27/08/2021

'PEDI 'CANAIS' PARA DIÁLOGO COM BOLSONARO' - DIZ GILMAR MENDES

Gilmar Mendes diz que pediu a Bolsonaro ‘canais’ para o diálogo

Em meio à crise institucional no país, o ministro do Supremo Tribunal Federal  (STF) Gilmar Mendes reforçou a necessidade do diálogo e de que os Poderes estejam de “portas abertas” para esclarecimentos. O ministro afirma que disse ao presidente Jair Bolsonaro que é preciso ter “canais diretos” para acabar com “teorias conspiratórias” que circulam entre as instituições.

Mendes classificou que, entre os Poderes, há um ambiente de “muito mexerico e fofocas” pela falta de diálogo.

– Acho fundamental que nós dialoguemos, estejamos com as portas abertas, inclusive para fazer esses esclarecimentos – defendeu Mendes, em entrevista à Globo News nesta sexta-feira (27).

Gilmar Mendes usou a analogia de que a democracia é uma planta que deve ser cultivada e cuidada. Segundo o ministro, apesar de haver regras definidas na Constituição, há pontos que não estão escritos, como o respeito ao outro e a tolerância entre as instituições. Na defesa pelo balanceamento entre os Poderes, ele enfatizou que há momentos em que “nem sempre temos razão e o outro pode ter. Tudo isso precisa ser contemplado”.

O ministro também ponderou que é possível que o Brasil nunca tenha enfrentado um ambiente tão “conflitivo e incivilizado” como nos últimos tempos.

– É preciso ajudar a baixar a temperatura; [a] ideia de que somos mais fortes porque xingamos – declarou.

AE

Nenhum comentário: