25/05/2020

BRASIL: O EXAME DE TOFFOLI NÃO É OBRIGADO MOSTRAR, DO PRESIDENTE, É!

Dias Toffoli decide divulgar o laudo de seu exame de Covid-19

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu divulgar o laudo do seu exame de Covid-19 anexado em uma resposta a um contribuinte que o questionou através do Canal do Cidadão, ferramenta online da corte que permite interação dos magistrados com a sociedade brasileira.

Enquanto o presidente da República, Jair Bolsonaro, escondeu por quase 30 dias o seu exame de Covid-19, e só mostrou após decisão judicial do próprio STF em resposta a pedido do jornal O Estado de S.Paulo, Dias Toffoli enviará o resultado nesta segunda, 25, ao cidadão. É o que apurou a coluna.

A lei ou o regimento interno do STF desobrigam o ministro Dias Toffoli de divulgar o extrato do seu exame ao público ou qualquer documento relacionado à sua saúde pessoal.

Mas a resposta ao cidadão já foi redigida neste fim de semana. Nela, Toffoli defende o “princípio da transparência”, em claro contraponto ao posicionamento do Palácio do Planalto e da Advocacia Geral da União (AGU) no episódio da divulgação do exame de Bolsonaro.

Veja

Nenhum comentário: