28/11/2019

PA: JUIZ MANDA SOLTAR INCENDIÁRIOS DE SANTARÉM

Juiz revê decisão e determina soltura dos quatro brigadistas presos por suspeita de incêndio na APA Alter do Chão

Resultado de imagem para Juiz revê decisão e determina soltura dos quatro brigadistas presos por suspeita de incêndio na APA Alter do Chão
Barbalho: Governador do Pará
O juiz Alexandre Rizzi determinou na tarde desta quinta-feira (28) a soltura dos quatro brigadistas que foram presos preventivamente em investigação sobre incêndios florestais na APA Alter do Chão, em Santarém. O magistrado é o titular da 1ª Vara Criminal de Santarém. Ele apontou no despacho que tomou a decisão depois de analisar informações de diligências realizadas pelos delegados da operação "Fogo do Sairé".

Por volta das 17h45, os advogados dos brigadistas informaram que iriam para o Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura para acompanhar a entrega dos alvarás de soltura.

Alexandre Rizzi é o mesmo juiz que autorizou a prisão preventiva dos quatro suspeitos, em análise do pedido da Polícia Civil do Pará, e que manteve os suspeitos presos após a audiência de custódia. Na audiência de custódia, Rizzi disse que tomou a decisão “para garantia da ordem pública” porque, segundo ele, haveria risco de que os acusados cometessem novos crimes.

Governo troca delegado

A decisão ocorre depois de o Governo do Pará ter anunciado nesta quinta-feira (28) a trocou do delegado responsável pelo caso. A Corregedoria da Polícia Civil do Estado foi acionada para apurar as investigações.

Em nota, o governo do Pará informou que o Diretor da Delegacia Especializada em Meio Ambiente, Waldir Freire Cardoso, vai substituir o delegado que presidia o inquérito, Fábio Amaral Barbosa. Ainda segundo o comunicado, a mudança "não interfere em investigações da Polícia Civil do Estado, que é autônoma e não tem o poder de realizar prisões sem autorização judicial".

G1

Nenhum comentário: