18/05/2019

TENENTE CORONEL DO EXÉRCITO QUE DESVIAVA ARMAS É SOLTO PELA JUSTIÇA

Justiça militar concede liberdade a tenente-coronel do Exército preso por suspeita de desvio de armas

Tenente-coronel Alexandre de Almeida foi preso sob suspeita de desviar armas do Exército para clubes de tiros  — Foto: Reprodução / TV GloboO tenente-coronel do Exército Brasileiro Alexandre de Almeida vai responder em liberdade ao processo que apura desvio de armas da Força Militar para clubes de tiro. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (17) pelo Superior Tribunal Militar.

A decisão foi monocrática, ou seja, tomada por apenas um dos magistrados da Corte Militar. Quem a assina é o ministro General do Exército Lúcio Mário de Barros Góes.

A defesa do tenente-coronel alegou que não havia razões para manutenção preventiva diante do crime pelo qual o militar é suspeito, qual seja a de porte ilegal de arma de fogo. Argumentou ainda que Almeida é réu primário e possui bons antecedentes.

Flagrante

O tenente-coronel foi preso em flagrante no dia 23 de abril. Ele era responsável pela fiscalização do armamento no Rio de Janeiro e Espírito Santo e tinha a obrigação de fiscalizar a importação e o comércio de armas para civis, o funcionamento de clubes de tiros, a venda de explosivos, a blindagem de veículos, além da atuação de caçadores, atiradores e colecionadores.

Ele começou a ser investigado a partir da aposentadoria de um coronel que, ao passar para a reserva, entregou sua arma, uma pistola 9 milímetros, para o serviço de produtos controlados, comandado pelo tenente-coronel Almeida.

Em dezembro do ano passado, o oficial aposentado ficou sabendo que a arma tinha sido desviada para o clube de tiro do Espírito Santo.

Nenhum comentário: