23/06/2026

CURIOSIDADE

Curiosidade

Você sabia que...


... Arqueólogos iniciaram uma nova escavação na Irlanda que pode confirmar uma descoberta histórica para os estudos sobre os vikings. Pesquisadores acreditam ter encontrado em Woodstown, no sudeste do país, o maior assentamento viking já identificado em território irlandês.


... A ideia de que a evolução humana aconteceu por meio de uma grande revolução repentina pode estar equivocada. Essa é a conclusão defendida pelo arqueólogo Huw Groucutt, da Universidade de Malta, que argumenta que a transformação dos seres humanos ocorreu de forma lenta, gradual e distribuída ao longo de centenas de milhares de anos.


... Um fenômeno astronômico raro chamará a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo nos próximos meses. Em agosto de 2026, um eclipse solar total fará com que o Sol desapareça completamente por alguns minutos em determinadas regiões do planeta.


... Pela primeira vez na história, um satélite registrou um tsunami gigante em alta resolução enquanto o fenômeno atravessava o oceano. Além disso, o registro foi feito pelo satélite SWOT, desenvolvido em parceria entre a NASA e a agência espacial francesa CNES.

LIGEIRINHAS

Ligeirinhas

MARAJÁS: Está no Rio de Janeiro a maior recorrência de pagamentos acima dos R$ 150 mil na elite do Judiciário. São ao menos quatro pagamentos, em maio, realizados pelo Tribunal de Justiça do Estado. Haja penduricalhos. Enquanto isso nos EUA os juízes só recebem o salário e mais nada!


CONTRARIANDO: A Procuradoria-Geral Eleitoral manifestou-se contra a decisão do ministro Nunes Marques que suspendeu uma pesquisa do Instituto AtlasIntel. O levantamento associava o pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL-RJ) a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Marques justificou a decisão, alegando que o levantamento foi contaminado.


FATO: O turismo religioso em Ceará-Mirim/RN possui grande potencial, impulsionado pela Festa da Padroeira e pelo histórico de peregrinações. Embora conte com marcos importantes, a estruturação de rotas contínuas e o apoio à infraestrutura local ainda estão longe de ser uma realidade. O turismo religioso é uma das vias em potencial para o desenvolvimento econômico de muitas cidades!


LANÇAMENTO: Nesta segunda-feira (22), a apresentadora Silvia Abravanel lançou, em São Paulo, sua pré-campanha para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Filiada ao PSD, ela inicia sua trajetória política com o apoio do partido presidido por Gilberto Kassab.


'MELANDO': O pré-candidato do PL à Presidência, senador Flávio Bolsonaro (RJ), criticou nesta segunda-feira (22/6) decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que, segundo ele, interferem em processos eleitorais e geram insegurança jurídica no país. Flávio mencionou ordens da Corte que impediram o ex-prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (PL) de ser declarado eleito governador de Roraima em eleição suplementar realizada no domingo (21/6), além da indefinição sobre a escolha de um governador-tampão no Rio de Janeiro.


VERO: Se Gilmar Mendes está dando 'pitacos' e se incomodando com decisões de Mendonça sobre o Banco Master significa dizer que Mendonça está no caminho certo. Pra cima, ministro 'arrochado'.


LEILÃO: O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) vai realizar, na próxima quinta-feira (25), um leilão com mais de 80 imóveis de vários bairros de Natal. O primeiro pregão tem previsão de começar às 9h. Entre os imóveis, há um duplex no bairro Petrópolis e quatro apartamentos no mesmo edifício em Ponta Negra. Há ainda lotes nos bairros Tirol, Cidade Alta, Candelária, Capim Macio, Planalto, Lagoa Seca e Lagoa Nova. O leilão será on-line e os lances deverão ser apresentados em tempo real, durante o pregão, pela internet, através do site www.lancecertoleiloes.com.br. Os lotes em questão foram penhorados para o pagamento de dívidas.


AVIAÇÃO: A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou duas novas companhias aéreas estrangeiras a operar em território nacional no transporte aéreo internacional regular de passageiros e carga com origem e/ou destino no Brasil, sendo a Espanhola Wamos Air e a nigeriana Air Peace. 'A Agência autorizou as empresas da Espanha Wamos Air S.A. a realizar operações regulares internacionais no país e a nigeriana Air Peace Ltd. para operar serviços regulares de transporte aéreo internacional de passageiros e carga com origem e/ou destino no Brasil', disse em nota.


HILÁRIO: É o político fazer 'farra' de gastos com dinheiro do povo e parte desse povo bater palma pro político!


CORRERIA: Faltando menos de dois meses para o início oficial da campanha eleitoral, partidos políticos têm buscado orientações da Justiça Eleitoral sobre temas que podem impactar diretamente a disputa de 2026. As consultas envolvem desde questões relacionadas à formação de alianças e ao uso de recursos públicos até dúvidas inusitadas, como a possibilidade de candidatos aparecerem em propagandas portando porretes, bastões ou objetos semelhantes.


ASSASSINATO: A Polícia Civil de Goiás investiga a morte de duas mulheres encontradas dentro de uma residência em Anápolis, na manhã deste domingo (21). As vítimas foram identificadas como Tatiana Chagas dos Santos, de 51 anos, diretora de um colégio estadual, e sua companheira, a psicóloga Vanessa Souza, de 42 anos.


ASSIM: Depois de trocar Bolsonaro por Lula, Soraya Thronicke é rejeitada pela militância do PT, que a chama de fascista. Muito humilhante e constrangedor. Soraya perdeu a base que tinha e também a honra. Nem que se rebaixe muito será aceita. Mas... quem sabe se vestir vermelho com foto do Lula e estrela do PT não será tratada um pouco melhor do que um cão vira-lata!!!

FUGA: Policiais penais da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada em Nísia Floresta, frustraram uma possível tentativa de fuga após identificarem danos no teto de uma das celas da unidade prisional. A ocorrência foi registrada na manhã do domingo (21), durante uma fiscalização de rotina.


REUNIÕES: Eduardo Bolsonaro já está em Washington, D.C. para uma série de agendas com integrantes do governo Donald Trump e parlamentares do Partido Republicano. A informação é de Igor Gadelha do site Metrópoles. O principal foco de Eduardo nas conversas será destravar a volta da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Alexandre de Moraes.


ENTONSE: Você se diz oposição, mas só aparece de quatro em quatro anos para enganar os bestas? ENTONSE..... Lasque!


SINCERICÍDIO: O presidente Descondenado participou nesta segunda-feira (22) da cerimônia de premiação da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), no Rio de Janeiro. Lula afirmou que os alunos não devem desistir dos próprios sonhos e, em um dos trechos, disse: 'O político honesto que vocês querem está dentro de vocês, não está dentro de mim'.


FILOSOFANDO: 'Siga seu coração, mas leve seu cérebro junto.'


ABRAÇO: Abraço para meus amigos Laercio Brito e Gerson Maia. Gente do bem!


NIVER: Parabenizar por mais um natalício, os amigos Batista Lima e João Casquinha. Feliz Aniversário!

COPA REDEMAIS OPÇÃO - OFERTAS DE 23/06 A 01/07/2026

7 PERGUNTAS QUE MERECEM RESPOSTAS

Perguntas

1- Por que alguns petistas que se dizem 'Paladinos da Moralidade' chamam Xandão de 'Herói Nacional' mesmo ele tendo recebido R$ 129 milhões do Banco Master via esposa, e que se fosse qualquer outro cidadão no mesmo caso era chamado de LADRÃO?


2- Por que os partidos de esquerda capitaneado pelo PT não assinaram a CPI do Master, foi por excesso de honestidade?


3- Os petistas cearamirinenses que afirmam votar no ex-prefeito bolsonarista Júlio César (PP), vão manter essa jura de amor até o dia da eleição, ou mudarão de opinião se vier uma 'chave de roda' do comando petista potiguar?


4- Por que a esquerda brasileira capitaneada pelo PT votaram pelo fim da CPMI do INSS, foi por excesso de honestidade?


5- Quais políticos formam a verdadeira OPOSIÇÃO em Ceará Mirim/RN?


6- Cadu de Fátima, pré-candidato ao governo do RN, disse que se inspira em Fátima Bezerra. Isso significa dizer que se ele ganhar vai dar os mesmo calotes que o governo Fátima está dando ate hoje?


7- O PT cearamirinense está 'comprometido' com o ex-prefeito bolsonarista Júlio César (PP). E Robinson Faria vai ficar de fora?

'FÁTIMA É MINHA GRANDE INSPIRAÇÃO' - O GOLPE ESTÁ AÍ, CAI QUEM QUER!

“Fátima é minha grande inspiração”, diz pré-candidato Cadu Xavier

Pré-candidato ao Governo do RN
Cadu Xavier (PT) afirmou que a governadora
Fátima Bezerra (PT) é sua “grande inspiração”
política. Foto: Reprodução

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte Cadu Xavier (PT) afirmou que a governadora Fátima Bezerra (PT) é sua “grande inspiração” política. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Clube RN, veiculada no sábado 20, ao ser questionado sobre qual líder público mais admira. Mesmo depois de se apresentar ao longo da conversa como “Cadu de Lula” e de exaltar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-secretário de Fazenda escolheu Fátima como principal referência.

“Não vou negar. Fátima Bezerra. Eu poderia dizer o presidente Lula ou a governadora Fátima, mas Fátima, para mim, é uma grande inspiração”, afirmou Cadu.

A resposta ocorreu no bloco final da entrevista, durante um pingue-pongue em que o pré-candidato foi provocado a responder de forma mais objetiva sobre temas pessoais, políticos e familiares. Ao citar Fátima, Cadu reforçou a vinculação direta de sua pré-candidatura ao governo estadual com a trajetória da atual governadora, de quem foi auxiliar entre 2019 e abril deste ano — primeiro como secretário de Tributação e, depois, como titular da Fazenda, no comando das finanças estaduais.

Ao longo da entrevista, Cadu fez uma defesa enfática da governadora. Disse que tem orgulho de ter participado da gestão dela e afirmou que Fátima foi responsável por lhe dar a oportunidade de ocupar funções centrais no Governo do Estado. Para ele, aceitar o convite da petista foi uma das decisões mais importantes de sua vida pública.



“A decisão de aceitar o convite para participar da reconstrução do Rio Grande do Norte talvez tenha sido uma das decisões que eu tomei na minha vida que eu tenho mais orgulho”, declarou.

Cadu também associou sua própria trajetória política à confiança recebida de Fátima. Segundo ele, “só uma política como Fátima” o colocaria no lugar em que chegou dentro do governo. O pré-candidato afirmou ainda que a governadora é uma mulher honesta e disse nunca ter visto alguém questionar a honestidade dela.

“Fátima é uma mulher honesta. Você pode discordar da trajetória dela, de decisões dela, mas eu nunca vi ninguém questionar a honestidade de Fátima”, disse.

A entrevista também teve momentos de defesa pessoal da governadora. Cadu afirmou que Fátima enfrenta preconceitos em determinados ambientes por sua origem humilde, por ser mulher, pela simplicidade e pelas escolhas pessoais. Segundo ele, esse incômodo aparece sobretudo entre setores da elite.

“Eu convivo de perto com Fátima e chego em todos os ambientes há sete anos. Você nota o preconceito quando Fátima entra num restaurante, às vezes, quando tem algum evento. Você vê o olhar das pessoas, julgando ela de cima a baixo, pela origem, pela humildade, por ela ser mulher, por ela ter as opções sexuais que ela tem, pela simplicidade (sic)”, afirmou.

Cadu comparou Fátima a Lula ao dizer que ambos representam pessoas de origem humilde que chegaram ao poder e continuaram voltadas para os mais pobres. Ele disse admirar o presidente pela dedicação à militância política, pelos programas sociais e pelo olhar para o Nordeste, especialmente pela transposição do Rio São Francisco. Mesmo assim, ao ser instado a escolher um líder, preferiu a governadora.

A fala também ajuda a definir o posicionamento eleitoral de Cadu. Durante a entrevista, ele afirmou que tem orgulho de carregar o nome “Cadu de Lula”, mas deixou claro que sua construção local está ligada diretamente ao governo Fátima. Ele disse que pretende dar sua própria marca a uma eventual gestão, mas sem negar o legado da atual governadora.

“É óbvio que eu vou dar a minha marca, mas eu não posso aqui deixar de dizer para o seu telespectador do orgulho que eu tenho de ter feito parte do governo da professora Fátima”, afirmou.

Cadu disse que o Rio Grande do Norte era “terra arrasada” antes da gestão petista, com folhas salariais atrasadas, crise na segurança pública e rebeliões no sistema prisional. Registrou que o governo atual reconstruiu áreas importantes do Estado, pagou salários em dia e fez entregas em saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Ao ser questionado sobre a alta rejeição da governadora nas pesquisas, Cadu reconheceu falhas na articulação política e na comunicação do governo, mas sustentou que as entregas existem em todas as regiões do Estado. Segundo ele, seu papel na pré-campanha será lembrar ao eleitor como o Estado estava antes de Fátima e apresentar uma perspectiva de continuidade com avanços.

A relação com Fátima apareceu ainda em um relato sobre a transição de governo, entre o fim de 2018 e o início de 2019. Cadu contou que, antes da posse, a governadora lhe perguntou se a arrecadação permitiria pagar os salários dentro do mês. Ao ouvir que sim, segundo ele, Fátima teria determinado que a folha nunca mais atrasasse.

“Ela levantou e disse, olhando no meu olho: você nunca mais vai deixar a folha do Estado atrasar”, contou.

Para Cadu, a experiência no governo Fátima foi decisiva para sua entrada na disputa eleitoral. Ele afirmou que nunca teve como projeto pessoal ser governador, mas que a atuação durante a pandemia e o trabalho na área fiscal o levaram a ser visto como nome político dentro do grupo governista.

No fim da entrevista, ao ser perguntado sobre sua essência, Cadu respondeu “fazer o bem”. Sobre o que espera que as pessoas sintam ao ouvi-lo na campanha, respondeu “verdade”. E, quando provocado a citar sua principal inspiração política, voltou a Fátima, consolidando a mensagem central da entrevista: sua candidatura busca se apresentar como continuidade do campo de Lula, mas nasce, sobretudo, da relação construída com a governadora do Rio Grande do Norte.

Agora RN

MESMO COM 56% DOS ELEITORES DIZENDO NÃO CONFIAR NELE, LULA ACHA QUE PODE SER REELEITO

Lula acha que pode ser reeleito, mas 56% dos eleitores afirmam não confiar nele

Além de ser reprovado por metade da população, Lula (PT) tenta a reeleição para seguir governando o Brasil sob um patamar de desconfiança de 56% dos brasileiros. É o que diz a pesquisa Ipsos-Ipec, divulgada nesta segunda-feira (22).

Com apenas 41% dos eleitores dizendo confiar em Lula, o nível de desconfiança no presidente petista está congelado negativamente há nove meses, desde a pesquisa de setembro de 2025, quando o percentual caiu dois pontos, após registrar 58% em março e junho do ano passado.

Para Marcia Cavallari Nunes, head da Ipsos-Ipec, a confiança em Lula é um ponto de atenção. “Este é um indicador importante que demonstra um desafio para a imagem e a credibilidade do governo junto à população”, avalia a dirigente do instituto de pesquisa.


A pesquisa detalhou de onde vem os maiores índices de confiança e de desconfiança em Lula. Veja:

Desconfiam mais de Lula:

– quem avalia negativamente a sua administração (98%);

– quem votou em Jair Bolsonaro (PL) na eleição de 2022 (92%);

– quem votou em branco/nulo na eleição de 2022 (78%);

– quem tem renda mensal familiar superior a 5 salários mínimos (70%);

– evangélicos (70%);

– os que declaram renda mensal familiar de mais de 2 a 5 salário mínimos (64%);

– quem tem ensino superior (64%);

– moradores da região Sudeste (62%);

– os que possuem ensino médio (62%);

– quem se autodeclara branco (62%);

– quem tem de 25 a 34 anos (63%), e de 35 a 44 anos (61%), em comparação com
quem tem de 16 a 24 anos (57%), de 45 a 59 anos (52%) ou 60 anos ou mais (44%);

– moradores de municípios com mais de 50 a 500 mil habitantes (59%), em relação aos que vivem em cidades com até 50 mil habitantes (49%).
Confiam mais em Lula:

– quem avalia positivamente sua gestão (94%);

– quem declara ter votado em Lula em 2022 (80%);

– moradores da região Nordeste (60%);

– os que têm o ensino fundamental (57%);

– aqueles com renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (53%);

– quem tem 60 anos ou mais (52%);

– moradores de municípios com até 50 mil habitantes (49%),

– católicos (51%).

– e pessoas pretas/pardas confiam mais em Lula (45%) do que pessoas brancas (35%).

A Ipsos-Ipec financiou a própria pesquisa e chegou aos resultados ouvindo 2.000 pessoas, entre os dias 13 e 17 de junho, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. E o nível de confiança é de 95%.

DP

VEREADOR DE SÃO PAULO, LUCAS PAVANATO (PL), SOFRE AMEAÇA DE MORTE

Lucas Pavanato sofre ameaça de morte

O vereador paulistano Lucas Pavanato (PL) e seu assessor jurídico, Roberto Beijato Júnior, procuraram a Polícia Civil de São Paulo para registrar uma ocorrência após receberem ameaças de morte por meio das redes sociais. As mensagens começaram a ser enviadas depois da apresentação de uma representação à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitando a suspensão preventiva e a exclusão definitiva da influenciadora e advogada Deolane Bezerra dos quadros da entidade.

O caso foi formalizado como crime de ameaça, tipificado no artigo 147 do Código Penal. Conforme consta no boletim de ocorrência, algumas mensagens mencionavam diretamente a Câmara Municipal de São Paulo, local onde ambos exercem suas atividades profissionais, além de conterem referências explícitas a possíveis atos de violência.

Como as investigações apontam ligações de Deolane com o PCC, as ameaças se tornam extremamente preocupantes.

De acordo com Roberto Beijato Júnior, os primeiros contatos recebidos pelas redes sociais consistiam principalmente em ofensas e críticas. Com o passar dos dias, entretanto, surgiram mensagens com teor mais grave, incluindo ameaças de morte.

“Nós começamos a receber muitas mensagens pelo Instagram”, relatou.

“A maior parte era de xingamentos, e isso a gente já está acostumado. No entanto, passamos a receber também ameaças de morte explícitas. Algumas faziam referência ao nosso local de trabalho, a Câmara Municipal de São Paulo. Outras diziam: ‘Nós vamos aí para trocar ideia’, coisas desse tipo, já deixando implícita uma ameaça.”

Segundo as informações registradas na ocorrência policial, os autores das mensagens utilizaram perfis desconhecidos na plataforma Instagram, sendo que alguns deles aparentam ser contas falsas. A investigação agora ficará sob responsabilidade da unidade policial competente para apurar a autoria dos fatos.

Beijato afirmou que a decisão de acionar as autoridades foi tomada diante da possibilidade de que ameaças virtuais possam evoluir para situações concretas. Para ele, o cenário atual exige cautela e acompanhamento rigoroso das forças de segurança.

“Hoje em dia, esse tipo de situação é muito imprevisível”, analisou.

“A gente achou por bem levar a sério e fazer o boletim de ocorrência para que a polícia elucide a autoria desses crimes.”

Ao comentar a gravidade do caso, o advogado citou o atentado ocorrido recentemente em Mossoró, no Rio Grande do Norte, envolvendo o vereador Cabo Deyvison (PL). O episódio resultou na morte do assessor parlamentar Alyson Dyego de Oliveira Morais, de 37 anos.

“Temos que levar a sério esse tipo de ameaça”, ressaltou Beijato.

“A gente nunca sabe quando isso vai ficar restrito à internet e quando vai sair da internet para o mundo real.”

A repercussão começou após a protocolização de uma representação disciplinar na OAB contra Deolane Bezerra. O documento foi elaborado por Roberto Beijato Júnior e solicita, inicialmente, a suspensão cautelar da inscrição da advogada e, ao término do procedimento, sua exclusão definitiva dos quadros da entidade.

Segundo o autor da representação, o pedido está fundamentado em dispositivos do Estatuto da Advocacia que tratam da exigência de idoneidade moral para o exercício profissional. A tese apresentada sustenta que determinados fatos atribuídos à influenciadora poderiam justificar a abertura de procedimento disciplinar pela Ordem.

“Eu e o Pavanato ingressamos com a representação contra a Deolane pedindo a suspensão preventiva dela dos quadros da OAB, justamente para casos em que o advogado está envolvido com fatos graves que gerem mácula à imagem e à reputação da advocacia”, afirmou.

Na petição apresentada à entidade, o advogado também argumenta que a esfera disciplinar da OAB possui autonomia em relação às investigações criminais, permitindo a análise dos fatos independentemente da conclusão de eventuais processos judiciais. O pedido sustenta que a manutenção da atividade profissional deve ser reavaliada enquanto o caso permanece sob apuração.

A Polícia Civil deverá identificar os responsáveis pelas mensagens e avaliar a eventual prática de crimes relacionados às ameaças denunciadas pelas vítimas.

JCO

LULA JÁ GASTOU R$ 18,4 BILHÕES DO CONTRIBUINTE PARA CALAR A BOCA DO CONGRESSO

Toma lá, dá cá: Lula já pagou R$18,4 bilhões em emendas

O governo Lula (PT) abriu a carteira para bancar emendas de deputados e senadores nas últimas semanas. No total, já foram pagos R$18,4 bilhões em emendas parlamentares, este ano. O dado que mais impressiona é o total distribuído apenas no mês de maio: R$14,1 bilhões, quase 77% de tudo que o governo petista pagou em 2026. Em junho, já são R$605 milhões liberados pelo governo aos parlamentares.

Comparação

Em maio do ano passado, por exemplo, o governo Lula distribuiu pouco mais de R$188 milhões para pagar emendas parlamentares.

Coincidência?

Às vésperas da sabatina de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF) o governo reservou R$12 bilhões para as emendas.

Individuais

A maior parte das emendas pagas pelo governo Lula este ano são individuais, que custaram mais de R$13 bilhões até o momento.

Bancada

Outros R$4,5 bilhões dos pagadores de impostos custearam as emendas de bancada do Congresso Nacional, este ano.

ENQUANTO NO BRASIL A JUSTIÇA FAZ 'FARRA' COM PENDURICALHOS NOS EUA JUIZ SÓ RECEBE O SALÁRIO

Remuneração de juízes nos EUA se atém ao salário

Enquanto membros das diversas Cortes brasileiras discutem quanto devem receber além dos seus salários, juízes nos Estados Unidos, que ocupam diversas posições no sistema judicial, não têm qualquer penduricalho. Estão proibidos, por lei, de receber bônus, adicional ou auxílio. Juízes de lá têm direito a plano de saúde, seguro de vida e à aposentadoria especial e podem até ser pagos por aulas ministradas em universidades ou cursos jurídicos. Nada de palestra para bancões.

Royalties

O único extra autorizado é através de livros publicados, juíz de instâncias inferiores não pode ganhar mais de 15% do salário anual.

Só no Brasil

Não existe nos EUA auxílios moradia, alimentação, combustível, creche, gratificações, licenças compensatórias ou folgas convertidas em dinheiro.

Suficiente

Os salários anuais variam entre US$250 mil e US$ mil (R$1,5 milhão), a depender do cargo ocupado pelo juiz.

DP

22/06/2026

CEARÁ-MIRIM: DEPÓSITOS DE OVOS SÃO PEDRO - NO VAREJO OU NO ATACADO O PREÇO É BOM

Depósitos de Ovos São Pedro

Depósitos de Ovos São Pedro vende no varejo e no atacado - Você é quem escolhe a forma de comprar e pagar.

Mercadorias selecionadas, de boa qualidade e com preço acessível você só encontra aqui - Passa lá para fazer uma visita sem compromisso.





Av: Enéas Cavalcante, 1864 - Próximo a Igreja Universal

Ceará Mirim/RN

RESUMO DE NOTÍCIAS

Resumo 

*A direita ganha força na América Latina e a eleição presidencial na Colômbia é mais um sinal dessa mudança no pêndulo político na região. Depois de um ciclo de governos de esquerda ou centro esquerda mais assistencialistas, o descontentamento com a economia e, notadamente com a segurança, tem empurrado eleitores para candidatos que prometem ruptura com o "sistema". Confirmada a eleição do direitista Abelardo De La Espriella, a Colômbia se junta a um movimento já observado em outros países latino americanos, redesenhando o mapa político da região. No meio desse novo mapa está o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que nos primeiros mandatos governou cercado de aliados ideológicos. Agora, está mais isolado politicamente. A questão relevante, porém, vai além da disputa entre esquerda e direita. A América Latina carrega uma longa história de instabilidade institucional, autoritarismo e radicalização política. Nessa nova polarização, o teste será a capacidade das democracias de preservar contrapesos, respeitar resultados eleitorais e manter as instituições funcionando acima da radicalização política.


*O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (22) que o crime organizado estaria pagando uma espécie de “mensalidade” para envolver crianças em atividades de facções criminosas. A declaração foi feita durante a cerimônia de adesão do Rio de Janeiro ao Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados), realizada no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. Segundo Lula, parte dos recursos previstos no programa deve ser direcionada para ações de educação com o objetivo de afastar crianças e adolescentes da criminalidade. “Parte desses recursos o senhor [Ricardo Couto] pretende investir na educação para libertar meninas e meninos do crime organizado, que muitas vezes está pagando mensalidade para as crianças participarem do crime organizado”, disse o presidente, em referência ao uso dos recursos pelo governador em exercício, Ricardo Couto. O evento contou com a presença da ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, e do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Rogério Ceron, que atuou como ministro em exercício no lugar de Dario Durigan. O Propag é um programa do governo federal que permite aos estados renegociarem suas dívidas com a União em condições mais favoráveis. A iniciativa amplia prazos de pagamento e reduz encargos financeiros, desde que os estados assumam compromissos de investimento em áreas estratégicas para obter benefícios fiscais. No caso do Rio de Janeiro, a adesão ao programa deve reduzir significativamente os valores pagos mensalmente à União. Atualmente, o estado desembolsa cerca de R$ 490 milhões por mês. Com o Propag, esse valor cairá para R$ 113 milhões, com previsão de aumento gradual ao longo de cinco anos. De acordo com o governo fluminense, a proposta também inclui o uso de cerca de R$ 20 bilhões em créditos que o estado possui com a Petrobras para abater parte da dívida com a União. Esses valores estão relacionados a débitos de ICMS atribuídos à estatal.


*Um dos celulares apreendidos na última fase da Operação Compliance Zero tem provocado apreensão entre integrantes do PT e até do Tribunal de Justiça da Bahia: o do publicitário Guilherme Sodré. Conhecido como “Guiga”, Sodré é pai do secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré, enteado do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Tanto o empresário quanto o senador e o filho foram alvos da Polícia Federal na quinta-feira (18/6). Figura conhecida nos bastidores do Tribunal de Justiça da Bahia, Guilherme Sodré é casado com a desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar, integrante da Corte, como revelou o Metrópoles em reportagem da coluna de Tácio Lorran. Suspeito de atuar como lobista de empresas na Corte, Sodré já era conhecido da Polícia Federal por seu envolvimento em outro escândalo que alcançou banqueiros e políticos. Segundo apurou a coluna, desta vez a preocupação em torno do conteúdo do celular apreendido é grande e vai muito além do meio político. O receio alcança integrantes do Judiciário baiano e também empresários do Nordeste. De acordo com relatos obtidos pela coluna, Sodré é apontado como um dos principais personagens na rede de relações ligada ao Banco Master, especialmente com o banqueiro Augusto Lima. A ele é atribuída, por exemplo, a articulação de contratos envolvendo a florista Bonnie de Bonilha, esposa de Eduardo Sodré. Como a coluna revelou em março deste ano, a BN Financeira, empresa da qual Bonnie é sócia, firmou um contrato de R$ 12 milhões com a instituição financeira comandada por Daniel Vorcaro.


*O meia argentino Lionel Messi marcou nesta segunda-feira (22), contra a Áustria, pela segunda rodada da primeira fase da Copa do Mundo e se tornou o maior artilheiro da história da competição. Com 18 gols, o craque superou o alemão Miroslav Klose, com 16, e Ronaldo, com 15. Em duas partidas disputadas nesta edição, o atleta marcou cinco vezes. Na primeira partida, a seleção argentina venceu a Argélia por 3 a 0, com todos os gols anotados pelo veterano camisa 10, que disputa sua última Copa do Mundo, aos 39 anos de idade. O francês Kylian Mbappé, de 27 anos, tem 14 gols e está na disputa do Mundial. Além de a França ser uma das favoritas à conquista nesta edição, pela idade, o jogador do Real Madrid ainda poderá disputar pelo menos mais uma edição da competição e deverá assumir a liderança no ranking. Na Seleção Brasileira convocada para esta edição do Mundial, Neymar é o maior artilheiro, com oito gols marcados. O camisa 10 marcou quatro vezes no Brasil, em 2014; duas em 2018; e outras duas em 2022.


*O clima de Copa do Mundo chegou ao espaço! Neste sábado (20), a Nasa anunciou ter levado a bola oficial do torneio à Estação Espacial Internacional (ISS) e registrou seus astronautas jogando futebol dentro de uma cabine com microgravidade. – A bola oficial da Copa do Mundo da FIFA foi ao espaço! Estamos trabalhando para inspirar a próxima geração mostrando como a exploração espacial inspira inovação na ciência esportiva e na vida cotidiana – escreveu a agência espacial norte-americana. A Nasa explica que as bolas de futebol precisam ser medidas e otimizadas minuciosamente por engenheiros esportivos para se moverem de forma previsível. Dessa forma, a tripulação da ISS recriou um experimento de 2019 com a adidas 2026 Trionda para “mostrar o efeito do bom e do mau equilíbrio nas bolas de futebol”. – As descobertas desses experimentos aprimoraram nossa compreensão de como a tecnologia integrada, como sensores na bola de jogo, pode influenciar o desempenho da bola durante a partida. Contribuir para o aprimoramento do futebol é apenas uma das maneiras pelas quais a ciência da NASA realizada na Estação Espacial Internacional torna a vida melhor para as pessoas na Terra – adicionou a agência.

ESCOBAR PASSA MAL, GLOBO O AFASTA E COLEGA EXPLICA O QUE ACONTECEU

Colega de Alex Escobar revela detalhes do que aconteceu com o jornalista

O jornalista Alex Escobar precisou interromper temporariamente sua participação na cobertura da Copa do Mundo após passar mal durante uma transmissão ao vivo da TV Globo na manhã desta segunda-feira, 22.

A TV Globo esclareceu o motivo do mal-estar. Segundo a emissora, o jornalista sofreu um “pico de pressão” associado às altas temperaturas registradas nos Estados Unidos, onde acompanha a competição.

Fred Bruno, colega de Escobar, apresentou o 'Globo Esporte' sem o colega e explicou sua ausência:

"Ele abriu o programa nacional esclarecendo que Escobar teve um pico de pressão e relacionou o episódio ao forte calor nos EUA.

Como vocês sabem, eu estou apresentando o Globo Esporte Brasil com o meu parceiro Escobar, mas hoje ele teve um pico de pressão, acabou não se sentindo muito bem, mas está tudo certo agora com ele.

Realmente o calor está 'brabo' aqui nos Estados Unidos. Então, hoje vou fazer o Globo Esporte sozinho.

Saudades de você já, Escobar! Um beijo, meu irmão!"

Como consequência, Alex Escobar foi retirado da programação especial da Copa nesta semana para se recuperar adequadamente. A emissora definiu que Fred Bruno assumirá sozinho a apresentação do Globo Esporte durante o período de afastamento do colega.

Veja:

DARK HORSE TEM QUE FICAR COM MENDONÇA E NÃO COM MORAES - DIZ PGR

PGR pede que caso Dark Horse saia das mãos de Moraes

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o caso Dark Horse seja transferido da relatoria de Alexandre de Moraes para o ministro André Mendonça. Nesta segunda-feira, 22, Moraes encaminhou a discussão ao presidente da Corte, Edson Fachin, que decidirá se há prevenção para que o processo fique sob responsabilidade de Mendonça.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou a manifestação no âmbito de uma notícia-crime protocolada pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), que pede a investigação de possíveis irregularidades relacionadas ao financiamento do filme Dark Horse, inspirado na trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo Gonet, os fatos narrados na representação já estão vinculados a uma petição em tramitação no STF sob a relatoria de Mendonça. Por esse motivo, a PGR defende que o caso seja redistribuído ao ministro.

A notícia-crime cita Jair Bolsonaro, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Lindbergh sustenta que a investigação deve apurar uma suposta conexão entre a produção cinematográfica e valores que Flávio teria negociado com Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.

Investigação envolve financiamento de Dark Horse

Inicialmente, o parlamentar petista pediu que a apuração fosse incorporada ao inquérito que investiga a atuação de Eduardo no exterior. Moraes, porém, decidiu retirar a notícia-crime desse procedimento e enviar a petição para análise da presidência do STF.

Agora, caberá a Fachin avaliar se existe prevenção de Mendonça para conduzir o caso, conforme sustenta a PGR.

A controvérsia gira em torno do financiamento do filme Dark Horse. No pedido encaminhado ao STF, Lindbergh afirma que pessoas ligadas ao Master podem ter utilizado recursos da instituição para viabilizar a produção audiovisual.

revistaoeste

TIREM AS CRIANÇAS DA SALA...

Polícia Federal consegue extrair conteúdo de segundo celular de Vorcaro

A Polícia Federal começou a extrair o conteúdo de um segundo celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro nesta segunda-feira (22).

Desde sua primeira prisão, em novembro de 2025, até agora, Vorcaro teve oito celulares apreendidos pela PF em diferentes fases da operação Compliance Zero, mas apenas um deles tinha sido aberto.

Da semana passada para cá, um segundo aparelho teve a criptografia quebrada.

Enquanto isso, sem fornecer senhas para acesso dos investigadores, familiares do banqueiro procuram um novo advogado para auxiliar em uma terceira tentativa de proposta de delação premiada, mas a polícia mostra que avança nas investigações e uma proposta teria que avançar muito para alcançá-las.

A perícia da PF segue tentando abrir também os outros seis aparelhos, quatro deles de modelo iPhone 17, com tecnologia diferente e de mais difícil acesso.

R7

ALGUÉM AVISA AO JAQUES QUE QUEM NÃO DEVE NÃO TEME

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre vínculos com ex-sócio de Vorcaro no Master

A defesa do senador Jaques Wagner (PT-BA) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira para anular a decisão que autorizou a busca e apreensão contra o parlamentar na semana passada. Líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva no Senado, o parlamentar foi alvo de operação da Polícia Federal no âmbito da investigação sobre o Banco Master.

A PF apontou que o senador foi o beneficiário central de vantagens econômicas pagas por integrantes do banco de Daniel Vorcaro, apontando relação próxima de Wagner com Augusto Lima, ex-sócio de Vorcaro. A polícia suspeita da atuação parlamentar do senador em temas de interesse do Master, como na tramitação de propostas sobre crédito consignado e o limite de cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e ainda durante a fiscalização parlamentar sobre a compra do Master pelo Banco Regional de Brasília (BRB). A PF apontou uma correlação entre essas atuações e supostas “vantagens econômicas indevidamente” recebidas por Wagner.

Em nota, a defesa do senador diz que apresentou recurso e busca a anulação “apontando erros graves que comprometem a medida”. A nota é assinada por Pablo Domingues. No texto, a defesa diz que há equívocos na decisão porque o parlamentar “jamais atuou no Congresso Nacional para favorecer” a instituição financeira. Ele afirma que uma prova disso é que “a única emenda de sua autoria sobre o tema”, apresentada numa Medida Provisória (MP) “propunha limitar juros e proteger os consumidores, justamente o contrário dos interesses do banco”. A defesa diz ainda que o senador se apresentou contra emenda apresentada por Ciro Nogueira (ainda que sem citar nominalmente o senador).

O advogado também diz que os valores em espécie encontrados em endereços ligados ao parlamentar têm “origem lícita e comprovada”. A PF apreendeu US$ 49 mil (o equivalente a R$ 253 mil na cotação atual) em espécie em um quarto do hotel Brasília Palace, onde ele costumar ficar em Brasília. Além disso, também foram apreendidos 33,5 mil euros e US$ 6,175 mil em seu endereço em Salvador, na Bahia.

“Parte é proveniente de diárias publicamente declaradas pagas pelo Senado para missões no exterior, e outra parte foi adquirida por meio de operações oficiais junto a instituição financeira, com registro regular. Não há nada a ocultar. O próprio Ministério Público Federal já havia considerado prematura a apreensão desses bens”, diz a nota.

Por fim, a defesa afirma que confia que o Supremo “corrigirá os equívocos e reafirma tranquilidade do senador quanto à sua conduta”.

O Globo

O 'RACHADINHA' DO VIBRADOR GOSTA DE PROCURAR SARNA PRA SE COÇAR

Janones quer montar QG de Lula no condomínio de Bolsonaro

O deputado federal André Janones (Rede-MG) afirmou que pretende alugar um imóvel no Condomínio Solar de Brasília, local onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reside atualmente e cumpre prisão domiciliar. Segundo o parlamentar, a casa serviria como um centro de apoio para a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições.

Janones falou claramente que o objetivo é é fazer a vida do líder conservador “um inferno”.

– O objetivo é ter uma casa, fazer um QG para a eleição presidencial no mesmo condomínio do vagabundo do Bolsonaro, para fazer a vida dele um inferno, fazer o enfrentamento, mostrar que nós não temos medo, que nós sabemos jogar o mesmo jogo deles – declarou à imprensa durante um evento em Divinópolis (MG) na última sexta-feira (19).

Lembrando, no entanto, que a prisão domiciliar de Bolsonaro pode ser revogada, uma vez que o prazo estabelecido se encerra na próxima quinta (26). A decisão caberá ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O parlamentar é conhecido por adotar um discurso combativo e cheio de provocações.

Em um treinamento de comunicação promovido pelo PT, Janones chegou a utilizar expressões agressivas ao comentar estratégias de disputa política e comunicação nas redes sociais. Na ocasião, também citou como exemplo uma campanha que associava o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao crime organizado, afirmando que a narrativa foi construída gradualmente pela equipe envolvida.

Ainda no evento, o parlamentar afirmou considerar justificável utilizar todos os recursos disponíveis para, em suas palavras, “defender a democracia no país”.

A estratégia de provocação presencial já foi adotada anteriormente por Bernardo Moreira Amado Barros, ex-assessor de Janones. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Bernardo aparece utilizando um megafone para ironizar a situação judicial e as condições de saúde de Bolsonaro.

Para ter acesso ao local, ele disse que iria visitar uma moradora, no dia 14 de novembro do ano passado. No entanto, ele usou um megafone para protestar contra o líder conservador. As informações são do Metrópoles.

O condomínio processou o ex-assessor.

Na ação judicial, a administração pede que Barros seja proibido de utilizar o acesso ao residencial para circular por áreas internas ou se dirigir a imóveis sem autorização prévia, sob pena de multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento.