Cidade do amor, das luzes, do charme e elegância europeus, Paris é o sonho de muitos turistas. Desde sexta-feira (13), no entanto, ficou marcada como o local de uma tragédia. Mas, porque o Estado Islâmico elegeu a capital francesa como alvo?
A edição de domingo (15) do Fantástico trouxe uma reportagem que analisa os motivos que levaram o grupo terrorista a atacar a cidade. Uma das primeiras razões é o envolvimento da França na coalizão liderada pelos Estados Unidos que combate o EI em países como a Síria e o Iraque.
Em um comunicado, o Estado Islâmico chama de “imbecil” o presidente francês François Hollande e revela que este é apenas o início do que chamou de “tempestade contra o ocidente”. O grupo ainda diz que casas como o Bataclan são locais de promiscuidade e idolatrias.
A França se tornou um alvo dos jihadistas pelo que representa, salienta a reportagem. Isso porque Paris simboliza os valores ocidentais, como a liberdade. Além disso, a Paris que não aparece nos cartões postais é cheia de imigrantes ilegais que, sem possuírem documentos, não conseguem trabalho. Frustrados e sem perspectivas, são alvos fáceis dos recrutadores do EI.