26/06/2026

CEARÁ-MIRIM: DEPÓSITOS DE OVOS SÃO PEDRO - NO VAREJO OU NO ATACADO O PREÇO É BOM

Depósitos de Ovos São Pedro

Depósitos de Ovos São Pedro vende no varejo e no atacado - Você é quem escolhe a forma de comprar e pagar.

Mercadorias selecionadas, de boa qualidade e com preço acessível você só encontra aqui - Passa lá para fazer uma visita sem compromisso.





Av: Enéas Cavalcante, 1864 - Próximo a Igreja Universal

Ceará Mirim/RN

RESUMO DE NOTÍCIAS

Resumo

*A criadora de conteúdo adulto e modelo trans Bruna Mendonça revelou que viveu um relacionamento amoroso com um ex-jogador da Seleção Brasileira sob um rígido acordo de confidencialidade. Segundo ela, o ex-atleta exigiu a assinatura de um contrato que previa multa de R$ 500 mil caso o romance fosse tornado público. Bruna, que ganhou notoriedade por ser a primeira modelo trans a representar a Arábia Saudita no concurso Miss Copa do Mundo, afirmou que decidiu contar a história apenas agora, após manter o relacionamento em sigilo durante todo esse tempo. De acordo com a modelo, a exigência partiu do ex-jogador antes mesmo de o relacionamento se consolidar. Ela afirma que aceitou assinar o documento porque estava apaixonada e acreditava que preservar a discrição era a única forma de manter o romance. Segundo Bruna, o contrato previa uma multa de R$ 500 mil em caso de quebra do acordo de confidencialidade. Até o momento, ela não revelou a identidade do ex-atleta nem informou quando o relacionamento aconteceu. A declaração repercutiu nas redes sociais e voltou a colocar a modelo em evidência, tanto pela revelação quanto pela curiosidade em torno da identidade do ex-jogador citado.


*Um funcionário de um hospital em Budapeste, na Hungria, foi preso após uma investigação policial revelar a presença de diversos restos humanos em seu apartamento. O suspeito, de 30 anos, é investigado também por uma possível prática de canibalismo. A prisão ocorreu na semana passada, depois que as autoridades receberam informações de que o homem estaria armazenando partes de corpos humanos em casa. Durante as buscas, os agentes encontraram diferentes materiais, entre eles crânios, uma mão humana, parte de uma perna e um rosto reconstruído com pele humana, segundo a investigação. O caso ganhou novos desdobramentos após o interrogatório do suspeito. De acordo com a polícia, ele admitiu ter uma fixação por restos humanos e confessou que utilizou parte desse material no preparo de alimentos que posteriormente consumiu. Os investigadores recolheram ainda ossos guardados dentro de uma mala e um coração preservado em um recipiente. Exames periciais deverão apontar se o órgão pertence a um ser humano ou a um animal. As autoridades trabalham com a hipótese de que parte dos restos tenha sido obtida por meio das atividades profissionais do homem no hospital onde atuava. Outros materiais, segundo a apuração, teriam sido retirados de cemitérios abandonados localizados na Hungria e na vizinha Eslováquia. Atualmente, o suspeito permanece detido por uso ilegal de restos humanos. A polícia, no entanto, não descarta a apresentação de novas acusações após a conclusão das análises forenses, que deverão esclarecer a procedência de todos os itens encontrados.


*Um talento potiguar de apenas 16 anos está de casa nova no futebol e vai atuar nas categorias de base do Flamengo. Pedro Serra, natural de Serra Caiada, assinou contrato de formação com o clube carioca nesta sexta-feira (26). A transferência, fruto de uma parceria institucional com o QFC SAF, onde o jovem atuava. Pedro Henrique, conhecido em campo como Pedro Serra, joga como meia que chamou a atenção do Flamengo após um período de testes no Ninho do Urubu. O jovem atleta havia disputado a última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior Sub-20 e já vinha sendo monitorado pelo clube carioca. Marcio Tavares, gerente das categorias de base do QFC, acompanhou de perto todas as etapas dos treinamentos no Rio de Janeiro, prestando suporte ao jovem jogador. "Acompanhar Pedro durante todo esse período de avaliação no Rio de Janeiro e ver a sua evolução foi motivo de muito orgulho. Ele demonstrou em campo a qualidade e a mentalidade que desenvolvemos no dia a dia do QFC SAF", destacou Marcio Tavares. O gerente ressaltou ainda a importância estratégica da parceria. "Essa parceria com o Flamengo é um momento histórico, pois consolida o primeiro elo oficial de revelação e transição de atletas entre os nossos clubes. É o resultado prático de uma parceria muito forte que estamos construindo e que certamente abrirá portas para outros talentos do Nordeste no cenário nacional", concluiu.


*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltará ao Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira 2. A visita será pra visitar o Túnel Major Sales, no Ramal do Apodi, uma das principais estruturas da transposição do Rio São Francisco. O anúncio foi feito pelagovernadora Fátima Bezerra (PT) durante o encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado em Natal, com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva, lideranças do PT, parlamentares e representantes de movimentos sociais. A visita está prevista quase no prazo limite que antecede as restrições impostas pela legislação para a inauguração de obras públicas por agentes públicos. A partir do dia 4 de julho, três meses antes do primeiro turno do pleito, a Lei das Eleições passa a vedar a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas, medida que busca preservar o equilíbrio da disputa eleitoral. Esta será a quarta visita do presidente ao Rio Grande do Norte desde o início de seu terceiro mandato. Em setembro de 2023, Lula esteve em Luís Gomes para acompanhar o avanço das obras do Ramal do Apodi, quando visitou o Túnel Major Sales. Em outubro de 2024, o presidente esteve em Natal para anunciar investimentos. Já em março de 2025, retornou ao estado para inaugurar o Complexo Hidrossocial Oiticica, em Jucurutu ao lado da governadora Fátima Bezerra e de ministros.


*Relatórios e levantamentos do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) apontam um avanço territorial do Comando Vermelho (CV) no Estado e um processo de enfraquecimento do Sindicato do Crime (SDC), organização criminosa surgida no Rio Grande do Norte após a rebelião no Presídio Estadual de Alcaçuz, em 2017. Segundo o promotor de Justiça Sílvio Brito, da Promotoria de Justiça de Delitos de Organizações Criminosas, integrantes da facção potiguar têm migrado para o grupo criminoso de origem fluminense, o que pode levar ao desaparecimento do SDC nos próximos anos. “Cada vez tem mais elementos passando para o Comando Vermelho. E uma tendência de que essa facção domine o Rio Grande do Norte e, ao mesmo tempo, leve ao desaparecimento do Sindicato do Crime”, afirmou o promotor, em entrevista à TV Tropical. De acordo com Sílvio Brito, o Comando Vermelho deixou de atuar apenas como aliado de facções regionais para buscar o controle dos territórios onde mantém influência. “Ele era parceiro do Sindicato do Crime aqui no Rio Grande do Norte e de outras facções regionais, locais, em outros estados. Mas de uns 5, 6 anos para cá ele foi ganhando muita envergadura e ele tem deixado de ser parceiro para querer ele próprio dominar aquele território. O Comando Vermelho, a exemplo do PCC, é uma organização hoje transnacional.” O promotor acrescentou que a organização criminosa possui atuação em rotas internacionais do tráfico de drogas. “Tanto para trazer a droga para o Brasil, que vem dos países andinos como Colômbia, Peru e Bolívia. Mas também para levar droga para outros lugares, para a Europa, Oriente, Estados Unidos.” Segundo o Ministério Público, o fortalecimento da facção está relacionado ao acesso às rotas transnacionais e internacionais de tráfico de entorpecentes, além da facilidade para obtenção de armamentos de uso restrito e da estrutura consolidada em comunidades dominadas pela organização.

POLÊMICA DENTRO DO PL - CIRO 'FOGE' AO SER QUESTIONADO

Ciro Gomes "foge" ao ser questionado sobre polêmica dentro do PL

O pré-candidato ao Governo do Ceará, Ciro Gomes (PDT), afirmou nesta quinta-feira (25) que não pretende assistir ao vídeo divulgado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

Segundo o ex-ministro, a controvérsia pertence exclusivamente ao Partido Liberal e não deve ser tratada por ele.

Questionado por jornalistas durante o PEC Brasil, evento do agronegócio realizado em Fortaleza, Ciro "fugiu" ao responder sobre o assunto.

“Eu juro que não vi o vídeo. E não vou ver”, disparou.

Em seguida, acrescentou:

“Isso é uma questão do PL nacional e envolve coisas muito mais complexas do que nossa paróquia aqui”.

GOVERNO TRUMP ENVIA PARA FLÁVIO RESPOSTA OFICIAL SOBRE TARIFAS

Flávio avança nas negociações contra tarifas e recebe resposta oficial do governo Trump

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) intensificou a articulação junto ao governo dos Estados Unidos para buscar o fim das tarifas comerciais impostas ao Brasil e recebeu uma resposta oficial do secretário de Estado americano, Marco Rubio.

Em carta enviada ao parlamentar, à qual o Diário do Poder teve acesso, Rubio agradece a correspondência e a recente visita de Flávio a Washington, reafirma a disposição da administração americana de aprofundar o diálogo bilateral, aborda a questão tarifária, elogia a cooperação entre os dois países e reconhece a atuação do senador em pautas de interesse comum entre Brasil e Estados Unidos.

Em contrapartida ao esforço de Flávio contra a taxação, a oposição tem criticado o governo Lula (PT) por não enviar representantes para a audiência no Congresso dos Estados Unidos sobre a medida. O próprio senador chegou a afirmar que o petista “não move uma palha para evitar as tarifas, pois acredita que isso pode beneficiá-lo nas urnas em outubro, mesmo que isso custe quebrar as empresas brasileiras”.

No documento, datado de 23 de junho, Rubio destaca que a audiência pública marcada para 6 de julho, conduzida pelo Representante de Comércio dos EUA (USTR), Jamieson Greer, é o canal institucional para discutir as medidas comerciais em análise.

Na carta, o secretário lembra que a investigação comercial iniciada pelos Estados Unidos, por determinação do presidente Donald Trump em julho de 2025, concluiu que determinadas políticas e práticas brasileiras são consideradas “irracionais ou discriminatórias” e impõem restrições ao comércio americano.

Segundo ele, continuam sem solução divergências relacionadas ao comércio digital, serviços de pagamento eletrônico, tarifas preferenciais, combate à corrupção, proteção da propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e desmatamento ilegal.

O secretário ressalta ainda que qualquer interessado no Brasil poderá participar do período de consulta pública sobre as medidas propostas e da audiência marcada para 6 de julho. As contribuições poderão ser enviadas até 1º de julho.

Rubio também agradeceu o apoio manifestado por Flávio Bolsonaro à decisão dos Estados Unidos de classificar o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como Organizações Terroristas. Segundo ele, a medida busca fortalecer o combate às redes financeiras, de tráfico de drogas e de armas dessas facções, consideradas uma ameaça à segurança de cidadãos brasileiros e americanos.

No documento, o secretário afirma compartilhar da visão do senador sobre a importância da relação entre Brasil e Estados Unidos, baseada em valores comuns, respeito mútuo e cooperação para a segurança e prosperidade do Hemisfério Ocidental.

Rubio também registra que os Estados Unidos desejam um Brasil “próspero, seguro e economicamente estável”. Na carta, ele menciona o otimismo de Flávio Bolsonaro em relação às eleições de outubro e agradece a oferta do senador de colocar uma equipe de transição à disposição de Washington caso seja eleito, afirmando que o governo americano está preparado para trabalhar de forma cooperativa com os líderes escolhidos pelo povo brasileiro.

Veja abaixo a carta na íntegra:


DEU NO X

Deu no X


- Além de destruir a nossa economia, Lula agora irá destruir os nossos veículos. O Brasil terá a pior gasolina do mundo, tudo para mascarar o aumento dos preços dos combustíveis em anos de eleição. Em vez de diminuir impostos, Lula irá diminuir a vida útil dos automóveis.




- 🤑 Quem poderia imaginar que trocar Paulo Guedes por Fernando Haddad iria colapsar a economia? 🤭🥴




- Tenho lido muitos relatos sobre esses ataques do governo ptista aos agricultores do Norte do país. Violência e invasão de terra por "agentes federais".




- MILHÕES DE BRASILEIROS PASSAM FOME E NÃO TEM ONDE MORAR MAS O DESGOVERNO DO COMUNISTA E SEUS COMPARSAS VIVEM EM PLENA MORDOMIA.




- O Lula trouxe os chineses pra escravizar os brasileiros, principalmente os nordestinos, vai vendo




- CNN expõe império imobiliário de Alexandre de Morais e sua esposa Viviane Barci. Segundo o Jornal Folha de São Paulo, o casal triplicou seu patrimônio em 5 anos. Recentes desdobramentos da Operação Compliance Zero desmontaram contratos milionários entre Viviane e Vorcaro.

CAZÉTV: CASIMIRO FEZ O 'L' E VIRA ALVO POR BETS - DEPUTADOS IRONIZAM

Deputados ironizam Casimiro por “fazer o L” e virar alvo por bets

A CazéTV tem sido alvo de ataques e de uma investigação do Ministério da Justiça após o sucesso de audiência na cobertura da Copa do Mundo de 2026. O canal do YouTube é o único detentor de todos os 104 jogos da competição no Brasil. A TV Globo, emissora exclusiva nas últimas décadas, transmitirá cerca de metade dos duelos até o fim do torneio.

No atual contexto, deputados do PL relembraram, por meio de postagens nas redes sociais, que Casimiro Miguel, sócio e quem dá nome ao canal, afirmou ter votado em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas últimas eleições. Mesmo assim, seu projeto virou alvo de ação do governo.

O deputado federal Mario Frias (PL-SP) ressaltou o embate do streamer com a TV Globo e apontou uma postura contraditória do governo com relação às bets.

— Cazé fez o L, comprou os direitos da Copa, desafiou a hegemonia da Globo, viu Lula sancionar as bets e, no final, virou alvo do governo que ajudou a eleger. “Mas ainda bem que tiramos o Bozo” — publicou.

O deputado estadual Bruno Engler (PL-MG) também falou sobre o caso. O parlamentar elogiou Casimiro, mas fez um alerta sobre a escolha política dele.

— Não vou ficar aqui falando “eu avisei, faz o L”. Acho que você é um baita de um comunicador, admiro o seu trabalho, mas está vendo as consequências de apoiar um bandido desse para presidente da República? — disse em vídeo nas redes sociais.

INVESTIGAÇÃO E RESPOSTA DA CAZÉ TV:

O Ministério da Justiça abriu um processo para investigar a CazéTV por suposta propaganda abusiva de apostas online, as bets. A investigação, instaurada na última quarta-feira (24), foca na divulgação de promoções durante as transmissões dos jogos da Copa do Mundo de 2026.

Em resposta, a CazéTV adotou um novo formato para publicidade de bets e seus parceiros nos jogos da Copa do Mundo. O canal ouviu o debate público em meio à polêmica sobre anúncios e decidiu ser mais conservador, evitando estímulos excessivos às apostas online.

Em comunicado, a direção do canal gerenciado pela Live Mode ressalta que, apesar das críticas e da ação movida pelo MJ, sempre seguiu a legislação com relação à publicidade aplicada em suas transmissões.

— A veiculação de publicidade na CazéTV observa a legislação brasileira, as diretrizes do CONAR e as boas práticas do setor. Também trabalhamos exclusivamente com operadoras regularizadas pelo Ministério da Fazenda, em conformidade com a Lei 14.790/2023 — ressaltou.

COPA DO MUNDO: BANDEIRA LGBT É LIBERADA PELA FIFA EM PARTIDA ENTRE EGITO E IRÃ

FIFA libera bandeiras LGBT em partida entre Egito e Irã na Copa

A FIFA não se opõe à exibição de bandeiras arco-íris dentro do Lumen Field, em Seattle, apesar do protesto das federações de Egito e do Irã, cujas seleções disputarão na virada desta sexta-feira (26) para sábado (27), à meia-noite (horário de Brasília), uma partida decisiva pela terceira rodada do grupo G da Copa do Mundo.

A decisão do comitê organizador local de incluir essa partida como parte dos eventos do “Fim de Semana do Orgulho” em Seattle provocou protestos das federações desses dois países, que possuem leis contrárias à homossexualidade. As entidades pediram à FIFA que não permitisse esse tipo de manifestação.

A federação egípcia rejeitou “categoricamente qualquer atividade que promova a comunidade LGBTQ durante a partida”, e disse que esses atos podem “provocar suscetibilidades culturais e religiosas entre os torcedores”.

Os dirigentes da federação iraniana, por sua vez, consideram que a denominação de “Partida do Orgulho” dada pelo comitê local é “uma medida irracional que apoia um determinado grupo”.

No entanto, a FIFA não vai intervir e permitirá que sejam exibidas bandeiras arco-íris dentro do estádio. Representantes da entidade informaram que a postura não muda em relação à que tem adotado durante todo o torneio e que os eventos pelo Fim de Semana do Orgulho serão realizados fora do estádio.

– A Copa do Mundo da FIFA 2026 é um evento inclusivo que acolhe pessoas de todas as origens. Os torcedores de todas as orientações sexuais e identidades de gênero são bem-vindos nas partidas e eventos. As manifestações gerais a favor dos direitos humanos, incluindo as bandeiras arco-íris e outras bandeiras que representam a orientação sexual e a identidade de gênero, são permitidas sob o Código de Conduta nos estádios da Copa do Mundo da FIFA 2026 e podem ser exibidas dentro dos estádios sempre que utilizadas de maneira condizente com tal código – disse.

A entidade máxima do futebol ressaltou, no entanto, que não se trata da “Partida do Orgulho’, como chamada pelo comitê organizador de Seattle.

EFE

CEARÁ-MIRIM: SÁBADO (27) FECHA MÊS ÓTICAS DINIZ - ESTOURE E GANHE, COFFEBREAK E MUSICA AO VIVO

 É neste sábado (27) a partir das 7:30hs

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTA SEXTA-FEIRA (26) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


Natal/RN, sexta-feira, 26 de junho de 2026

📖 12ª Semana do Tempo Comum

━━━━━━━━━━━━━━━

🕊️ Palavra que ilumina o dia

“Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.” (Sl 10(11),7)

━━━━━━━━━━━━━━━

📖 Evangelho do Dia — Mt 8,1-4

Ao descer da montanha, Jesus é procurado por um leproso que se aproxima com fé e humildade: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me.” Movido de compaixão, Jesus toca o homem e diz: “Eu quero, fica purificado.” Imediatamente ele ficou curado de sua lepra.

━━━━━━━━━━━━━━━

✨ Reflexão

Irmãs e irmãos,

O Evangelho de hoje revela a força transformadora da fé e da compaixão de Jesus. O leproso aproxima-se do Senhor carregando não apenas a doença do corpo, mas também o peso da exclusão, da solidão e do preconceito.

Sua oração é simples e profunda: “Senhor, se queres...” Ele não exige, não impõe condições, apenas confia. Reconhece que tudo está nas mãos de Deus e se abandona à sua vontade.

Jesus poderia ter curado apenas com uma palavra, mas escolhe tocar aquele homem. Um gesto que devolve não somente a saúde, mas também a dignidade. O Senhor aproxima-se de quem sofre, rompe barreiras e manifesta que ninguém está excluído de seu amor.

Também nós carregamos nossas fragilidades, feridas e limitações. Muitas vezes precisamos nos apresentar diante de Jesus com a mesma confiança do leproso, certos de que Ele conhece nossas necessidades e nunca permanece indiferente ao sofrimento humano.

Que neste dia renovemos nossa fé e permitamos que o Senhor toque nosso coração, cure nossas feridas e fortaleça nossa esperança.

━━━━━━━━━━━━━━━

🌱 Proposta do dia

Reze por alguém que esteja sofrendo e faça um gesto concreto de acolhida, atenção ou solidariedade.

━━━━━━━━━━━━━━━


Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes


━━━━━━━━━━━━━━━

⛪ Agenda de hoje

🕙 10h — Santa Missa

📍 Capela de Sant’Ana e São Joaquim – Hospital Onofre Lopes

🕠 17h30 — Santa Missa

📍 Matriz de Nossa Senhora de Lourdes

━━━━━━━━━━━━━━━

🙏 Senhor Jesus, tocai nossas feridas e fortalecei nossa fé, para que caminhemos confiantes em vosso amor e sejamos instrumentos de acolhida e esperança para os irmãos. Amém. 🙏🏻

FALHA NO CENSO ESCOLAR CAUSA GRANDE PREJUÍZO A EDUCAÇÃO DO RN

RN perde R$ 230 milhões em recursos para a educação por falhas no Censo Escolar

O Rio Grande do Norte registra um prejuízo de R$ 230,52 milhões de 2024 a 2026 com perdas de recursos federais voltados a áreas essenciais da educação, incluindo alimentação, transporte e manutenção das escolas. O problema foi motivado por falhas operacionais e pela ausência de uma ferramenta para o cadastramento dos estudantes no EducaCenso. Apenas neste ano, o Estado deixou de ser contemplado com R$ 44,8 milhões por problemas na inclusão de 4,48 mil estudantes no Censo Escolar 2025.

As informações constam em processo administrativo em curso para a contratação de uma empresa que tentará resolver esses gargalos, cuja documentação foi obtida pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. No documento, o Grupo de Processamento de Dados (GPD) da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte (Seec/RN) solicita à titular da pasta, a secretária Maria do Socorro da Silva Batista, que a plataforma ZAORI Astrea seja contratada para resolver as inconsistências na declaração de dados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

De acordo com o documento, os R$ 44,84 milhões que deveriam ter sido destinados neste ano contemplam repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), salário-educação, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). Aliado a isso, o GPD esclarece que as falhas já tinham afetado a complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) nos exercícios de 2024, 2025 e 2026, por descumprimento da condicionalidade de 80% de participação no Saeb.

“Parte substancial deste déficit originou-se de falhas na base do Censo Escolar, visto que diversos estudantes que realizaram a prova não foram contabilizados como presentes por não constarem na base oficial do Educacenso. Apenas a título de dimensão, a bonificação da complementação VAAR projetada para uma rede do porte da estadual atinge um teto histórico de R$ 36 milhões a R$ 44 milhões em 2026”, aponta o Grupo no documento.

As perdas de complementação do VAAR pelo Estado são estimadas em R$ 27 milhões em 2024, R$ 29 milhões em 2025 e R$ 40 milhões em 2026. Somadas às perdas por omissão de alunos no Censo, estimadas em R$ 134,52 milhões no mesmo período, o prejuízo alcança R$ 230,52 milhões.

A diretora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sinte/RN), Fátima Cardoso, esclarece que tem acompanhado o processo para recuperação das perdas do Estado desde o ano passado. “Estamos discutindo essa pauta em audiências e conversas com a Secretaria de Educação. Temos pedido que seja buscado um novo programa e formato para não termos mais perdas de recursos. Se a gente não procurar uma resolução, vamos continuar tendo prejuízos danosos para a educação”, destaca.

Segundo a diretora de comunicação, os problemas cadastrais acontecem por falhas tanto no sistema utilizado pela Secretaria de Educação do Estado quanto pela falta de ferramentas adequadas para levantamento de dados nas escolas públicas. “É preciso aperfeiçoar em nível local e na rede como um todo. Se isso não for feito, vamos continuar tendo problema. Então a nossa discussão passa por esses dois eixos”, destaca.

Fátima Cardoso aponta que os principais impactos são na assistência aos estudantes por meio de programas educacionais, além do compromisso no pagamento dos salários dos professores e manutenção das escolas. Estas duas últimas demandas, observa, ainda apresentam uma forte dependência do Fundeb.

Embora o Sinte/RN ainda não tenha informações sobre quando a contratação da Zaori Data LTDA deve ser efetivada, a diretora de comunicação aponta que a entidade considera a medida como uma alternativa para resolver as inconsistências nos dados dos estudantes.

“Nós defendemos a contratação da empresa para evitar esses problemas nos dados que prejudicam o próprio Estado. A gente tem que ter um sistema atualizado e potente que não gere problemas como tivemos em 2025, com mais de quatro mil alunos não cadastrados. Isso revela que o nosso sistema precisa ser mudado”, destaca.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE questionou o Ministério da Educação sobre a possibilidade de o Rio Grande do Norte reaver os recursos perdidos, as possibilidades de recomposição e se a pasta tem informações sobre o mesmo problema de inconsistência envolvendo outros estados. Até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno. O espaço segue aberto.

Estado propõe inexigibilidade de licitação

No processo administrativo, a Seec/RN propõe a contratação da solução da Zaori Data LTDA, a plataforma Zaori Astrea, por um período inicial de 60 meses. A pasta sustenta, ainda, que a contratação seja feita por inexigibilidade de licitação, formato adotado quando a empresa é a única capaz de atender a uma determinada demanda, dispensando competição com outras empresas.

Na justificativa, a Seec aponta que o sistema da empresa executa o processamento e cruzamento do arquivo XLSX do Educacenso em cascata de três níveis (Código INEP, CPF normalizado e algoritmo de similaridade textual de nomes com limiar mínimo de 90%), assegurando pareamento adequado e eliminando subcontagens. Aliado a isso, a plataforma possibilita a correção de distorções cadastrais antes do fechamento das janelas do INEP e pode garantir que a participação do Estado no Saeb seja computada corretamente pelo MEC.

“A robustez da plataforma Zaori Astrea, associada ao seu caráter inovador e à inviabilidade técnica de fragmentação de sua infraestrutura unificada de segurança, possibilidade de controle de acesso federado (Gov.br) e conformidade nativa com a LGPD, qualificam o software como ferramenta estratégica indispensável para o reequilíbrio fiscal, governança orçamentária e eficiência pedagógica da educação pública do Estado do Rio Grande do Norte”, aponta o documento.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE contatou a empresa Zaori Data LTDA, sediada em Natal, para confirmar em qual ponto está a contratação da plataforma e obter maiores detalhes sobre a solução. Até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.

TN

DECISÃO DE FACHIN: INVESTIGAÇÃO DE 'DARK HORSE' É RETIRADA DE MORAES E VAI PARA MENDONÇA

Fachin retira caso de Moraes e encaminha investigação de “Dark Horse” a Mendonça

O presidente do STF, Edson Fachin, decidiu nesta quinta-feira (25) que o pedido de investigação envolvendo o filme “Dark Horse” não ficará mais sob análise de Alexandre de Moraes.

Com a decisão, o caso passa a ser relatado pelo ministro André Mendonça. Segundo Fachin, a redistribuição ocorre por conexão com outros procedimentos já em andamento sob a responsabilidade do magistrado.

“Com efeito, os episódios que são referidos nesta ‘comunicação de crime’ coincidem com o objeto de outras investigações sob a relatoria do ministro André Mendonça”, afirmou Fachin na decisão.

De acordo com o presidente do STF, existem ao menos outros dois procedimentos criminais relacionados ao mesmo contexto, o que justifica a reunião dos processos em um único gabinete.

Com isso, a análise do caso passa a ser centralizada no gabinete de Mendonça, que ficará responsável pela condução das investigações envolvendo o filme.

VEREADOR PETISTA PRESO POR LIGAÇÃO COM O PCC DECLAROU POBREZA PARA NÃO PAGAR IPTU

Petista preso que movimentou R$ 4 milhões declarou pobreza à Justiça

O vereador de São Paulo Senival Moura (PT), preso nesta quinta-feira (25), é acusado de movimentar R$ 4,3 milhões em um esquema que usava uma empresa de ônibus para lavar dinheiro do tráfico de drogas da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

No entanto, o petista alegou ser pobre para não pagar as custas de uma ação que o cobra por uma dívida de R$ 69 mil de IPTU. A ação foi movida em maio de 2022, uma semana depois do último pagamento da organização criminosa recebido por Senival Moura, monitorado pela Polícia Civil.

Naquele ano, o vereador foi inscrito na lista da Dívida Ativa do município. Senival Moura não pagou o IPTU entre os anos de 2006 a 2018 do imóvel em Guaianases, na zona leste de São Paulo.

Na ação, o vereador argumenta que o imóvel estaria em área sujeita a enchentes, o que lhe daria direito a isenção ou remissão do imposto conforme a legislação municipal.

“Controle fático” da empresa

Segundo a investigação da Polícia Civil, o vereador exercia o “controle fático” da Transunião Transportes S.A., empresa que ganhou a concessão para operar 50 linhas de ônibus na zona leste de São Paulo.

A empresa faz parte de uma estrutura financeira montada para lavar dinheiro de uma organização criminosa “em tese vinculada ao Primeiro Comando da Capital – PCC”.

O petista é apontado como o “principal responsável pela instrumentalização” da Transunião.

A companhia passou por uma série de alterações societárias entre 2015 e 2019, com seu capital passando de R$ 100 mil para R$ 50 milhões, para se adequar à disputa pela concessão das linhas de ônibus.

Vereador é dono de ônibus, diz polícia

Senival Moura também é dono de veículos usados em cooperativas de transporte, de acordo com o relatório policial.

Os investigadores encontraram planilhas digitais que separavam os donos formais dos ônibus, chamados de “cooperados” no documento, e os beneficiários econômicos reais dos veículos, chamados na tabela de “cooperados oficiais”.

Em nota enviada à imprensa, o advogado de Senival Moura negou participação nos crimes e disse que a investigação irá demonstrar “a inexistência de qualquer conduta ilícita de sua parte”.

metrópoles

CURIOSIDADE

Curiosidade

Vocês sabia que...

...em 1804, Napoleão Bonaparte foi proclamado imperador da França...

...em 1910, O cometa Halley, que a cada 76 anos passa próximo da Terra, pôde ser visto no céu. Na segunda aparição do século XX, em 1986, ele decepcionou...

...em 1953, Pela primeira vez uma mulher ultrapassou a velocidade do som. A americana Jacqueline Cochrane, pilotando um F-86 Sabrejet, alcançou 652,337 milhas por hora [1 049,8 quilômetros por hora]...

...em 1973, No Dia Internacional dos Museus, um incêndio no Museu de Minas e Energia, no Rio de Janeiro, destruiu 300 mil volumes da biblioteca de Paleontologia e Mineralogia...

...em 1974, A Índia tornou-se o sexto país a possuir a bomba atômica. Os testes nucleares foram realizados no deserto de Rajasthan. A nação voltaria a testar o armamento em 1998...

...em 1988, Um conflito entre policiais e traficantes no morro do Borel, no Rio de Janeiro, durou três horas. Dois traficantes morreram e 10 pessoas foram presas por tráfico...

e que em 1989, Um milhão de chineses protestaram em Pequim pedindo mais democracia?

LIGEIRINHAS

Ligeirinhas

FACULTATIVO: A Prefeitura de Natal decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira 29, em razão do Dia de São Pedro. A medida vale para os órgãos e entidades da administração pública municipal direta, indireta, autárquica e fundacional. O ponto facultativo já estava previsto no Decreto nº 13.643, publicado em 30 de dezembro de 2025, que estabeleceu o calendário de feriados e pontos facultativos da administração municipal para o ano de 2026.


DESCULPAS: O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) voltou a pedir desculpas nesta quinta, 25, à madrasta, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Ele já havia o feito em publicação nesta madrugada, mas reforçou a mensagem em vídeo divulgado nas redes sociais. 'Nunca desrespeitei, maltratei, humilhei uma mulher na minha vida. Eu jamais faria isso com a esposa do meu próprio pai', diz. 'Em nenhum momento ofendi ou tive intenção de ofender a Michelle. Se eu o fiz em algum momento, peço desculpas.'


FATO: Faz tempo que Ceará Mirim/RN não tem um 'líder' que não dependa da prefeitura. O tempo já mostrou que eles sem a prefeitura não passam de um eleitor comum. Liderança não se compra e nem se impõe, conquista-se!


SUSPENDEU: O Cadastro Nacional dos Advogados, da OAB Nacional, atualizou a ficha de inscrição da influencer Deolaone Bezerra para “suspensa”. Ela está presa desde 21 de maio, quando a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) desencadearam uma operação que apura desde 2019 esquema de lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC). Conforme o código de ética interno, a suspensão pode ter prazo inicial de 90 dias — sendo prorrogada por até quase um ano — enquanto Deolane é investigada pela OAB (o caso é sigiloso).


PESQUISA/RN: Pesquisa do Instituto IPSensus divulgada nesta quinta-feira (25) mostra que, no cenário estimulado, Álvaro Dias lidera as intenções de voto para o Governo do RN com 32,5%. Seguido por Allyson Bezerra com 27,3%, Cadu Xavier com 16,8%. Também foram citados na pesquisa Robério Paulino (2%), Rodrigo Vieira (0,4%) e Dário Barbosa (0,3%). Branco/nulo somaram 3,2% e outros 17,5% não souberam responder.


VERO: Se Ceará Mirim/RN continuar saindo das 'festas das redes sociais' para a realidade, que deixe-a seguir!


PAPUDINHA: O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a transferência imediata do ex-banqueiro Daniel Vorcaro para o complexo penitenciário da Papudinha, em Brasília. A decisão ocorre após o réu ter a segunda delação premiada rejeitada por falta de dados relevantes.


LÍDER: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.


HILÁRIO: É na política o Diabo vestir todas as cores para se dar bem!


PONTE: O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte Allyson Bezerra afirmou nesta quinta-feira 25 que, se eleito, pretende construir uma terceira ponte sobre o Rio Potengi para ligar a Zona Norte ao restante de Natal. Em entrevista ao programa Contraponto, da rádio 96 FM, o ex-prefeito de Mossoró classificou a mobilidade da capital potiguar como um dos principais problemas urbanos do Estado e sustentou que a obra será viabilizada por meio de um amplo ajuste fiscal e administrativo, que, segundo ele, devolverá ao Governo a capacidade de investimento.


MORTES: O governo brasileiro confirmou, na noite desta quinta-feira (25), a morte de dois brasileiros em decorrência dos fortes terremotos que atingiram a Venezuela na última quarta-feira (24). Ao todo, o país vizinho já contabiliza 188 mortos e 1.520 feridos, e a presidente interina, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência.


ASSIM: Usar uma prefeitura como meio de sobrevivência política consiste em converter a máquina pública em uma base de apoio contínua, transformando um ente público em 'propriedade privada.'


COPA: A Seleção Brasileira terá pela frente o Japão pela fase de 16 avos de final da Copa do Mundo de 2026. O confronto foi definido após o empate em 1 a 1 entre os japoneses e a seleção da Suécia, pela última rodada do grupo F da competição, na noite desta quinta-feira (25).


AGRADECIMENTO: Na noite desta quinta-feira (25), o presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, respondeu aos parabéns dados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo resultado eleição no país vizinho. Em suas redes sociais, o líder colombiano disse que pretende trabalhar em conjunto com o Brasil pelo bem do povo.


ENTONSE: Você é um daqueles sem futuro que cria cobra para depois lhe morder ou por reciprocidade? ENTONSE..... Lasque!


MEGA-SENA: O concurso 3023 da Mega-Sena paga R$ 2,5 milhões na noite desta quinta-feira (25). Os números sorteados foram: 22 - 25 - 30 - 31 - 39 - 60. Sem acertadores das seis dezenas, o prêmio máximo acumula e a loteria pode pagar R$ 7 milhões no sábado (27). Mas nem todo mundo saiu de mãos abanando. Mais de 800 apostas garantiram premiações parciais, sendo: 5 acertos (Quina): 7 apostas ganhadoras, R$ 117.144,19 - 4 acertos (Quadra): 807 apostas ganhadoras, R$ 1.674,92.


UNIÃO: O advogado Jeffrey Chiquini, responsável pela defesa de Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, publicou na noite desta quinta-feira, 25, um vídeo em suas redes sociais em que defende a união de apoiadores da direita com foco na vitória eleitoral contra o petista Lula da Silva (PT). Na gravação, Chiquini afirma que Martins está preso e sustenta a existência de 'presos políticos' no país, incluindo outros apoiadores do ex-presidente Bolsonaro. Ele também menciona familiares de investigados e aliados políticos como parte desse grupo.


FILOSOFANDO: 'A vida ensina muitas lições. Infelizmente faltei a maioria das aulas.'


ABRAÇO: Abraço para meus amigos Washington Nobrega e Marluce Pereira. Gente do bem! Gente do bem!


NIVER: Parabenizar por mais um natalício, os amigos Francisco Diniz, Flávia Sobral, Ana Lídia e Francisco Urbano. Feliz Aniversário!

CEARÁ-MIRIM: RASGA PREÇO REDEMAIS - OFERTAS DE 26 A 28/06/2026



7 PERGUNTAS QUE MERECEM RESPOSTAS

Perguntas

1- O que esperar de um país onde o eleitor justifica a roubalheira do seu político de estimação apontado a roubalheira de outro?


2- Um festival de quadrilhas em Brasília, qual quadrilha venceria?


3- Quem é o político cearamirinense que guardava dinheiro dentro do banheiro e debaixo da cama?


4- Será que o Brasil vai levar outro Tataku (叩く) do Japão?


5- Já descobriram quais vereadores e qual grupo político de Ceará Mirim/RN planeja dar uma rasteira no ex-prefeito Júlio César (PP)?


6- Esses atritos entre Michelle e Flávio que geralmente acaba em afagos, seria estratégia de marketing?


7- Quais as 5 primeiras medidas austeras que você eleitor cearamirinense tomaria se chegasse a ser prefeito do município?

VORCARO NA PAPUDINHA

Daniel Vorcaro chega à Papudinha

O ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, chegou no início da noite desta quinta-feira, 25, ao 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, em Brasília.

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência do ex-banqueiro ao considerar inadequada a permanência do empresário na Superintendência da Polícia Federal (PF).

Vorcaro estava em uma cela especial da PF à espera da homologação de um acordo de delação premiada, mas a proposta foi rejeitada pela corporação e pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Mendonça também determinou que a Polícia Militar do Distrito Federal adote medidas para impedir o contato do empresário com outros investigados do caso Master, entre eles Paulo Henrique Costa, ex-presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), preso na mesma unidade.

Na decisão, Mendonça atendeu a um pedido da PF para alterar o local de custódia e negou o pedido da defesa para substituir a prisão preventiva por prisão domiciliar. O ministro determinou que a Polícia Federal realizasse a transferência em até 24 horas.

Pelo entendimento do relator, não surgiram fatos novos capazes de justificar a revogação da prisão. Segundo a decisão, continuam presentes os requisitos que embasaram a medida cautelar, como a necessidade de preservar as investigações e evitar interferências na produção de provas.

Mendonça também avaliou que a Superintendência da PF não oferece estrutura para manter presos por períodos prolongados. Ao mesmo tempo, o ministro do STF determinou que Vorcaro permanecesse fora de uma cela comum, por considerar que a repercussão do caso representa risco à integridade física do ex-banqueiro.

Pelo entendimento do relator, não surgiram fatos novos capazes de justificar a revogação da prisão. Segundo a decisão, continuam presentes os requisitos que embasaram a medida cautelar, como a necessidade de preservar as investigações e evitar interferências na produção de provas.

Mendonça também avaliou que a Superintendência da PF não oferece estrutura para manter presos por períodos prolongados. Ao mesmo tempo, o ministro do STF determinou que Vorcaro permanecesse fora de uma cela comum, por considerar que a repercussão do caso representa risco à integridade física do ex-banqueiro.

Vorcaro tem segunda delação rejeitada

A transferência ocorreu em meio às tentativas de Vorcaro de firmar um acordo de colaboração premiada. O ex-banqueiro apresentou duas propostas de delação, mas a PF e a PGR rejeitaram ambas.

As autoridades consideraram a segunda proposta insuficiente para impulsionar as investigações. As autoridades avaliaram que a colaboração se limitava a informações já conhecidas ou parcialmente conhecidas e chegaram a classificá-la como uma “delação elitista”.

Ao tratar do tema, Mendonça ressaltou que o encerramento das tratativas não influenciou a decisão sobre a custódia.

“A imposição da medida é absolutamente dissociada de qualquer conjuntura relacionada à existência, ou não, de tratativas voltadas à eventual celebração de acordo de colaboração premiada”, escreveu o ministro.

revistaoeste