20/04/2024

ABC FC PODE SER ÚNICO TIME COM 11 TÍTULOS SEGUIDOS

Título do ABC tornaria o clube 11 vezes campeão seguidamente

O ABC tem duas marcas que o colocam em destaque no cenário nacional e até internacional do futebol. Os recordes de títulos estaduais (57) e de 10 títulos seguidos (deca campeão) ao lado do América/MG. No entanto, esses números poderiam ser maiores e o Alvinegro poderia ser o único a ter 11 conquistas seguidas e 58 taças. Os dirigentes abecedistas nunca questionaram a não homologação de um título tão importante.

Para isso, uma das situações que se repetem com uma frequência histórica impressionante, no certame local, a disputa no “tapetão”, deveria ter ocorrido, mais uma vez, e lhe favorecido no ano de 1942, quando viria o HENDECA campeonato (11 seguidos).

Naquele ano em que a Segunda Guerra Mundial corria solta, o Brasil decidiu participar do conflito armado no dia 22 de agosto, após perder uma série de embarcações em seu próprio litoral. As causas para tamanhas tragédias apontavam para a ação criminosa de submarinos alemães, os temidos U-boats.

Pedido

Para homologação de um título Estadual, o clube pode solicitar uma avaliação da Federação local, ou a própria entidade, com base em estudos próprios, ou de outros, tomar a decisão.

A Confederação Brasileira de Futebol tem estimulado essa busca e vários clubes viram conquistas nacionais e até internacionais serem reconhecidas recentemente. Em nível de estaduais, destaca-se a decisão da Federação Paulista de Futebol – FPF que, em 2021, reconheceu e homologou títulos com após a produção do livro “125 anos de história. A Enciclopédia do Futebol Paulista”, que resgatou parte da história do futebol no estado de São Paulo. O Guarani, por exemplo, teve duas conquistas somadas à sua galeria de troféus: Os anos de 1930 e 1934.

Homologação

O Campeonato de 1942 foi marcado pelas reviravoltas. O torneio começou com um presidente da FNF (com o apoio do ABC), teve outro apoiado por América e Alecrim e a determinação do fim da competição, sem vencedores, foi assinada por outro, o capitão José Porfírio da Paz.

Na decisão ele alegou que o Campeonato não poderia ter continuidade devido aos preparativos para a competição de Seleções do Estado. Os treinos e a necessidade de ajustes no estádio Juvenal Lamartine foram alegados. Além disso, que CAP, América, Alecrim e Santa Cruz não desejavam mais a disputa, isolando Paisandu e ABC. A guerra também esteve entre as justificativas.

Acontece que, de acordo com as pesquisas do pesquisador Marcos Trindade, em todas as outras ocasiões anteriores, quando o Campeonato, por um motivo ou outro, o líder da competição, no momento da interrupção, foi homologado campeão. A exceção à regra, foi exatamente o Campeonato de 1942, declarado sem campeão.

Marcos Trindade relembra casos de 1922,23,24 e 25 onde haviam torneios e os campeões eram declarados vencedores estaduais e, mais especificamente 1928 e 1929 o Campeonato só teve um turno e o vencedor do turno foi homologado campeão. “A Federação, neste caso, homologou como campeão o vencedor do turno que, no caso foi o ABC. Não foi um caso de tapetão, afinal o campeonato não poderia prosseguir e quem estava na liderança ficava com a taça. Em 1936, aconteceu do mesmo jeito. Ela deu o título ao ABC que liderava. Em 1942 a Federação nunca homologou o título e ela deveria ter seguido os mesmos critérios de 36, 28 e 29”, explica Trindade.


No momento da interrupção, a pesquisa mostra que o ABC liderava o torneio. Havia um empate em pontos com o Alecrim e o Santa Cruz, no entanto, a equipe alvinegtra levava vantagem no saldo de gols. “Já fiz amplas pesquisas sobre o porquê desse Campeonato Estadual não ter seguido os mesmos padrões e nunca encontrei. Seria o 11º título seguido do ABC”, conclui.

No presente, ABC estreia na Série C

Tentando reviver as glórias do passado distante e algumas do passado mais recente, o ABC estreia na segunda-feira (21), no Campeonato Brasileiro da Série C. A partida será contra a Ferroviária, na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo às 20h.

O técnico Marcelo Cabo, que permaneceu no clube para a disputa, não antecipou a escalação inicial e ainda tem algumas escolhas a serem feitas. Tatitcamente, é de se esperar um Alvinegro mais cauteloso tentando trazer um ponto para casa, uma vez que na sequencia jogará contra o Naútico, no Frasqueirão.

O atacante Ruan, também remanescente do Campeonato Estadual é opção para o banco de reservas, mas pode aparecer no jogo. O jogador valorizou a preparação e ressaltou que o time brigará por cada ponto para atingir o objetivo de conquistar o acesso à Série B.

“Temos feito uma boa preparação para o início da Série C. Sabemos que é uma competição difícil, mas estamos prontos encarar os adversários que teremos pela frente. Chegamos com o objetivo de garantir o acesso, então vamos entrar em campo determinados a conquistar cada vitória e somar os pontos que precisamos para subir de divisão”, afirmou.

Ruan também falou sobre a importância de garantir um resultado positivo já na estreia. Mesmo jogando como visitante, o atacante destacou que o ABC vai em busca da vitória para ganhar confiança e ritmo para a sequência do campeonato.

“Estrear com o pé direito é fundamental para ganhar confiança e impulsionar nossa caminhada na Série C. Sabemos da qualidade do adversário, mas estamos focados em nosso próprio desempenho. Uma vitória na estreia pode nos dar ritmo para o resto da competição, então vamos atrás dela mesmo jogando fora de casa”, acrescentou.

TN

Nenhum comentário: