Com paralisação de servidores, Detran suspende serviços em Natal e interior
A paralisação dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) afetou o funcionamento de serviços das unidades da capital e do interior do Estado. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, os serviços de registro de veículos está totalmente parado na capital, enquanto habilitação e clínica médica estão funcionando apenas parcialmente. Durante a manhã, o movimento no Departamento era visivelmente menor do que costuma ser durante o dia, e a maior parte das pessoas aguardava para fazer serviços simples, como o recebimento da Carteira de Habilitação.
Em Caicó, Parelhas e Santa Cruz, o Departamento também encontra-se com os serviços paralisados. Em Ceará-Mirim, o movimento atingiu o departamento de vistorias e, no município de Currais Novos, o setor de habilitação foi afetado.
De acordo com o diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Indireta do RN (Sinai), Alexandre Fernandes, a pauta mais urgente do movimento é a revogação do Decreto 29007, que retira autonomia das autarquias do Estado, como o Detran, e envia os recursos arrecadados para uma "Conta Única" do Governo do Estado. "Essa é uma medida que visa precarizar o Departamento, ela é incoerente", afirma Alexandre.
Graças à arrecadação própria, os servidores do Detran são alguns dos únicos que estão recebendo os salários em dia. Com a mudança, eles temem que isso deixe de acontecer. "Os nossos aposentados já estão três meses de atrasos nos salários. O Governo quer pegar um dinheiro que foi arrecadado do Detran para pagar contas de outros Poderes, ignorando os servidores aposentados do próprio departamento", diz o representante do Sinai.
Além de reivindicar a revogação do Decreto, os servidores também pedem o fim das terceirizações, melhorias salariais e um novo concurso público para preencher o déficit de funcionários do órgão. "Nós temos os recursos para fazê-lo, e isso melhoraria o atendimento à população e o nosso funcionamento. Não estamos pedindo dinheiro ao Governo, estamos pedindo para utilizar o que foi arrecadado pelo próprio Departamento para melhorá-lo", completa Alexandre.
A paralisação vai continuar ao longo de toda essa terça-feira (23), e segue na quarta-feira (24). No dia 13 de agosto, os funcionários paralisam mais uma vez as atividades junto com as outras categorias que compõem o Fórum de Servidores do RN. Além disso, o Sinai afirma que, como estão com estado de greve aprovado, a categoria pode entrar em greve a qualquer momento.
TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário