Barragem da Vale em Barão de Cocais entra em nível máximo de alerta para risco de rompimento; sirenes são acionadas
As sirenes voltaram a tocar na noite desta sexta-feira (22) por causa da barragem Sul Superior, da Mina de Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais Região Central de Minas. Segundo o secretário de comunicação da cidade, Mardem Chaves, o nível de segurança, ou rompimento, na barragem que estava em 2 foi alterado para 3. Esta é segunda vez que as sirenes são acionadas em pouco mais de um mês.
Segundo a Vale, uma auditoria independente informou à mineradora que a barragem tem “condição crítica de estabilidade”.
O secretário afirmou que não houve rompimento. Segundo a Prefeitura, a orientação para a mudança do nível de dois para três partiu da Agência Nacional de Mineração (ANM). O motivo não foi informado. De acordo com a agência, o nível 3 significa "rompimento ou risco eminente de romper".
Veja comunicado da Prefeitura
A Prefeitura de Barão de Cocais informa que, por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM), o nível de alerta da Barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco passou para Nível 3. A informação que temos até o momento é do toque protocolar das sirenes do Gongo, mas sem sinais de rompimento.
A Defesa Civil do Estado já está a caminho do município e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta.
Reforçando que a Defesa Civil de Barão de Cocais já está de plantão e a postos para toda e qualquer ação necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário