23/03/2019

RN: POBRE EDUCAÇÃO

Alunos têm baixo aproveitamento

Em língua portuguesa, o aproveitamento dos estudantes do Ensino Médio no RN não é animador - apenas 13% estão com desempenho dentro dos padrõesSer capaz de prestar provas para ingressar no ensino superior, escolher a área para atuação no mercado de trabalho e dominar o mínimo dos conteúdos considerados essenciais na grade curricular nacional: essas são expectativas que se tem, em teoria, para os alunos concluintes da 3ª série do Ensino Médio. A realidade, no entanto, está longe disso. No Rio Grande do Norte, apenas 1,5% dos estudantes da rede pública do 3º ano possuem o nível de aprendizado considerado adequado em matemática, de acordo com pesquisa divulgada pelo movimento Todos Pela Educação. Em língua portuguesa, o aproveitamento apesar de maior, não é animador - apenas 13% dos estudantes estão dentro dos padrões de aprendizagem da pesquisa.

O estudo investigou o aprendizado nas disciplinas de português e matemática em todos os estados brasileiros, tomando como base o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que anualmente aplica provas para os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e para os do 3º ano do ensino médio. A realidade precária do aprendizado não é exclusividade do RN. A média brasileira, para matemática, é de 9,1% na 3ª série do ensino médio. Em língua portuguesa, a média é de 22,7%. 

O Ceará, estado vizinho ao Rio Grande do Norte, ganhou destaque nacional na pesquisa como o que mais avançou na quantidade de estudantes das séries do ensino fundamental com nível adequado de aprendizado nas disciplinas avaliadas. No 5º ano do ensino fundamental, o Ceará possui 63% de alunos com aprendizagem adequada de língua portuguesa, e outros 48,3% em matemática. No Rio Grande do Norte, na mesma série, as porcentagens são, respectivamente, 35,4% e 21,8%, comprovando que foi no ensino fundamental o maior avanço registrado na última década.

Nenhum comentário: