No Dia do Cego, conheça algumas curiosidades sobre o dia a dia deles

Conviver com pessoas que têm deficiência visual, seja no trabalho, na escola, na família, faz parte do cotidiano de boa parte da população, mas nem todo mundo sabe como se comportar diante de uma pessoa cega. O presidente da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (Socern), Ronaldo Tavares, responde sobre algumas situações que fazem parte do dia a dia de todo cego e de quem convive com eles.
Os cegos conhecem dinheiro?
Ronaldo Tavares diz que os cegos só saberão, sem que ninguém precise indicar, quanto vale a cédula ou moeda se estiverem organizadas em ordem crescente ou decrescente.
O deficiente visual sonha?
“Sonha como qualquer pessoa dita normal e com imagens, tendo as mesmas sensações de um sonho”, conta o presidente da Socern.
Como posso ajudar um cego ao encontrá-lo na rua?
Numa situação como esta, basta permitir que ele segure no seu cotovelo ou ombro e até mesmo indicando-lhe noções de lateralidade (esquerda, direita, a frente, atrás), pois eles aprendem na locomoção e treinamentos todas orientações.
Os cegos vêem tudo escuro?
Segundo Ronaldo Tavares, isso é um mito. “Os cegos não vêem tudo escuro, mas sim de acordo com os fatores de luz do dia, que é claro, ou noite, mais escuro, o cérebro projeta a eles essas percepções.
Como os cegos identificam as pessoas?
“Sabemos quem são as pessoas por meio da voz que nos é tão importante quanto o tato”, conta Tavares. Mas ele alerta que nunca se deve deixar um cego falando sozinho, mas sim, avisá-lo ao chegar e ao sair de perto dele e também não deixar portas ou janelas entreabertas pois isso pode causar acidentes.
portalnoar
Nenhum comentário:
Postar um comentário