19/07/2021

RN: PROFESSORES DA REDE ESTADUAL SÃO ORIENTADOS PELO SINTE A NÃO RETOMAREM TRABALHO PRESENCIAL

Sinte-RN orienta que professores da rede estadual não retomem trabalho presencial

O sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN) solicitou aos professores da rede estadual de ensino para que sigam apenas em atividades remotas até que se cumpra o esquema vacinal de todos os funcionários da Educação do Estado. A partir desta segunda-feira (19), conforme calendário da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), os professores devem retornar às atividades presenciais. No próximo dia 26 está previsto o retorno dos estudantes às aulas presenciais, de forma híbrida e gradual.

A deliberação do Sinte ocorreu durante uma assembleia realizada na última sexta-feira (16). “Nosso pedido foi para que professores e demais funcionários ficassem em atividades remotas até que nós tenhamos a vacinação completa desses profissionais, com a aplicação da segunda dose e o tempo necessário para a imunização de todos”, explicou o coordenador-geral do Sinte-RN, Bruno Vital.

Segundo ele, a deliberação não está relacionada, ainda, a um indicativo de greve. Vital explicou que o Sindicato aguarda o posicionamentos do Governo do Estado, após a oficialização do que foi deliberado em assembleia. “Estamos para oficializar nossa posição de assembleia e esperamos, com isso, a possibilidade de negociar com o Governo para garantir a permanência dos profissionais em casa”, disse.

Na manhã desta segunda, a TRIBUNA DO NORTE esteve em algumas escolas da rede estadual localizadas em Natal. Em nenhuma delas a reportagem registrou a presença de professores. As direções de cada unidade escolar informaram que reuniões presenciais devem acontecer até a próxima sexta-feira (23), para que sejam discutidos o planejamento pedagógico e os protocolos de biossegurança para o retorno dos alunos na semana que vem.

“Até a sexta acontecerá o acolhimento dos professores, com discussões sobre o planejamento, a jornada pedagógica e orientações de normas de biossegurança para a próxima semana”, explicou Jarlene Azevedo, que integra o núcleo de apoio pedagógico da Escola Estadual Augusto Severo, em Petrópolis, zona Leste de Natal.

Na Escola Presidente Café Filho, localizada no bairro de Nova Descoberta, na zona Sul da capital, o encontro entre os professores deve ocorrer até a quinta-feira, segundo informações da coordenação. Na Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcante (FloCa), em Mirassol, haverá um levantamento sobre os professores que estarão aptos a voltarem às atividades presenciais. “Amanhã teremos uma reunião, ainda online, com nosso corpo docente e a partir daí, vamos dar um posicionamento sobre isso. E aí, aqueles que decidirem, já poderão vir fazer o planejamento na escola na quarta-feira”, informou Valéria Soares, diretora do FloCa.

TN

Nenhum comentário: