23/06/2020

SUL DO BRASIL PODE SER INVADIDA POR NUVEM DE GAFANHOTOS VINDOS DA ARGENTINA

Nuvem de gafanhotos vista na Argentina se aproxima do Sul do Brasil

Uma nuvem de gafanhotos vem sendo monitorada pelo governo da Argentina nos últimos dias. De acordo com informações do Ministério da Agricultura, a infestação destrói plantações e lavouras por onde passa. Nesta terça-feira (23), o país emitiu um novo alerta informando que a praga se aproxima da cidade de Entre Ríos, que faz fronteira com o Uruguai.

Um mapa interativo, divulgado pelo governo argentino, mostra a migração da nuvem de gafanhotos pelo território e classifica as regiões em vermelha (perigo), laranja (ameaça), amarelo (precaução) e verde (livre).

As províncias de Corrientes, Santa Fé, Entre Ríos estão na zona vermelha. Já a Cidade del Leste está na região amarela. Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul fazem fronteira com essas cidades.

Segundo o Ministério da Agricultura, a nuvem de gafanhotos passa por Corrientes nesta terça e deve chegar nas próximas horas em Entre Ríos.

Ainda segundo o governo, os gafanhotos podem atravessar vilas e cidades, mas não causam danos diretos aos seres humanos – apenas as plantações e pastagens são afetadas, mas a praga não representa riscos para a população.

Agricultores da província de Formosa, que faz fronteira com o Paraguai, dizem que a infestação de gafanhotos veio do país vizinho e as plantações de mandioca, milho e cana de açúcar estão ameaçadas.

“Há gafanhotos em sua cidade? Não se assuste. Eles não transmitem doenças ou causam lesões. Os gafanhotos não representam perigo para humanos ou animais e só se alimentam de material vegetal”, diz um comunicado do Ministério da Agricultura.

Veja a localização dos gafanhotos, de acordo com o governo argentino:

Nenhum comentário: