressaram preocupação com a revogação repentina, afirmando que ainda estão acontecendo interrupções frequentes das aulas devido a pequenos surtos de Covid-19 e que o número de alunos ausentes em decorrência da doença ainda serão divulgados.

Na última terça-feira (18), 94.282 casos de coronavírus e 440 mortes foram registradas em todo o Reino Unido. Saiba mais AQUI.

Veja

Nenhum comentário: