01/04/2011


SEMTHAS PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO COMBATE A VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL

A Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim, através da SEMTHAS - Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, promoveu recentemente, no dia (30/03), uma Audiência Pública de Apresentação do Plano Municipal de Combate e Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, com o objetivo de estabelecer um conjunto de ações articuladas que permitam a intervenção técnica – política e financeira no combate ao abuso sexual infanto-juvenil. O evento realizou-se no Auditório Prefeito Roberto Varela, localizado na Estação Cultural da cidade.

Na ocasião estiveram presentes a sociedade civil e organizada, autoridades do poder executivo, legislativo e judiciário. Representantes dos conselhos comunitários, conselheiros tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juizado da Infância e Adolescência da Comarca de Ceará-Mirim, Fórum Des. Virgílio Dantas, assistentes sociais, guardas municipais, CRAS Urbano e Rural, professores e alunos das escolas públicas e privadas de Ceará-Mirim, assim como alunos do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e PROJOVEM municipal. A Polícia Militar, a APAE de Ceará-Mirim, entre outras instituições municipais de diversos setores, também marcaram presença.

Durante a abertura da solenidade, a Secretária da SEMTHAS, Ozenir Fernandes ressaltou a importância da implantação do Plano Municipal de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Enfatizou que o combate a essa prática é uma grande preocupação que vem desde o início do governo Peixoto, e que este plano é uma vitória, um grande avanço da sociedade cearamirinense, pois é fruto de uma intensa e profunda mobilização dos movimentos organizados no governo municipal.

“Diante do elevado índice de violência sexual predominante em todo país, a Secretaria de Assistência Social teve a preocupação de formar a rede de atendimento a criança e o adolescente, em parceria com outras secretarias municipais, do governo Peixoto. Nós estamos trabalhando neste plano, para combater a exploração sexual dos jovens do nosso município”, afirmou a secretária.

O aluno Augusto César Ferreira, do Projovem Adolescente de Ceará-Mirim, foi um dos jovens convidados para participar da rede de atendimento e do Plano de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município. Na audiência pública realizada, disse que esse trabalho é de suma importância, e proferiu seu discurso fundamentado no artigo 5º do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, descriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo na forma da lei qualquer atentado por ação ou omissão aos seus direitos fundamentais. É preciso que o poder público, a sociedade e as famílias façam este artigo funcionar, que cada pessoa ponha em prática este artigo 5º do ECA, e denuncie todo e qualquer ato de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, pronunciou Augusto César (17 anos).

O Secretário Municipal de Defesa Social, Luciano Morais também esteve presente na audiência pública, e afirmou que a Prefeitura de Ceará-Mirim juntamente com os órgãos que fazem a sua administração, vem com o acompanhamento da justiça, através do Ministério Público. Ressaltou que se faz necessário a sociedade organizada, abrir os olhos e ver a situação das crianças e adolescentes do município. “A Secretaria de Defesa Social, com a orientação da Prefeitura de Ceará-Mirim, tem buscado desenvolver um trabalho efetivo de combate”, informou o secretário.

“Nós iniciamos um trabalho de suma importância, chamado PROSEV, dividido em duas etapas, PROSEV Escola e PROSEV Comunidade. Esse programa realmente busca coibir a violência na sua magnitude, como também fazer a sua prevenção; que realmente possamos fazer acontecer, juntando forças com a Secretaria de Assistência Social, as demais secretarias, o Ministério Público que é um dos parceiros que realmente tem como coibir, e a administração pública municipal”, concluiu Luciano Morais.

“Desde do início que assumi a titularidade da Promotoria da Vara da Infância e da Juventude, temos trabalhado basicamente com dois enfoques, a exploração sexual de crianças e adolescentes e a questão das drogas. E dentro dessas duas temáticas temos desenvolvido um trabalho de articulação de toda rede de proteção para atuar nesse sentido de combate. E é nesse sentido que o Ministério Público tem atuado ”, confirmou o Promotor Ivanaldo Soares.

Conforme o referido promotor de justiça é preciso à participação da sociedade neste trabalho de combate, pois não adianta o Ministério Público, o sistema de segurança pública ou poder público municipal combater essa prática, e a sociedade omitir. É necessário denunciar e não ser omissa diante da realidade existente no âmbito da exploração sexual infanto-juvenil. O Dr. Ivanaldo Soares participou com satisfação da audiência pública municipal, e parabenizou a Secretaria de Assistência Social de Ceará-Mirim, pela iniciativa de promovê-la. Ressaltou a importância do evento para integração da sociedade organizada e sociedade civil, na luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes no município.

“A gente sabe o quanto é importante que a sociedade participe desse combate. Não tenho dúvida que as autoridades e os poderes constituídos estão prontos para fazer o seu papel, não somente preventivo, mas o repressor... Nós precisamos do trabalho de prevenção e de conscientização, que todos nós indistintamente, temos que fazer, uns mais, outros menos, mas todos temos a responsabilidade, porque nós vivemos em uma sociedade, e precisamos agir como integrantes desta sociedade. E se nós queremos uma sociedade melhor, um futuro melhor, nós precisamos cumprir com o nosso papel. E dentro deste contexto de combate da violência sexual de crianças e adolescentes, nós não podemos deixar ninguém de fora, que faça parte desta sociedade. Todos temos um papel muito importante!”, discursa o Prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto.

“Fazemos a nossa parte como poder executivo. Mas a maior parte desses crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes ocorrem dentro de casa, no contexto familiar, e não tomamos conhecimento. Você que mora próximo de algum caso, e conhece o problema de perto, pode fazer essa denúncia, para que se possa tomar providências e evitar que o fato venha a se agravar, e se alastrar. Denuncie, participe, faça a sua parte, porque você fazendo a sua parte, pode ter certeza que nós iremos fazer a nossa!”, finaliza o prefeito municipal, convocando os cidadãos cearamirinenses a participar do Combate e Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes em Ceará-Mirim.

Se você quer fazer parte desta luta contra a violência sexual infanto-juvenil, denuncie! O crime pode morar ao seu lado, e logo pode chegar até você! Ajude hoje, o filho do vizinho, pois amanhã, a vítima pode ser o seu filho... DISQUE 100” a denúncia é anônima e totalmente gratuita. “Não denunciar é permitir, denunciar é combater! Não seja omisso, denuncie!”.

Jornalista Daiana Brandão
Assessora de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim
(84) 3274-5905/ 9160-5123
daianabrandao@bol.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

CUIDADO, TEM POLITICO QUE ADORA UMA NINFETA. ESSA AUDIENCIA PRA QUE VALE?

Anônimo disse...

ao invés de colocar pra funcionar os programas que já existe, criam mais um "elefante branco". e o mais interessante que o anônimo do primeiro comentário logo acima colocou é verdade. tem gente sentada naquela mesa que adora bulir com as filhas alheias e muitas delas são menores de idade. olho vivo neles.

Anônimo disse...

mas essa mulher gaguejava que era uma coisa.