22/06/2026

CEARÁ-MIRIM: DEPÓSITOS DE OVOS SÃO PEDRO - NO VAREJO OU NO ATACADO O PREÇO É BOM

Depósitos de Ovos São Pedro

Depósitos de Ovos São Pedro vende no varejo e no atacado - Você é quem escolhe a forma de comprar e pagar.

Mercadorias selecionadas, de boa qualidade e com preço acessível você só encontra aqui - Passa lá para fazer uma visita sem compromisso.





Av: Enéas Cavalcante, 1864 - Próximo a Igreja Universal

Ceará Mirim/RN

RESUMO DE NOTÍCIAS

Resumo 

*A direita ganha força na América Latina e a eleição presidencial na Colômbia é mais um sinal dessa mudança no pêndulo político na região. Depois de um ciclo de governos de esquerda ou centro esquerda mais assistencialistas, o descontentamento com a economia e, notadamente com a segurança, tem empurrado eleitores para candidatos que prometem ruptura com o "sistema". Confirmada a eleição do direitista Abelardo De La Espriella, a Colômbia se junta a um movimento já observado em outros países latino americanos, redesenhando o mapa político da região. No meio desse novo mapa está o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que nos primeiros mandatos governou cercado de aliados ideológicos. Agora, está mais isolado politicamente. A questão relevante, porém, vai além da disputa entre esquerda e direita. A América Latina carrega uma longa história de instabilidade institucional, autoritarismo e radicalização política. Nessa nova polarização, o teste será a capacidade das democracias de preservar contrapesos, respeitar resultados eleitorais e manter as instituições funcionando acima da radicalização política.


*O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (22) que o crime organizado estaria pagando uma espécie de “mensalidade” para envolver crianças em atividades de facções criminosas. A declaração foi feita durante a cerimônia de adesão do Rio de Janeiro ao Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados), realizada no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. Segundo Lula, parte dos recursos previstos no programa deve ser direcionada para ações de educação com o objetivo de afastar crianças e adolescentes da criminalidade. “Parte desses recursos o senhor [Ricardo Couto] pretende investir na educação para libertar meninas e meninos do crime organizado, que muitas vezes está pagando mensalidade para as crianças participarem do crime organizado”, disse o presidente, em referência ao uso dos recursos pelo governador em exercício, Ricardo Couto. O evento contou com a presença da ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, e do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Rogério Ceron, que atuou como ministro em exercício no lugar de Dario Durigan. O Propag é um programa do governo federal que permite aos estados renegociarem suas dívidas com a União em condições mais favoráveis. A iniciativa amplia prazos de pagamento e reduz encargos financeiros, desde que os estados assumam compromissos de investimento em áreas estratégicas para obter benefícios fiscais. No caso do Rio de Janeiro, a adesão ao programa deve reduzir significativamente os valores pagos mensalmente à União. Atualmente, o estado desembolsa cerca de R$ 490 milhões por mês. Com o Propag, esse valor cairá para R$ 113 milhões, com previsão de aumento gradual ao longo de cinco anos. De acordo com o governo fluminense, a proposta também inclui o uso de cerca de R$ 20 bilhões em créditos que o estado possui com a Petrobras para abater parte da dívida com a União. Esses valores estão relacionados a débitos de ICMS atribuídos à estatal.


*Um dos celulares apreendidos na última fase da Operação Compliance Zero tem provocado apreensão entre integrantes do PT e até do Tribunal de Justiça da Bahia: o do publicitário Guilherme Sodré. Conhecido como “Guiga”, Sodré é pai do secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré, enteado do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Tanto o empresário quanto o senador e o filho foram alvos da Polícia Federal na quinta-feira (18/6). Figura conhecida nos bastidores do Tribunal de Justiça da Bahia, Guilherme Sodré é casado com a desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar, integrante da Corte, como revelou o Metrópoles em reportagem da coluna de Tácio Lorran. Suspeito de atuar como lobista de empresas na Corte, Sodré já era conhecido da Polícia Federal por seu envolvimento em outro escândalo que alcançou banqueiros e políticos. Segundo apurou a coluna, desta vez a preocupação em torno do conteúdo do celular apreendido é grande e vai muito além do meio político. O receio alcança integrantes do Judiciário baiano e também empresários do Nordeste. De acordo com relatos obtidos pela coluna, Sodré é apontado como um dos principais personagens na rede de relações ligada ao Banco Master, especialmente com o banqueiro Augusto Lima. A ele é atribuída, por exemplo, a articulação de contratos envolvendo a florista Bonnie de Bonilha, esposa de Eduardo Sodré. Como a coluna revelou em março deste ano, a BN Financeira, empresa da qual Bonnie é sócia, firmou um contrato de R$ 12 milhões com a instituição financeira comandada por Daniel Vorcaro.


*O meia argentino Lionel Messi marcou nesta segunda-feira (22), contra a Áustria, pela segunda rodada da primeira fase da Copa do Mundo e se tornou o maior artilheiro da história da competição. Com 18 gols, o craque superou o alemão Miroslav Klose, com 16, e Ronaldo, com 15. Em duas partidas disputadas nesta edição, o atleta marcou cinco vezes. Na primeira partida, a seleção argentina venceu a Argélia por 3 a 0, com todos os gols anotados pelo veterano camisa 10, que disputa sua última Copa do Mundo, aos 39 anos de idade. O francês Kylian Mbappé, de 27 anos, tem 14 gols e está na disputa do Mundial. Além de a França ser uma das favoritas à conquista nesta edição, pela idade, o jogador do Real Madrid ainda poderá disputar pelo menos mais uma edição da competição e deverá assumir a liderança no ranking. Na Seleção Brasileira convocada para esta edição do Mundial, Neymar é o maior artilheiro, com oito gols marcados. O camisa 10 marcou quatro vezes no Brasil, em 2014; duas em 2018; e outras duas em 2022.


*O clima de Copa do Mundo chegou ao espaço! Neste sábado (20), a Nasa anunciou ter levado a bola oficial do torneio à Estação Espacial Internacional (ISS) e registrou seus astronautas jogando futebol dentro de uma cabine com microgravidade. – A bola oficial da Copa do Mundo da FIFA foi ao espaço! Estamos trabalhando para inspirar a próxima geração mostrando como a exploração espacial inspira inovação na ciência esportiva e na vida cotidiana – escreveu a agência espacial norte-americana. A Nasa explica que as bolas de futebol precisam ser medidas e otimizadas minuciosamente por engenheiros esportivos para se moverem de forma previsível. Dessa forma, a tripulação da ISS recriou um experimento de 2019 com a adidas 2026 Trionda para “mostrar o efeito do bom e do mau equilíbrio nas bolas de futebol”. – As descobertas desses experimentos aprimoraram nossa compreensão de como a tecnologia integrada, como sensores na bola de jogo, pode influenciar o desempenho da bola durante a partida. Contribuir para o aprimoramento do futebol é apenas uma das maneiras pelas quais a ciência da NASA realizada na Estação Espacial Internacional torna a vida melhor para as pessoas na Terra – adicionou a agência.

ESCOBAR PASSA MAL, GLOBO O AFASTA E COLEGA EXPLICA O QUE ACONTECEU

Colega de Alex Escobar revela detalhes do que aconteceu com o jornalista

O jornalista Alex Escobar precisou interromper temporariamente sua participação na cobertura da Copa do Mundo após passar mal durante uma transmissão ao vivo da TV Globo na manhã desta segunda-feira, 22.

A TV Globo esclareceu o motivo do mal-estar. Segundo a emissora, o jornalista sofreu um “pico de pressão” associado às altas temperaturas registradas nos Estados Unidos, onde acompanha a competição.

Fred Bruno, colega de Escobar, apresentou o 'Globo Esporte' sem o colega e explicou sua ausência:

"Ele abriu o programa nacional esclarecendo que Escobar teve um pico de pressão e relacionou o episódio ao forte calor nos EUA.

Como vocês sabem, eu estou apresentando o Globo Esporte Brasil com o meu parceiro Escobar, mas hoje ele teve um pico de pressão, acabou não se sentindo muito bem, mas está tudo certo agora com ele.

Realmente o calor está 'brabo' aqui nos Estados Unidos. Então, hoje vou fazer o Globo Esporte sozinho.

Saudades de você já, Escobar! Um beijo, meu irmão!"

Como consequência, Alex Escobar foi retirado da programação especial da Copa nesta semana para se recuperar adequadamente. A emissora definiu que Fred Bruno assumirá sozinho a apresentação do Globo Esporte durante o período de afastamento do colega.

Veja:

DARK HORSE TEM QUE FICAR COM MENDONÇA E NÃO COM MORAES - DIZ PGR

PGR pede que caso Dark Horse saia das mãos de Moraes

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o caso Dark Horse seja transferido da relatoria de Alexandre de Moraes para o ministro André Mendonça. Nesta segunda-feira, 22, Moraes encaminhou a discussão ao presidente da Corte, Edson Fachin, que decidirá se há prevenção para que o processo fique sob responsabilidade de Mendonça.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou a manifestação no âmbito de uma notícia-crime protocolada pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), que pede a investigação de possíveis irregularidades relacionadas ao financiamento do filme Dark Horse, inspirado na trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo Gonet, os fatos narrados na representação já estão vinculados a uma petição em tramitação no STF sob a relatoria de Mendonça. Por esse motivo, a PGR defende que o caso seja redistribuído ao ministro.

A notícia-crime cita Jair Bolsonaro, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Lindbergh sustenta que a investigação deve apurar uma suposta conexão entre a produção cinematográfica e valores que Flávio teria negociado com Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.

Investigação envolve financiamento de Dark Horse

Inicialmente, o parlamentar petista pediu que a apuração fosse incorporada ao inquérito que investiga a atuação de Eduardo no exterior. Moraes, porém, decidiu retirar a notícia-crime desse procedimento e enviar a petição para análise da presidência do STF.

Agora, caberá a Fachin avaliar se existe prevenção de Mendonça para conduzir o caso, conforme sustenta a PGR.

A controvérsia gira em torno do financiamento do filme Dark Horse. No pedido encaminhado ao STF, Lindbergh afirma que pessoas ligadas ao Master podem ter utilizado recursos da instituição para viabilizar a produção audiovisual.

revistaoeste

TIREM AS CRIANÇAS DA SALA...

Polícia Federal consegue extrair conteúdo de segundo celular de Vorcaro

A Polícia Federal começou a extrair o conteúdo de um segundo celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro nesta segunda-feira (22).

Desde sua primeira prisão, em novembro de 2025, até agora, Vorcaro teve oito celulares apreendidos pela PF em diferentes fases da operação Compliance Zero, mas apenas um deles tinha sido aberto.

Da semana passada para cá, um segundo aparelho teve a criptografia quebrada.

Enquanto isso, sem fornecer senhas para acesso dos investigadores, familiares do banqueiro procuram um novo advogado para auxiliar em uma terceira tentativa de proposta de delação premiada, mas a polícia mostra que avança nas investigações e uma proposta teria que avançar muito para alcançá-las.

A perícia da PF segue tentando abrir também os outros seis aparelhos, quatro deles de modelo iPhone 17, com tecnologia diferente e de mais difícil acesso.

R7

ALGUÉM AVISA AO JAQUES QUE QUEM NÃO DEVE NÃO TEME

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre vínculos com ex-sócio de Vorcaro no Master

A defesa do senador Jaques Wagner (PT-BA) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira para anular a decisão que autorizou a busca e apreensão contra o parlamentar na semana passada. Líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva no Senado, o parlamentar foi alvo de operação da Polícia Federal no âmbito da investigação sobre o Banco Master.

A PF apontou que o senador foi o beneficiário central de vantagens econômicas pagas por integrantes do banco de Daniel Vorcaro, apontando relação próxima de Wagner com Augusto Lima, ex-sócio de Vorcaro. A polícia suspeita da atuação parlamentar do senador em temas de interesse do Master, como na tramitação de propostas sobre crédito consignado e o limite de cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e ainda durante a fiscalização parlamentar sobre a compra do Master pelo Banco Regional de Brasília (BRB). A PF apontou uma correlação entre essas atuações e supostas “vantagens econômicas indevidamente” recebidas por Wagner.

Em nota, a defesa do senador diz que apresentou recurso e busca a anulação “apontando erros graves que comprometem a medida”. A nota é assinada por Pablo Domingues. No texto, a defesa diz que há equívocos na decisão porque o parlamentar “jamais atuou no Congresso Nacional para favorecer” a instituição financeira. Ele afirma que uma prova disso é que “a única emenda de sua autoria sobre o tema”, apresentada numa Medida Provisória (MP) “propunha limitar juros e proteger os consumidores, justamente o contrário dos interesses do banco”. A defesa diz ainda que o senador se apresentou contra emenda apresentada por Ciro Nogueira (ainda que sem citar nominalmente o senador).

O advogado também diz que os valores em espécie encontrados em endereços ligados ao parlamentar têm “origem lícita e comprovada”. A PF apreendeu US$ 49 mil (o equivalente a R$ 253 mil na cotação atual) em espécie em um quarto do hotel Brasília Palace, onde ele costumar ficar em Brasília. Além disso, também foram apreendidos 33,5 mil euros e US$ 6,175 mil em seu endereço em Salvador, na Bahia.

“Parte é proveniente de diárias publicamente declaradas pagas pelo Senado para missões no exterior, e outra parte foi adquirida por meio de operações oficiais junto a instituição financeira, com registro regular. Não há nada a ocultar. O próprio Ministério Público Federal já havia considerado prematura a apreensão desses bens”, diz a nota.

Por fim, a defesa afirma que confia que o Supremo “corrigirá os equívocos e reafirma tranquilidade do senador quanto à sua conduta”.

O Globo

O 'RACHADINHA' DO VIBRADOR GOSTA DE PROCURAR SARNA PRA SE COÇAR

Janones quer montar QG de Lula no condomínio de Bolsonaro

O deputado federal André Janones (Rede-MG) afirmou que pretende alugar um imóvel no Condomínio Solar de Brasília, local onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reside atualmente e cumpre prisão domiciliar. Segundo o parlamentar, a casa serviria como um centro de apoio para a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições.

Janones falou claramente que o objetivo é é fazer a vida do líder conservador “um inferno”.

– O objetivo é ter uma casa, fazer um QG para a eleição presidencial no mesmo condomínio do vagabundo do Bolsonaro, para fazer a vida dele um inferno, fazer o enfrentamento, mostrar que nós não temos medo, que nós sabemos jogar o mesmo jogo deles – declarou à imprensa durante um evento em Divinópolis (MG) na última sexta-feira (19).

Lembrando, no entanto, que a prisão domiciliar de Bolsonaro pode ser revogada, uma vez que o prazo estabelecido se encerra na próxima quinta (26). A decisão caberá ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O parlamentar é conhecido por adotar um discurso combativo e cheio de provocações.

Em um treinamento de comunicação promovido pelo PT, Janones chegou a utilizar expressões agressivas ao comentar estratégias de disputa política e comunicação nas redes sociais. Na ocasião, também citou como exemplo uma campanha que associava o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao crime organizado, afirmando que a narrativa foi construída gradualmente pela equipe envolvida.

Ainda no evento, o parlamentar afirmou considerar justificável utilizar todos os recursos disponíveis para, em suas palavras, “defender a democracia no país”.

A estratégia de provocação presencial já foi adotada anteriormente por Bernardo Moreira Amado Barros, ex-assessor de Janones. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Bernardo aparece utilizando um megafone para ironizar a situação judicial e as condições de saúde de Bolsonaro.

Para ter acesso ao local, ele disse que iria visitar uma moradora, no dia 14 de novembro do ano passado. No entanto, ele usou um megafone para protestar contra o líder conservador. As informações são do Metrópoles.

O condomínio processou o ex-assessor.

Na ação judicial, a administração pede que Barros seja proibido de utilizar o acesso ao residencial para circular por áreas internas ou se dirigir a imóveis sem autorização prévia, sob pena de multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

CEARÁ-MIRIM: SELEÇÃO DINIZ - COMPRE ÓCULOS DE GRAU E GANHE UM ÓCULOS DE SOL

 

MAPA MOSTRA DISTRIBUIÇÃO DIREITA X ESQUERDA NA AMÉRICA DO SUL - DIREITA NA FRENTE

Direita x Esquerda: Mapa mostra distribuição de governos na América do Sul

A apuração preliminar do segundo turno da eleição presidencial da Colômbia aponta que Abelardo de la Espriella será o próximo líder do país. Com isso, a esquerda deixará o poder em mais um país na América do Sul.

Caso a contagem feita por juízes colombianos confirme o resultado -- uma etapa exigida pela lei do país --, De la Espriella tomará posse no dia 7 de agosto.

Enquanto isso, o Peru continua de forma lenta a apuração do segundo turno entre Keiko Fujimori e Roberto Sánchez. A candidata de direita está na frente por algumas dezenas de milhares de votos.

Com o atual cenário, a direita governará seis países na América do Sul; a esquerda, cinco.

Veja no mapa interativo abaixo como ficará a distribuição:

Direita x Esquerda - América do Sul

Direita
Esquerda
Indefinido
*Guiana Francesa é território ultramarino da França
**Ilhas Malvinas/Falklands são território ultramarino do Reino Unido reivindicado pela Argentina
Eleição na Colômbia e indefinição no Peru


Iván Cepeda, candidato governista, e Gustavo Petro, atual presidente, afirmaram que vão esperar o resultado dos juízes, que deve sair em até três dias.

Já no Peru, o país continua a apuração após mais de duas semanas da votação do segundo turno. O órgão eleitoral prevê que a contagem deve terminar até julho.

APÓS FALA DE QUE BOLSONARO É IGUAL LULA MICHELLE VOLTA A EXPOR CIRO

Michelle volta a expor Ciro após fala de que Bolsonaro é igual Lula

Nesta segunda-feira (22), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro criticou o pré-candidato ao governo do Ceará, Ciro Gomes (PSDB). Ela se manifestou por meio dos stories do Instagram, após o político afirmar que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) são “rigorosamente iguais”.

– Fui candidato a presidente disputando com Lula e Bolsonaro. Tirando a estética, os dois são rigorosamente iguais: câmbio flutuante, superávit primário, meta de inflação, autonomia selvagem do Banco Central, política de paridade de preço internacional da Petrobras, reforma da Previdência, privatização fraudulenta – disse Ciro à Veja.

Na mesma entrevista, ele destacou que apoiar o senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (Pl-RJ), “não está em discussão”.

– A nossa desavença nacional com o PL é insuperável. Apoiar Flávio Bolsonaro não está em discussão. Se estivesse, nós não tínhamos nem sentado para conversar sobre a aliança regional – afirmou.

Michelle apontou que, em breve, publicará um vídeo sobre o Ceará.

– Nunca foi para tirar o PT, e sim por projetos de poder. Já gravei um vídeo explicando o que aconteceu no Ceará e vou publicá-lo em breve.

Em 2025, Michelle já havia criticado Ciro. Na época, ela se manifestou contra a possibilidade de uma aliança entre o Partido Liberal (PL) e o político.

 

A AMÉRICA DO SUL ESTÁ SE 'ENDIREITANDO'

Vitória da direita na Colômbia amplia virada na América Latina

Neste domingo (21), o direitista Abelardo de la Espriella venceu o candidato da esquerda Iván Cepeda no segundo turno da eleição presidencial da Colômbia. Com o resultado, a direita amplia sua presença na América Latina e conquista espaço em um dos principais países da região.

A vitória de De la Espriella reforça um movimento político que já levou ao poder líderes de direita como Nayib Bukele, em El Salvador, Javier Milei, na Argentina, e José Antonio Kast, no Chile. O cenário também aumenta o isolamento de governos alinhados à esquerda no continente.

Aliado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, De la Espriella derrotou Cepeda, que contava com o apoio do atual presidente colombiano, Gustavo Petro. Segundo a apuração preliminar, o direitista recebeu 12.949.162 votos, contra 12.701.546 do adversário.

LEILÃO DE VEÍCULOS RETIDOS EM 2026 SERÃO LEILOADOS PELA PRF NO RN

PRF realiza o segundo leilão de veículos retidos de 2026 no RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará, nos dias 14 e 15 de julho, o segundo leilão de veículos retidos de 2026 no Rio Grande do Norte. O certame ocorrerá exclusivamente pela internet e reunirá automóveis e motocicletas recolhidos neste ano e em exercícios anteriores, incluindo veículos aptos para circulação e lotes destinados à sucata.

O leilão será realizado por meio do site oficial do leiloeiro. No dia 14 de julho serão ofertados os veículos classificados como conservados ou recuperáveis. Já em 15 de julho, serão leiloados os lotes destinados exclusivamente à sucata.

Antes da realização do certame, os interessados poderão vistoriar os veículos presencialmente. A visitação pública ocorrerá nos dias 9, 10 e 13 de julho, sempre das 13h às 17h, nos pátios da empresa Transguard, onde os bens permanecem armazenados.

No município de Natal, os veículos estão no pátio localizado na Avenida Industrial Francisco da Motta, s/n, no bairro Bom Pastor. Em Caicó, a visitação será na BR-427, km 102, ao lado do Posto do Moinho. Já em Mossoró, os lotes poderão ser conferidos na Rua Maria Alves Rodrigues, nº 201, no bairro Dix-Sept Rosado.

De acordo com a PRF, o leilão reúne veículos recolhidos em 2026 e em anos anteriores, observando as normas previstas no edital do certame. Os lances serão recebidos exclusivamente pela plataforma eletrônica do leiloeiro, disponível no endereço https://www.mnleilao.com.br/.

Mais informações podem ser obtidas junto à Comissão Regional de Gestão de Pátios e Leilão da PRF pelo telefone (84) 3215-1501 ou pelo e-mail leilao.rn@prf.gov.br.

JAQUES WAGNER VAI DAR RÉ(!?)

Jaques Wagner deve pedir ainda nesta semana para deixar liderança do governo Lula no Senado

O senador Jaques Wagner (PT-BA) deve anunciar nos próximos dias seu afastamento da liderança do governo no Senado após ser alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. Uma conversa entre o parlamentar e o presidente Lula está prevista para ocorrer nesta semana. A informação é do blog da jornalista Tainá Falcão, da CNN Brasil.

Wagner foi convencido por aliados próximos na Bahia de que sua permanência no cargo poderia ampliar o desgaste político para ele e para o governo, especialmente diante da repercussão das investigações.

A expectativa é que o senador informe a Lula que deixará a liderança para se dedicar à própria defesa. Nos bastidores do Planalto, interlocutores afirmam que o presidente acompanha de perto o caso e foi informado de que Wagner já reconheceu a necessidade de se afastar da função.

Auxiliares do governo avaliam que a situação se agravou após a divulgação de imagens de dinheiro apreendido pela PF e das suspeitas envolvendo um apartamento de alto padrão em Salvador. Integrantes do entorno presidencial relatam que Wagner havia garantido anteriormente a Lula que não existiam elementos que justificassem uma operação contra ele.

Jaques Wagner nega qualquer irregularidade. O senador afirma que o imóvel citado nunca integrou seu patrimônio e sustenta que os valores apreendidos são provenientes de diárias recebidas em missões oficiais no exterior. Ele também declarou que colaborará com as investigações.

GOVERNO 'BAGUNÇADO' FUNCIONA ASSIM

Portaria de órgão do GSI designa major 'Fulano de Tal' e tenente 'Cicrano de Tal' como assistentes na Segurança Presidencial



Uma portaria do Departamento de Gestão do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) designou como assistentes na Secretaria de Segurança Presidencial o major do Exército "Fulano de Tal" e o tenente da Polícia Militar do Distrito Federal "Cicrano de Tal".

Aparentemente com erros, a portaria foi publicada na edição desta segunda-feira (22) no "Diário Oficial da União". O texto também designa para a função de assistente o sargento da Marinha Márcio Adriano Leite.

A portaria 172, de 19 de junho de 2026, foi assinada por Vinícius Damasceno do Nascimento, diretor do Departamento de Gestão da Secretaria-Executiva do GSI. O g1 acessou o texto às 11h42 desta segunda-feira, nas versões digital e certificada do 'DOU'. Diz a mensagem:

"O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA SECRETARIA-EXECUTIVA DO GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe fora subdelegada pelo art. 2º, da Portaria GSI/PR nº 66, de 1º de julho de 2019, resolve:

Ficam designados os militares a seguir para exercerem a função de ASSISTENTE na Secretaria de Segurança Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, passando a ocupar a Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV e ficando dispensados das que atualmente ocupam:

1º SG MB MÁRCIO ADRIANO DE JESUS LEITE;
Maj EB FULANO DE TAL; e
1º Ten PMDF CICRANO DE TAL".

O g1 tenta contato com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e com o Gabinete de Segurança Institucional em busca de esclarecimentos sobre a portaria.

Embora a portaria use a grafia "Cicrano", de acordo com o dicionário Aulete, a forma correta é "Sicrano" e corresponde à "segunda de três pessoas mencionadas com indeterminação intencional". As outras são "fulano" e "beltrano".



g1