Sindicato diz que exoneração de agente baleado foi “duro golpe”
Após a exoneração do coordenador de Administração Penitenciária do Estado, Dhayme Araújo da Silva, que foi baleado em março passado quando realizava uma ronda na área de acesso do Complexo Penitenciário de Alcaçuz, o Sindicato dos agentes penitenciários do estado emitiu uma Carta Aberta à sociedade lamentando a exoneração e considerando “um duro golpe” para a categoria.
A nota segue com elogios ao agora ex-coordenador penitenciário e relembrando que o sistema ficou por anos abandonado e que foi resgatado na gestão passada. “perdemos com sua exoneração alguém para nos inspirar, um operacional, um combatente do crime, um companheiro de farda, um agente ímpar. A última linha foi derrubada”, diz a carta.
Confira na íntegra:
Carta aberta à sociedade
A notícia da exoneração de Dhayme Araújo Silva (PQD) da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) da Sejuc foi um duro golpe para nós agentes prisionais formados numa doutrina que transformou o Rio Grande do Norte, e o fez reconhecido nacionalmente e até internacionalmente como case de gestão prisional. Perdemos mais um referencial de um trabalho sério, pautado pelo resultado de bem servir à sociedade.
Reconhecidamente um dos agentes mais preparados dentro do sistema do RN, PQD dedicou 16 anos de sua vida a uma área que por anos envergonhou seus servidores, uma área que esteve abandonada pelo poder público, uma área que agora também se mostra desumana e ingrata.
Ele, o Coape, o nosso 03, encontra-se em recuperação de problemas de saúde decorrentes de sua atuação extremamente profissional. Foi alvejado em missão, na sexta-feira de carnaval, em circunstâncias que ainda carecem de apuração minuciosa.
PQD integra uma legião de homens e mulheres forjados no propósito de proteger à sociedade. Essa é sua missão, que em muitos aspectos sobrepõe os meandros políticos.
Foi justamente por manter a política de fora das unidades que o Sistema Prisional do estado foi transformado na gestão encabeçada por Mauro Albuquerque, Maiquel Mendes, PQD e toda uma equipe. Nós os agentes alinhados com tais doutrinas perdemos com sua exoneração alguém para nos inspirar, um operacional, um combatente do crime, um companheiro de farda, um agente ímpar. A última linha foi derrubada.
Caro PQD conte com os bons agentes penitenciários. Você nos serviu de exemplo e força em muitas situações. Hoje a sua exoneração mostrou uma SEJUC insensível, que desconsidera sua importância para a história da instituição que você tão bem representa.
Não acreditamos que a governadora Fátima Bezerra, uma defensora da gestão técnica, profissional e humanizada tenha conhecimento de sua saída. Tenha ciência que tira de nós, agentes orgulhosos da farda, um porto seguro e uma fonte de admiração e inspiração.
Quem conhece Dhayme Araújo Silva (PQD) sabe que o que sempre desejou e deseja é servir. Mas para nós, agentes, a Coape fica menor sem sua presença. Sua saída só não diminui sua essência, embora comprometa sua saúde e segurança.
O guerreiro nunca deixa de ser guerreiro. Esperamos , PQD , contar com você dentro em breve no Sistema Prisional do Rio Grande do Norte.
Força e honra você tem de sobra. É o que também esperamos da Sejuc.
Agentes Penitenciários do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário