10/07/2022

'DISPENSO APOIO DE QUEM PRATICA VIOLÊNCIA' - DIZ BOLSONARO

Bolsonaro diz que dispensa apoio de quem pratica violência

Sem citar diretamente o episódio de um apoiador que assassinou um petista depois de invadir uma festa em Foz do Iguaçu, o presidente Jair Bolsonaro (PL) republicou uma mensagem de 2018 para dizer que dispensa o apoio de quem pratica violênia contra os opositores. Apesar disso, o presidente enfatizou a necessidade de "apurações". O presidente não lamentou o ocorrido nem prestou solidariedade aos familiares da vítima.

"Independente das apurações, republico essa mensagem de 2018: dispensamos qualquer tipo de apoio de quem pratica violência contra opositores. A esse tipo de gente, peço que por coerência mude de lado e apoie a esquerda, que acumula um histórico inegável de episódios violentos", disse o presidente em suas redes sociais.

Bolsonaro disse que "é o lado de lá que dá facada, que cospe, que destrói patrimônio, que solta rojão em cinegrafista, que protege terroristas internacionais, que desumaniza pessoas com rótulos e pede fogo nelas, que invade fazendas e mata animais, que empurra um senhor num caminhão em movimento".

"Falar que não são esses e muitos outros atos violentos mas frases descontextualizadas que incentivam a violência é atentar contra a inteligência das pessoas. Nem a pior, nem a mais mal utilizada força de expressão, será mais grave do que fatos concretos e recorrentes", disse o presidente, que pediu "que as autoridades apurem seriamente o ocorrido e tomem todas as providências cabíveis, assim como contra caluniadores que agem como urubus para tentar nos prejudicar 24 hora por dia."

No sábado, o policial penal Jorge José da Rocha Guaranho invadiu a festa do guarda municipal Marcelo Arruda e atirou contra os convidados. Um vídeo mostra ele atirando em Marcelo Arruda já caído. O aniversariante, que fazia uma festa temática do PT, reagiu e também atingiu o policial penal, que era bolsonarista e fazia uma defesa ardorosa do presidente. A Polícia Civil chegou a dizer que o atirador também havia morrido, mas corrigiu a informação e afirmou que ele está vivo, em estado grave, sob custódia, no hospital municipal Germano Lauck.

Nenhum comentário: