15/05/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, faz coro com o treinador do América, Marquinhos Santos, se mostrando favorável à paralisação do Campeonato Brasileiro, em decorrência da crise humanitária registrada pelas cheias no Rio Grande do Sul. O dirigente está se antecipando a uma consulta pública realizada aos clubes pela confederação brasileira, que marcou uma importante reunião para o próximo dia 27 de maio, quando definirá sobre a manutenção do calendário do futebol. A entidade afirmou ainda que a reunião contará com os presidentes dos 20 clubes da Série A e também vai discutir “questões de direitos de transmissão e patrocínios”. A CBF vem recebendo uma forte pressão para interromper o calendário. No dia 9 de maio, o Governo Federal oficializou à entidade que controla o futebol no país, um pedido de paralisação do futebol em meio à tragédia climática gaúcha. A ação foi endossada por presidentes de clubes, como Alberto Guerra, do Grêmio, e Alessandro Barcellos, do Internacional, e também por jogadores, como o meia Giuliano, do Santos.


*O ministro da Educação Camilo Santana, afirmou que é contra Greve, e que na greve, quem perde é o Brasil e o alunos. “Prejuízo é para Brasil e para alunos e queremos evitar isso. Mas governo é aberto ao diálogo”, enfatizou. Em sua terra natal o Ceará, já a deputada Luzianne Lins (PT), sua ex-aliada partidária, defende que professores e universidades mantenham a greve geral por reajuste salarial; “Não é para parar, tem que continuar”. Professores de universidades, centros de educação tecnológicas e institutos federais das cinco regiões do Brasil exigem reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% —a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026. A paralisação teve início com a adesão de 21 instituições e, nesta segunda, chegou a 24 universidades, institutos federais e Cefets. Prestes a se completar um mês da última reunião, o governo federal anunciou uma nova rodada de negociação com os servidores.


*A empresa Dromedunas, conhecida por seus passeios de dromedários na praia de Genipabu, encerrou suas atividades após 26 anos de operação, devido à dificuldade em se manter no mercado. Em um comunicado, a CEO Cleide Batista expressou gratidão à comunidade local e aos parceiros, destacando a falta de demanda nos últimos anos como um dos principais motivos para o fechamento. Os dromedários foram realocados para uma fazenda-santuário na região Norte do Brasil, onde Cleide planeja continuar sua missão de preservação da espécie e fazer o lançamento de um livro sobre o “Case Dromedunas no RN”.


*O Senado aprovou, nesta quarta-feira (15), o projeto que suspende o pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos. O texto-base foi aprovado com 61 votos a favor e nenhum contra. A Câmara já havia aprovado a medida na noite de terça-feira (14). O texto agora vai à sanção presidencial. Segundo a proposta do governo federal, durante esse período, os juros que incidem sobre o estoque da dívida serão reduzidos a 0%. A dívida total do estado é estimada em cerca de R$ 98 bilhões. De acordo com a equipe econômica, o projeto deve abrir um espaço de R$ 23 bilhões nas contas do Rio Grande do Sul para priorizar gastos e investimentos na reconstrução do estado, sendo:A medida foi anunciada pelo Palácio do Planalto na segunda-feira (13), em razão das fortes chuvas e enchentes na região. Centenas de municípios foram destruídos e mais de 140 pessoas morreram.


*O Conselho de Ética da Câmara adiou a votação de um parecer contra o deputado André Janones (Avante-MG) acusado de quebrar o decoro parlamentar por supostamente praticar o crime de “rachadinha” em seu gabinete. O adiamento aconteceu após pedido unânime de vistas e, por causa disso, o processo será retomado na próxima semana. A representação feita pelo Partido Liberal (PL) foi baseada em áudios divulgados pela imprensa, nos quais Janones supostamente solicitava parte dos salários dos funcionários de seu gabinete para cobrir despesas de campanhas eleitorais. O relator do caso, Guilherme Boulos (PSOL-SP), recomendou o arquivamento do processo, argumentando que os fatos ocorreram em 2019, antes do atual mandato de Janones, e que casos semelhantes já foram arquivados pelo colegiado. Boulos mencionou uma jurisprudência que fundamenta sua recomendação.


*A Polícia Rodoviária Federal prendeu, no final da tarde desta terça-feira (14), em Monte Alegre/RN, um homem pelo crime de tráfico de drogas e apreendeu mais de 25 quilos de pasta base de cocaína. Os policiais deram ordem de parada a um automóvel Duster, que ao avistar a viatura tentou fugir. Após o acompanhamento tático, o veículo foi interceptado e durante inspeção foi encontrado em um compartimento oculto no parachoque do automóvel, 25,9 quilos de pasta base de cocaína em 25 tabletes. A droga, avaliada em mais de 3 milhões de reais, foi apreendida e o condutor, um homem de 29 anos, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado à 3º Delegacia de Plantão da Polícia Civil, em Parnamirim/RN.

Nenhum comentário: