24/10/2011

EDUCAÇÃO EM CEARÁ-MIRIM




Descaso com escolas da rede municipal era uma vergonha em gestões passadas





Ao longo de várias gestões passadas, quando duas oligarquias se revezavam no poder, ouvia-se muito nas campanhas eleitorais, nos programas eleitorais gratuitos no rádio, políticos/candidatos com discursos ensaiados, bem treinados dizendo exaustivamente: "A educação está em primeiro lugar", "A educação é a prioridade no nosso governo" ou "A educação é a esperança de um futuro melhor".


Pois bem, passadas as campanhas, terminada a apuração dos votos, essas frases feitas tomavam sua verdadeira dimensão: a de palavras vazias, descompromissadas, falácias...

O prefeito Antônio Peixoto, quando assumiu o governo em janeiro de 2009, encontrou as escolas de rede municipal de ensino no mais completo estado de descaso e falta de respeito com a educação do município.

No distrito de Várzea de Dentro, por exemplo, a Escola Municipal José Venâncio encontrava-se com o muro de proteção rachado e sua estrutura física comprometida, podendo ir abaixo a qualquer momento. Mas se o problema fosse só ir abaixo, tudo bem.

Em 2009, a maioria das escolas municipais apresentava situação de caos por falta de reforma e manutenção. Ao final da gestão passada, professores e funcionários se negavam a falar temendo represálias, mas apontavam a falta de estrutura que ia desde piso, paredes, portas e janelas danificadas, à mesas e bancos de madeira improvisados para os alunos se sentarem na hora das refeições.

O SINTE/RN Regional de Ceará-Mirim sofreu muito nas mãos da gestão passada na busca de prestação de contas com o objetivo de saber onde e como estavam sendo gasto os recursos do Fundeb, mas não obtiveram muito sucesso nesse sentido, ao longo dos oito anos da administração do PSDB.

COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

Desde que assumiu o governo em janeiro de 2009, o prefeito Antônio Peixoto sempre demonstrou a sua preocupação com a educação de Ceará-Mirim. Naquela ocasião, recebeu o município com 45 escolas municipais, das quais, cerca de 35 já foram reformadas e ampliadas. Hoje o município já conta com 52 estabelecimentos de ensino.

Além disso, a gestão "Compromisso com o Povo" em menos de três anos de governo já implantou sete Centros de Educação Infantil, sendo quatro na zona rural e três na zona urbana.

"Tudo o que a gente puder fazer para melhorar a educação do nosso município, vai fazer. Estamos avançando nesse propósito e fazendo um grande esforço com coragem, dedicação e determinação para investir na educação, principalmente na educação das nossas crianças e adolescentes que são o futuro da nossa cidade e do nosso país", ressalta o prefeito Antônio Peixoto.

E por falar em reforma das escolas, nos próximos dias, a Prefeitura de Ceará-Mirim estará fazendo a entrega de mais uma escola municipal. Trata-se da Escola Sotera Arruda Fialho, no distrito de Caiana, que foi completamente reconstruída, ganhando novas salas de aula, refeitório, nova copa com lugares distintos para alimentação e material de limpeza, muralha em sua área externa, novos banheiros, nova mobília, entre outras importantes melhorias.

E não para por aí. Estão em andamento, as obras de reformas das escolas Gonçalo Teixeira em Lagoa Grande, CERU em Coqueiros, Emídio Ferreira da Silva em Rio dos Índios, e Maria Antoniêta Varela na zona urbana.

Já são cerca de 12 novas salas de aula construídas pela gestão "Compromisso com o Povo" em menos de três anos de administração do Prefeito Antônio Peixoto.


Cordialmente,
Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim:
PMCM
Jorge Moreira:
Assessor de Comunicação

8 comentários:

Anônimo disse...

Belas palavras, fiquei até emicionado. kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

tenha vergonha jorge moreira de publicar isso.venha perguntar a nos professores o que achamos de verdade da gestao atual que nos diremos a verdade prefeiturazinha maquiadora...

Anônimo disse...

leiam o blog fala ceara-mirim, este diz o verdadeiro trabalho que o prefeito realmente está fazendo.

Anônimo disse...

ei v6 tão sabendo? peixoto vai trabalhar na globo pense num artista,só sabe pintar as escolas e os meio fio e na gestão passa pelo menos os salarios eram em dia....

Anônimo disse...

A qual cidade Jorge está se referindo? A dos nossos sonhos, só pode ser... Porque não fala sobre o Centro Infantil de Massaranduba, que funciona em um clube, que abre pra festas no fim de semana?? Ou das muitas que estão caindo aos pedaços??? Penso que pintar escolas de azul e vermelho não seja algo realmente importante pra educação...

Anônimo disse...

Lamentável que povo pense que somos um bando de idiotas.Este prefeito pinta as escola nas cores do PR, coisa que até o momento eu não sei o porque da não proibição. Ele usa os serviços públicos para sua auto-promoção e ainda quer que agente agradeça. Vamos agradecer Jorge Moreira, em outubro do próximo ano agradeceremos tudo que está sendo feito em Ceará Mirim, pode ter certeza.

Anônimo disse...

Anotem aí, logo muita coisa que rola com o dinheiro do FUNDEB vai vim à tona,a festa em vermelho e azul vai acabar...pense numa farra!

Anônimo disse...

Gostaria de saber de Jorge Moreira quando foi a interdição da escola de Lagoa Grande, e até onde vai a recuperação e onde foi colocada toda a criançada e os professores, sabendo que hoje é 25 de outubro! chegamos ao fim do ano e os alunos perderam o ano, ao não ser que pra prefeitura isso seja uma coisa normal! é por essas coisa que a oposição mete o pau, o prefeito não gosta, mas, está totalmente ERRADO, ISTO É UMA VERGONHA meu caro JORGE!.