02/08/2021

PSOL AFASTA VEREADOR POR 60 DIAS POR HOMOFOBIA

Vereador acusado de homofobia é afastado do Psol por 60 dias

O vereador de Niterói (RJ), Paulo Eduardo Gomes, foi afastado do Psol por 60 dias após ser acusado de homofobia. Segundo a sigla, durante o período de afastamento, o parlamentar passará por aulas sobre racismo, LGBTfobia e machismo.

Caberá à professora de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Regina Bienenstein, substituí-lo.

A punição se deve a um episódio ocorrido em julho deste ano envolvendo a vereadora Verônica Lima (PT). Segundo a parlamentar, que é lésbica, Gomes a atacou com palavras e “partiu para cima” dela.

– Ele começou a falar alto, cada vez mais alto. Pedi que falasse baixo três vezes. Na quarta, levantei a voz. Aí ele se levantou e me perguntou: “Você quer ser homem?” Eu disse: “Não, não quero ser homem, me respeita”. [Ele falou] “Se você quer ser homem, vou te tratar como homem”. Ele partiu para cima de mim e precisou ser contido – relatou a vereadora em entrevista ao portal G1.

No dia seguinte, Gomes fez uma postagem dizendo ter cometido um erro. Ele negou, no entanto, que ia agredir a colega de trabalho fisicamente.

– Nada justifica a forma como tratei a vereadora Verônica Lima no dia de ontem. Mesmo eu, com um longo histórico de lutas em defesa dos direitos humanos e combate às opressões, estou sujeito a praticar atos machistas e lesbofóbicos. Entretanto, apesar de elevar o tom na discussão, é importante esclarecer que jamais fiz menção de agredir a vereadora fisicamente, sequer consideraria essa hipótese – declarou.

Verônica Lima, porém, acredita que “dois meses de cursinho, para uma pessoa que tem a idade que ele tem […], não é o suficiente”.

Nenhum comentário: