14/07/2021

'LEI DO MANDANTE': GRAÇAS A GLEISI HOFFMANN VOU FUNDAR UMA TORCIDA ORGANIZADA

Gleisi Hoffmann quer incluir torcidas organizadas em divisão de verbas de transmissão de jogos pela TV na “Lei do Mandante”

A deputada federal pelo Paraná e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, apresentou emenda ao projeto de lei 2336 da Câmara dos Deputados, a “Lei do Mandante”, para incluir as torcidas organizadas na divisão das verbas de televisão do futebol nacional.

A iniciativa da deputada foi publicada em sua conta no no Twitter. Segundo Hoffmann, em sua publicação, a justificativa é de que as torcidas organizadas são responsáveis pela “festa” nos estádios e por desenvolverem ações sociais.

Na emenda apresentada à Câmara, a deputada argumenta que as torcidas organizadas mudaram a forma de torcer no país, usando como exemplo com o fenômeno da “Ôla”.



Aprovado na tarde desta quarta-feira (14), o PL 2336/2021, ou apenas “Lei do Mandante”, prevê a alteração no formato de negociação das transmissões de futebol no país e conta com grande adesão de clubes das séries A, B e C. O PL altera o artigo 42 da Lei Pelé, que trata da comercialização de direitos de transmissão (direitos de arena). Com a aprovação, o clube mandante passa a ter o direito de negociar os direitos da partida. Após a aprovação, o texto passa ainda por avaliação dos destaques e emendas e em seguida, passa para apreciação do Senado.

No entanto, a proposta de Gleisi foi rejeitada pelo deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos), relator da Lei do Mandante. Ele também recusou que os jogadores tivessem direito a parte do valor.

Com informações de Folha PE

Nenhum comentário: