09/06/2019

RN: MARINHA DO BRASIL E IATE CLUBE DO NATAL HOMENAGEIAM BATALHA DO RIACHUELO

Com regata, Marinha do Brasil e Iate Clube do Natal homenageiam a Batalha Naval do Riachuelo

Iate Clube do Natal — Foto: Reprodução/FacebookCom a presença de autoridades militares e civis, será realizado neste domingo (9) a tradicional Regata Batalha Naval do Riachuelo, evento náutico que faz parte do calendário anual de regatas do Iate Clube do Natal, em comemoração a uma importante data para a Marinha do Brasil: a Batalha Naval do Riachuelo, um dos maiores triunfos da história militar do país, que em 2019 completa 154 anos.

A cerimônia de abertura da regata terá início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado do Rio Grande do Norte e do Iate Clube do Natal, acompanhado da execução do Hino Nacional. A Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal fará uma apresentação. O Iate Clube do Natal fica na Rua Coronel Flamínio, no bairro de Santos Reis, na Zona Leste da cidade.

Na ocasião, o comodoro do Iate Clube, advogado Kaleb Freire, servirá uma feijoada aos convidados da Marinha do Brasil e aos competidores.

Este ano, a regata à vela terá a participação de aproximadamente 30 atletas, em embarcações das classes Laser, Dingue, Day Sailer/Flash, Oceano e Snipe, e as crianças na Classe Optimist.

Após a competição, haverá a premiação dos vencedores, com entrega de medalhas pelo comandante do 3º Distrito Naval e demais autoridades presentes.

Batalha do Riachuelo

Travada em 11 de junho de 1865, durante a Guerra do Paraguai, a batalha de Riachuelo é considerada um dos principais combates travados pela Marinha do Brasil. Ocorrido no canal de Riachuelo, afluente do rio Paraguai na província de Corrientes, na Argentina. Lá, a esquadra brasileira conteve o avanço da esquadra paraguaia - vitória considerada essencial para o controle da bacia do Prata (via estratégica de transporte de pessoas e mercadorias para o Atlântico) e fundamental para a vitória da Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai.

Nenhum comentário: