18/01/2010

PAPO 10 - CLÉCIO SANTOS - 08/06/09

1 - BLOG - QUEM É CLÉCIO SANTOS?

C.S. - Um cidadão comum. Amado por alguns, odiado por outros. Filho de um servidor público federal. Meu pai foi carteiro dos correios e telégrafos durante 35 anos. Comecei a trabalhar muito cedo, aos 14 anos já vendia café na pedra do mercado em Areia Branca, para ajudar no sustento familiar. Aos 16 anos vim estudar em Ceara Mirim, no ginásio agrícola. Aos 18 iniciei carreira bancaria, tendo trabalhado em banco durante quase 25 anos. Iniciei atividades bancárias como auxiliar administrativo. Aos 22 anos já era contador do UNIBANCO, aos 24 anos sub-gerente do BANDERN, aos 27 gerente do BANDERN, aos 37 diretor de crédito geral do BANDERN. Além da profissão de bancário fui dirigente da Cia Açucareira Vale do Ceará Mirim, por quase 10 anos. Secretario Adjunto de Saúde do RN, Diretor Geral do DETRAN, Diretor Geral da Câmara Municipal de Natal e desde 2007, servidor da Câmara Federal, lotado no gabinete do deputado Rogério Marinho.

2 - BLOG - COM O DEPUTADO ROGÉRIO MARINHO PRESIDINDO O PSDB NO ESTADO DO RN, HÁ POSSIBILIDADES DO SENHOR ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DO TUCANATO EM CEARÁ-MIRIM?

C. S. - O Presidente do PSDB no estado do Rio Grande do Norte, até 21/10/2009, é o ex-senador Geraldo Melo. Portanto o assunto sucessão só será tratado na época certa. É muito provável que Rogério venha a ser o sucessor, mas não vamos nos antecipar. Com relação a Ceará Mirim, confesso que não tenho me empolgado com a ideia de vir a ser presidente do PSDB. Existem nomes importantes, no partido aqui em Ceará Mirim, como João Maria (SAAE), Vereador Júlio César, dentre outros. No momento estou dedicando meu tempo à revitalização do partido no estado.

3 - LEITOR - QUAL A SUA VERSÃO SOBRE O ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO ENVOLVENDO SEU FILHO CLÉCIO JÚNIOR. QUANDO ELE ERA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM?

C. S. - Posso garantir-lhe que Clecio Junior não se beneficiou, não se locupletou, de dinheiro público da câmara ou de nenhum outro lugar. Toda aquela encenação foi patrocinada pelo filho de Edinólia, Jeronimo Melo, utilizando Antônio Ivo e Ronaldo Venâncio como operadores da farsa. E o motivo foi porque rompi politicamente com os Melos naquela época. No relatório entregue pela sindicância foi constatado que os repasses do INSS e receita federal não estavam sendo feito em virtude da Prefeitura ter retido parte do duodécimo da Câmara. Aliás se isto for "escândalo de corrupção", o próprio Ronaldo e a Ex Prefeita Edinolia, cometeram o mesmo crime. É só verificar relatório da época que Ronaldo era presidente da Câmara. E com relação a Edinólia, pergunte ao Prefeito Peixoto. Toda Ceará Mirim sabe que a Prefeitura não recebeu absolutamente nada no mês de janeiro/2009, pelo fato de está inadimplente com INSS.


4 - LEITOR - O SEU FILHO CLÉCIO JÚNIOR VAI VOLTAR A MILITAR NA POLÍTICA DE CEARÁ-MIRIM ALGUM DIA?

C. S. - A política atrapalhou muito a vida dele. Era muito jovem quando se elegeu. Pedi a ele que voltasse a estudar para concluir o curso superior. Assim ele fez. Está cursando administração de empresas, após conclusão se desejar retornar à politica, terá todo meu apoio.

5 - LEITOR - COMO O SENHOR ESTÁ ENCARANDO A POSIÇÃO DO VEREADOR IRMÃO CARLOS, QUE DE PÚBLICO ANDA DIZENDO DO SEU APOIO A DEPUTADA MÁRCIA MAIA, SABENDO QUE ELA É FERRENHA ADVERSÁRIA DO DEPUTADO FEDERAL ROGÉRIO MARINHO, E ELE SER DOS QUADROS DO PSDB?

C.CS. - Este é um assunto que cabe ao partido decidir. O partido tem um estatuto e por ele que deveremos nos orientar. Vamos aguardar os acontecimentos.

6 - O SENHOR CLÉCIO SANTOS FOI POR MUITO TEMPO GERENTE DO BANDERN. NA SUA OPINIÃO QUAL O REAL MOTIVO DA FALÊNCIA DO BANCO, E COMO SE ENCONTRA HOJE A SITUAÇÃO DO MESMO JÁ QUE EXISTEM MUITAS PENDÊNCIAS JUDICIAIS?

C. S. - Realmente fui sub gerente, gerente e Diretor do BANDERN. O Banco não foi a falência, pelo contrário, estava numa situação muito boa quando o governo Collor, decidiu fechá-lo. Prá que você tenha uma ideia, a partir do segundo semestre de 1987, até seu fechamento, o Banco apresentou LUCRO em todos semestres. O que aconteceu de verdade foi um ato de irresponsabilidade do governo federal, desejando agradar ao Banco Mundial, pois este tinha intenção de privatizar todo sistema financeiro do Brasil, inclusive Caixa Econômica e Banco do Brasil. Hoje estão privatizados: BANESPA, BANERJ, BEMGE e tantos outros.

7 - LEITOR - COMENTA-SE PELA CIDADE DE CEARÁ-MIRIM NUMA DOBRADINHA ROGÉRIO MARINHO (PSDB)/FEDERAL E DICKSON NASSER (PSB)/ESTADUAL COM SEU APOIO E DE SUA ESPOSA VEREADORA ZÉLIA SANTOS. O SENHOR É PSDB, SUA ESPOSA É PSB. COMO FICARIA A FIDELIDADE PARTIDARIA NESSA SITUAÇÃO?

C. S. - A vereadora Zélia Santos seguirá fielmente, a orientação partidária. Ela apenas está aguardando que o partido a que ele pertence apresente os nomes. Até o momento ela não foi procurada por nenhum candidato do PSB. Quanto a mim, é certo que votarei em Rogério Marinho. Vamos aguardar os nomes que serão candidato a deputado estadual pelo PSDB.

8 - LEITOR - O SENHOR CLÉCIO SANTOS QUANDO GERENTE DA AÇUCAREIRA VALE DO CEARÁ-MIRIM, FOI DEMITIDO PELO GRUPO MELO, COMENTOU-SE PELA CIDADE NAQUELA ÉPOCA, QUE TERIA SEDO O SENHOR PROIBIDO DE PASSAR POR PERTO DE QUALQUER BEM QUE PERTENCESSE A AÇUCAREIRA, HOJE O SENHOR SE ENCONTRA AO LADO DO MESMO GRUPO. O QUE MUDOU DAQUELA ÉPOCA PARA CÁ?

C. S. - Vamos dividir em partes já que tem várias perguntas numa só: 1) Não fui demitido, pedi demissão. Tenho comigo cópia da minha ficha funcional. Não seria ético continuar na Cia Açucareira, onde o maior acionista era Geraldo Melo, estando rompido com ele. 2) Com relação a proibição de passar perto da Usina, foi o seguinte: depois que tinha deixado a Cia Açucareira, participei de uma evento na igreja de Ilha Bela, e lá quando anunciaram meu nome, houve uma salva de palmas. Em função disso mandaram colocar uma corrente na entrada de Ilha Bela, proibindo minha entrada.(risos). 3) Não continuo ao lado do mesmo grupo. Hoje tenho independência politica. Votei em Geraldo no ano de 2006, pela fato dele ter sido abandonado pelo PMDB. foi só uma questão de solidariedade, a um cidadão ceara-mirinense. Votei em Fabrício em 2008, porque considerava-o um candidato melhor que Peixoto, apesar de saber das dificuldades, pois tinha pesquisas em minhas mãos.

9 - LEITOR - COMO ERA O RELACIONAMENTO DO GERENTE CLÉCIO SANTOS COM OS DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA USINA?

C. S. - Com os operários mais simples muito bom. Com outros, que eram privilegiados, não era bom. Aliás muitos dos que recebiam privilégios tiveram que deixar a Usina. Prá que você tenha uma ideia, como era, e como ainda é bom meu relacionamento com os operários mais simples, é só verificar a votação dos meus candidatos nas secções da Escola Madalena Antunes e Instituto, que são redutos dos Melos. Nesta última eleição, por exemplo, mesmo todo pessoal de chefia da Usina, Edinólia, Geraldo Melo e Jeronimo, trabalhando para o Vereador Júlio César, minha esposa Zélia Santos foi mais votada que ele, nas escolas anteriormente citadas. Isto prova como ainda é bom nosso relacionamento.

10 - LEITOR - FAZENDO UMA AVALIAÇÃO ADMINISTRATIVA, COMO O SENHOR AVALIARIA O GOVERNO ANTONIO PEIXOTO?

C. S. - Eu sou adversário de Peixoto, e vou continuar sendo. Mas não posso ser irresponsável, para querer julgar alguem que mal iniciou a administração. Acho que ele cometeu um erro capital: Não ter realizado uma auditoria completa na Prefeitura. Daqui a pouco, ele começará a responder pelos erros que não cometeu.

Nenhum comentário: