01/02/2010

PAPO 10 - "VAMOS LER DE NOVO". MARGARIDA LIMA

Papo 10- entrevista: Margarida Lima

01- Blog. Quem é Margarida Lima?

M. L. - Confesso não ser fácil me definir, mas o ser humano normal a cada dia se descobre e aprende mais com seus erros e novos conhecimentos que somados as experiências vividas pode transformá-las em sabedoria, valores e certezas.

Me vejo igual a todos, diferente somente e naturalmente em alguns pequenos aspectos como: ser Cearamirinese de nascimento, com muito orgulho; economista e professora de formação, realizada sem dúvida pelo dever cumprido, e “política” de vocação, resultado do aprendizado acumulado ao longo dos anos, com derrotas e vitórias fruto das grandes lutas travadas para contribuir com minha terra deixando em forma de trabalho tudo que ela me proporciona.

02 - Leitor- A Senhora foi Vereadora por uma legislatura. Porque a Senhora desistiu da vida pública, não se candidatando a mais nenhum cargo eletivo.

M. L. - Fui Vereadora em duas legislatura: a 1ª de 1983 a 1988, duração de 06 anos com o Prefeito Roberto Varela e 2ª de 1989 a 1992, duração de 04 anos, sendo Prefeitos Orione Barreto e Jorge Câmara.

Desisti em razão da 1ª derrota sofrida, fruto das decepções enfrentadas na época como vereadora de oposição.

03 - Leitor- A Senhora fez parte e participou das administrações das duas maiores oligarquias já existentes aqui em Ceará-Mirim, Varela e Melo. Qual das duas merecia a confiança do Cearamirinese e por que?

M. L. - Fiz realmente parte e participei ativamente das administrações das oligarquias.

A Varela durante 17 anos: nela aprendi muito do que sei inclusive a respeitar cada pedacinho deste chão e cada morador que nele habita, esperando o futuro de crescimento e desenvolvimento que ainda hoje não chegou.

A Melo durante 05 anos, tempo quase suficiente para conhecer, mas também para aprender a oportunizar as condições de melhoria principalmente na Educação do momento vivido e trabalhado sempre com seriedade, dedicação e honradez.

As duas tiveram sua época e naturalmente mereceram do povo a confiança, pois receberam o voto e julgamento após governarem, cada uma do seu jeito.

04 - Leitor- Dos políticos cearamirinenses, qual lhe deu mais alegrias e mais lhe decepcionou?

M. L. - O maior período de convivência, amizade, trabalho e campanhas foi ao lado do Ex- Prefeito Roberto Varela, sem dúvidas participei de muitas alegrias. Quanto a decepções sempre ocorreram... resultados das ações não concretizadas.

05 - Leitor- A Senhora foi uma guerreira na campanha do Prefeito Peixoto. Porque a Senhora não está fazendo parte do governo dele?

M. L. - Agradeço ao leitor o reconhecimento do trabalho realizado na campanha, sempre fiz em todas, com garra, conhecimento, determinação e continuo guerreira pela melhoria da minha terra.

Não estou fazendo parte do governo porque não fui convidada. Com a palavra o Senhor Prefeito.

06 - Leitor- Corria a boca grande pelas ruas de Ceará-Mirim, que na campanha do Prefeito Antonio Peixoto, existia um “CAIXA 2” e que teria sido motivo de desavenças entre o alto comando da campanha. A Senhora tinha conhecimento desse fato?

M. L. - Em período de campanha tudo corre a boca grande nas ruas, são meios utilizados para neutralizar, comprometer e as vezes até tentar mudar o resultado das urnas. Afirmo não ter havido desavenças entre pessoas do comando de campanha. Só se esse alto comando citado era fora de Ceará-Mirim, então desconheço.

Com relação a “CAIXA 2” opino que essa prática nociva de campanha precisa ser varrida do País e dos políticos, pois sei que existe em cada cantinho dele e em muitas cabeças. É maléfica e traz sucateamento aos Municípios.

07 - Leitor- A Senhora hoje faz parte do quadro de servidores da Câmara Municipal, comenta-se pela cidade que teria sido um pedido do empresário José Sali (Serve-Bem) ao Presidente Vereador Roberto Lima. Procede-se essa história?

M. L. - Se essa história tiver procedência fico muito feliz, pois tenho hoje respeitosa admiração pelo cidadão Senhor José Sali (Serve-Bem), comprovadamente competente e vencedor empresário, Político austero, franco, sério,verdadeiro e fiel aos compromissos assumidos entre poucos que conheci.

Lamento que sendo verdade o Presidente da Câmara Vereador Roberto Lima até a presente data afirma a exclusividade desse convite.

08 - Leitor- Pode-se dizer que a Senhora é um arquivo vivo na política de Ceará-Mirim. A Senhora teria subsídios suficiente para implodir uma grande figura na política de nossa terra?

M. L. - Não me tenho como arquivo vivo da política de minha terra. Sei que tenho boa memória, presente divino na minha vida e somado a ela guardo papéis, hoje arquivos processados que julgo importantes. Não os guardo com finalidades de destruição, mas de construção da história que Ceará-Mirim... quem sabe, um dia possa lembrar.

09 Leitor- Que Ceará-Mirim regrediu nesses últimos 20 anos é um fato, como conhecedora profunda das administrações passadas a que ou a quem a Senhora atribui essa derrocada?

A que!- São vários fatores:

a) O tempo de duração investindo nas oligarquias;

b) A opressão ou subjugo do voto, durante um bom tempo;

c) A forma política de assistencialismo oferecida ao eleitor;

d) A falta de representação nas Câmaras (Federal e Estadual) em razão do rateamento praticado em Ceará-Mirim pelas lideranças;

e) A falta de vontade política dos governantes, Municipal/ Estadual;

f) Outros de cunho econômico e histórico.

A quem!- Todos nós, que de forma direta ou indireta contribuimos. Alguns por ignorância outros por vantagens pessoais e a grande maioria a por falta de consciência política.

10 Blog. Faça uma avaliação do governo Peixoto.

Peço ao blog desculpas para nesta última questão não desenvolver.

Apena aproveitar o espaço para lembrar duas frases ditas todos os dias durante a campanha pelo atual Prefeito eleito com a minha participação e contribuição.

Frases:

1 “ NÃO VOU DECEPCIONAR VOCÊS”.

2 “ SOLDADOS DE COMBATE DA MINHA CAMPANHA SERÃO DE OCUPAÇÃO NO MEU GOVERNO.”

Quero encerrar agradecendo ao blog e aos leitores a oportunidade de sair um pouco do esconderijo e dizer também o que sinto. Estou sempre as ordem.

Obrigada.

“QUEM USA A PALAVRA DE DEUS EM VÃO, MERECE SER CASTIGADO!”

3 comentários:

Anônimo disse...

Uma entrevista interessante...mas esta Santa me diz que quer REZA!
Politicos não mentem, contam lorota pensando que o povo é idiota
AMEM

Anônimo disse...

Tive o prazer de trabalhar com Margarida Lima na Secretaria Municipal de Educação. Uma mulher forte, decidida, às vezes esquentada, mas, profundamente conhecedora dos problemas da Educação do nosso Município. Impressionante como ela entende da questão pedagógica, administrativa, financeira, enfim uma Secretária completa como nunca vi antes. Você é competentissima. Parabéns!!!!

Ceicinha Câmara disse...

João, parabéns pela entrevista com a Sra. Margarida Lima. Competente Secretária de Educação, que atendeu-me algumas vezes em seu gabinete, com muita simpatia e simplicidade!