29/07/2012

E AGORA JOSE?

José Agripino é acusado de ter recebido dinheiro de Caixa2 na campanha de Azeredo

A revista CartaCapital, publicação nacional, estampou na edição desta semana, uma lista inédita de beneficiários do que seria o Caixa 2 da campanha a reeleição do então governador Eduardo Azeredo, de Minas Gerais, em 1998. E na relação, pelo menos um nome é bem conhecido do eleitor potiguar: o senador e presidente do DEM, José Agripino Maia.
O esquema foi operado pelo publicitário Marcos Valério de Souza, que assina a lista, registrada em cartório. O agora ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, aparece também entre os beneficiários. Mendes teria recebido 185 mil reais. Já o senador potiguar teria recebido uma quantia de R$ 70 mil.
O pagamento a José Agripino, segundo a listagem, seria feito via governador Eduardo Azeredo e Pimenta da Veiga. Vale lembrar que em 1998, o potiguar disputou pela terceira vez o Governo do Rio Grande do Norte, mas foi derrotado em primeiro turno pelo hoje ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.
Além da lista de políticos beneficiários no esquema, constam meios de comunicação, institutos de pesquisa e fornecedores de vários serviços de campanha que não necessariamente sabiam da movimentação ilegal de recursos. Segundo a revista, todos podem ter recebido sem conhecer a origem do dinheiro que pagou por seus serviços.
“De qualquer forma, a contabilidade assinada e registrada em cartório pelo publicitário Marcos Valério de Souza mapeia o fluxo dos recursos não-registrados oficialmente. A diferença é colossal. Azeredo declarou ter gasto 8 milhões de reais, mas os números apontados pelo publicitário chegam a 104 milhões”, afirma a CartaCapital.
Segundo a revista, todos os papéis estavam em posse do advogado Dino Miraglia Filho, de Belo Horizonte, e foram entregues à Polícia Federal. “Certos assessores de imprensa disfarçados de jornalistas tentam desqualificar a lista pinçando nomes de empresas citadas e perguntando se elas se corromperiam por tão pouco. Não sabemos afirmar (nem esta é a questão, a não ser para a estratégia diversionista de certos assessores de imprensa). Mas achamos que se abre uma nova linha de investigação do valerioduto”, acrescenta.

Matéria Completa 

http://jornaldehoje.com.br/jose-agripino-e-acusado-de-ter-recebido-dinheiro-de-caixa2-na-campanha-de-azeredo/

Um comentário:

Anônimo disse...

Se gritar: PEGA LADRAAAAAAAAAAAAAAAAAOOOO ! NÃO FICA UM.