02/07/2021

'NENHUM PARTIDO MATOU MAIS QUE O PARTIDO COMUNISTA CHINÊS' - DIZ EX-SECRETÁRIO DO GOVERNO TRUMP

Mike Pompeo: “Nenhum partido matou mais que o PCC”

O ex-secretário de Estado do governo Trump, Mike Pompeo, se manifestou sobre o centenário do Partido Comunista Chinês, completado nesta quinta-feira (1°). Por meio do Twitter, Pompeo lamentou um século de “campos de matança e genocídio”.

– Cem anos do PCC são um século de campos de matança e genocídio. Nenhum partido político matou mais pessoas do que o PCC – escreveu.



Em setembro do ano passado, enquanto ainda estava à frente da pasta da secretaria de Estado, Pompeo descreveu os líderes da China como tiranos inclinados à hegemonia global, e disse que o presidente Xi Jinping “não está destinado a tiranizar para dentro e fora da China para sempre, a menos que se permita”. De acordo com o republicano, “proteger liberdades nossas liberdades do Partido Comunista Chinês é a missão do nosso tempo.”

O PCC vem acumulando denúncias de censura, tirania, opressão, tortura, genocídio aos povos uigures étnicos e perseguição religiosa. Em discurso nesta quinta-feira (1°) na Praça da Paz Celestial, em Pequim, Xi Jinping disse que o povo chinês nunca permitirá que forças estrangeiras subjugem o país, e que intimidadores terão suas cabeças esmagadas.

– Nunca intimidamos, aprisionamos ou subjugamos o povo de outro país e nunca o faremos. E nunca permitiremos que quaisquer forças externas nos intimidem, aprisionem ou subjuguem. (…) Qualquer um que ouse tentar fazer isso terá sua cabeça esmagadas contra a Grande Muralha de aço forjada por mais de 1,4 bilhão de chineses – declarou diante de uma multidão de 70 mil pessoas.

Nenhum comentário: