
Programa de Inclusão Digital será reativado pela Câmara de Ceará-Mirim
Depois de um ano e meio desativado, o Telecentro, implantado no município em 2005, numa iniciativa do presidente do Legislativo Municipal, vereador Ronaldo Venâncio (PMDB), terá suas atividades retomadas.
O projeto do telelecentro volta a funcionar partir da próxima segunda-feira, 1º de agosto, por meio do programa Legislativo de Inclusão Digital, numa parceira firmada entre a Câmara Municipal de Ceará-Mirim e a Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM).
Desta vez, além do espaço existente na Câmara, criado para a demanda da sede do município, o projeto também contemplará as comunidades rurais, atendendo a solicitação dos moradores. Os primeiros distritos a receberem o telecentro, serão Gravatá e Matas, onde as Sessões Itinerantes foram realizadas recentemente.
O objetivo do Poder Legislativo é promover o desenvolvimento sócio-econômico da população que não dispõe de acesso à internet, gerando oportunidades e reduzindo a exclusão social.
O presidente da casa, acredita nos benefícios concretos advindos da inclusão digital por meio do Telecentro. “É um programa importante, que poderá fazer a diferença na vida de muita gente”. As pessoas terão acesso às informações abundantes que a internet disponibiliza e poderão realizar inúmeras atividades.
O serviço oferecido pelo Telecentro é gratuito e pode ser utilizado por pessoas com idade acima dos 14 anos, beneficiando também portadores de necessidades especiais, com sala provida de computadores conectados à internet em banda larga, onde as atividades são realizadas, por meio do uso das Tecnologias da Informação. Nele são utilizadas ferramentas (computadores, impressoras, conectividade e outros equipamentos audiovisuais e/ou multimídia) com a finalidade de capacitar e promover a interação.
Ronaldo ressaltou ainda, que o Legislativo não mediu esforços para tocar esse projeto adiante. “É impossível negar a importância da inclusão digital na promoção do desenvolvimento social. Não dá para pensar em avanços sem pensar em alfabetização digital”, reforça o vereador.
De acordo com coordenador do projeto desenvolvido pelo Legislativo Municipal, Marcelo de Lima Braga, um dos diferenciais mais significativos do Telecentro em relação às Lan Houses é a oportunidade de qualificação gerada pelo Programa. “Além do acesso gratuito, a oportunidade contribui para a formação profissional e social dos participantes”, ressaltou.
O cronograma do curso que tem a duração de 45 dias, inclui noções básicas de informática, como Windows, Word 2007, Excel, Power Point e internet Explore.
No primeiro momento, estão sendo disponibilizadas 48 vagas, para formação de 8 turmas na área urbana, 36 para a comunidade de Gravatá, e mais 30 destinadas ao distrito de Matas.
As inscrições podem ser feitas na Câmara Municipal, nas sedes dos Conselhos Comunitários das respectivas localidades e através do site da Câmara, no link contatos.
Assessoria de Imprensa
Jhancy Richelm (84) 8126-6692
Nenhum comentário:
Postar um comentário