29/08/2021

CÂMERAS EM UNIFORMES DE POLICIAIS É AVALIADO POR EESTADOS

Estados avaliam adotar câmeras em uniforme de policiais

Já adotadas parcialmente em Santa Catarina, São Paulo e Rondônia, as chamadas bodycams tem sido avaliadas por diversos estados para serem usadas em quase todo o país, segundo relata matéria do jornal Folha de S. Paulo.

O equipamento se trata de uma câmera acoplada ao uniforme dos agentes de segurança, capaz de registrar o trabalho dos policiais tanto em vídeo, quando em áudio.

Os defensores do equipamento alegam que ele pode reduzir abusos policiais, e, simultaneamente, auxiliar o agente de segurança a provar desacatos ou a lisura de sua atuação.

O primeiro estado a adquirir as bodycams, em 2019, foi Santa Catarina, que atualmente conta com 2500 câmeras do tipo. Também em 2019, Rondônia adotou mil bodycams.

Sob o comando de João Doria (PSDB), São Paulo também passou a usar o equipamento, somando cerca de 3 mil câmeras distribuídas em 18 batalhões por meio do programa “Olho Vivo”.

Segundo prevê o gerente do projeto, coronel Robson Cabanas, até o fim do primeiro semestre de 2022 todos os policiais da capital e da grande São Paulo devem utilizar o apetrecho.

Nenhum comentário: