14/08/2021

COM PASSAPORTE DEVOLVIDO PELO STF, CRIVELLA JÁ PODE ASSUMIR EMBAIXADA NA ÁFRICA DO SUL

STF: Gilmar libera passaporte, e Crivella pode ir para embaixada

Nesta sexta-feira (13), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolveu o passaporte do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. Com isso, ele poderá assumir o comando da embaixada do Brasil na África do Sul.

Crivella foi indicado em junho para ser embaixador pelo presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o ex-prefeito estava impedido de deixar o Brasil, já que seu passaporte estava retido desde fevereiro deste ano.

Em 22 de dezembro de 2020, a nove dias do fim de seu mandato, Crivella acabou sendo preso preventivamente e solto no dia seguinte, acusado de ser o líder de uma organização criminosa que tinha como foco “aliciar empresários para participação em esquemas de corrupção”. Na semana passada, porém, o Ministério Público pediu o arquivamento desse processo por falta de provas.

Crivella já viveu na África do Sul na década de 90. No país, ele foi o responsável por fundar e expandir a Igreja Universal local. Foi lá também que ele iniciou a carreira de cantor religioso. O ex-prefeito já viajou em atividades missionárias para cerca de 20 países do continente africano, além da Índia e Filipinas, trabalhando na expansão internacional da Universal.

Nenhum comentário: