Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens

20/06/2026

MESMO TENDO REDUÇÃO GRADUAL DE SEDAÇÃO PARREIRA SEGUE NA UTI

Parreira segue na UTI em quadro estável e tem redução gradual da sedação

O ex-técnico Carlos Alberto Parreira continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, para o tratamento de uma inflamação pulmonar. De acordo com nota oficial da instituição, o ex-técnico de 83 anos apresenta quadro estável e a sedação está sendo reduzida gradualmente, mas permanece respirando com auxílio de aparelhos. Ainda não há previsão de alta.

Parreira é acompanhado pelo pneumologista intensivista Arthur Vianna e por uma equipe multidisciplinar do hospital. O ex-treinador enfrenta, desde 2023, tratamento de um linfoma de Hodgkin – tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Desde a descoberta da doença, Parreira tem passado por sessões de quimioterapia.

Parreira conquistou a o tetra com o Brasil em 1994. Além disso, integrou a comissão técnica que levou o País ao tri em 1970, quando atuava na equipe de preparadores físicos do time comandado por Zagallo.

Ele também comandou a Seleção Brasileira na Copa de 2006 e dirigiu as equipes de Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait e África do Sul em Mundiais, se tornando o recordista de participações em Copas do Mundo.

No Brasil, Parreira passou por Fluminense, Corinthians, Bragantino, São Paulo, Atlético-MG, Santos e Internacional.

Veja a nota oficial do Hospital Samaritano

O Hospital Samaritano Barra, da Rede Américas, informa que paciente Carlos Alberto Parreira continua internado em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro de inflamação pulmonar. Ele permanece sedado e ainda respira com auxílio de aparelhos. No momento, seu quadro pulmonar apresenta estabilização, mas ainda necessita de cuidados intensivos. A sedação está sendo gradualmente reduzida.

O paciente está sendo acompanhado pelo pneumologista intensivista, Arthur Vianna, e pela equipe assistencial e multidisciplinar do hospital.

Não há previsão de alta.

Com Estadão Conteúdo

19/06/2026

JORNALISTA 'MATA' PAI DE MESSI E É DEMITIDA

Jornalista anuncia falsa morte de pai de Lionel Messi e é demitida

Uma jornalista argentina foi demitida nesta quinta-feira (18), após anunciar ao vivo a suposta morte de Jorge Messi, pai do craque argentino Lionel Messi. Logo em seguida, a família do atleta se manifestou desmentindo a informação.

A apresentadora Florencia Peña, da emissora argentina Luzu TV, interrompeu o assunto que estava sendo tratado durante o programa El Show del Verano (O Show de Verão, em português) para dar a triste notícia ao público.

— Não quero dar más notícias, mas acaba de morrer o pai de Messi. Duro, não? No meio do Mundial. Ele vai ter que ir [para a Argentina] — afirmou.

Jorge, de 68 anos, está hospitalizado, mas a causa não foi divulgada pela família, que se limitou a dizer, em nota divulgada também nesta quinta, que ele está em “evolução favorável”. Após alguns rumores, os familiares pediram para que qualquer notícia externa fosse desconsiderada.

Logo após a fala da jornalista, a família se pronunciou desmentindo a informação divulgada.

— Neste momento, ele está sob acompanhamento médico, em processo de recuperação (…) Diante das versões, rumores e especulações que circularam nas últimas horas, a família deseja expressar seu profundo desconforto com a falta de sensibilidade, respeito e escrúpulos com que algumas pessoas trataram uma situação estritamente privada e familiar — afirmou a nota.

Logo em seguida, a Luzu TV também se manifestou, lamentando o erro grave e anunciando providências internas diante da falsa informação divulgada.

— Da Luzu TV, lamentamos profundamente o que ocorreu ao vivo no programa El Show del Verano. Para o nosso canal, é inadmissível a divulgação de informações sensíveis sem a devida verificação prévia. Por esse motivo, as autoridades da Luzu TV decidiram desligar todos os responsáveis envolvidos. (…) Reafirmamos nosso compromisso com uma comunicação responsável, respeitosa e rigorosa — disse a emissora.

A apresentadora do programa também se manifestou por meio de suas redes sociais e disse que deixará o programa onde ocorreu o erro grave. Ela pediu desculpas aos familiares do camisa 10.

— Peço desculpas à família Messi pelo momento terrível que imagino que estejam vivendo. Estou muito envergonhada por ter sido o veículo para essa dor. Tenho que esclarecer que essa informação falsa me foi fornecida no meio da transmissão como verificada pela produção do programa, e eu confiei […] ainda assim, assumo a responsabilidade por fazer parte do erro, e é por isso que decidi dar um passo para o lado e encerrar minha participação na Luzu. Volto a pedir perdão de coração. Eu errei — declarou.

Os rumores sobre o estado de saúde de Jorge Horácio Messi começaram depois que o jogador foi visto chorando durante a partida de estreia da Copa do Mundo contra a Argélia. A partida terminou em 3 a 1, com três gols de Lionel Messi.

pleno.news

18/06/2026

PARREIRA ESTÁ NA UTI E RESPIRA POR APARELHOS

Hospital diz que Parreira está na UTI e respira por aparelhos

Carlos Alberto Parreira, técnico da seleção brasileira na conquista do Tetra na Copa do Mundo de 1994, está com quadro de inflamação pulmonar e respira com o auxílio de aparelhos. O estado de saúde do ex-treinador de 83 anos foi atualizado pelo Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde ele está internado.

Parreira está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e tem quadro estável, mas sem previsão de alta para o quarto. Ele enfrenta desde 2023 um um linfoma de Hodgkin.

O Linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que acomete o sistema linfático. Desde que descobriu a doença, Parreira tem passado por sessões de quimioterapia.

Além de conquista o Tetra no comando da seleção, Parreira foi auxiliar de Zagallo na conquista do Tri em 1970 e treinou o Brasil na Copa de 2006. Ele também dirigiu Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait e África do Sul em Mundiais.

Ao longo da carreira, Parreira comandou clubes no Brasil e no exterior. No futebol brasileiro, treinou equipes como Fluminense, Corinthians, São Paulo, Santos e Atlético-MG.

Leia a nota do hospita:

– O Hospital Samaritano Barra, da Rede Américas, informa que o ex-técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com um quadro de inflamação pulmonar e respira com auxílio de aparelhos. O paciente encontra-se estável, sem previsão de alta para o quarto A família agradece as manifestações de apoio – diz o texto.

Com informações AE

08/06/2026

SE VOCÊ TEM BICHO DE ESTIMAÇÃO SAIBA SE FAZ BEM OU MAL DIVIDIR A CAMA COM ELE

Dividir a cama com o seu bicho de estimação faz bem ou mal para a saúde?

Compartilhar a cama com um animal de estimação pode reduzir o estresse, aliviar a ansiedade e fortalecer o vínculo entre o humano e o bicho, porém, especialistas alertam que pode não ser uma boa ideia.

O veterinário Pablo Antonio Olmedo explicou que se deitar ao lado de seu melhor amigo pode aumentar os níveis de ocitocina, conhecida como o hormônio do bem-estar, e diminuir o cortisol, associado ao estresse. Isso significa que pode melhorar o seu humor e até mesmo ajudar você a adormecer mais facilmente.

A Fundação Nacional do Sono e a Associação Americana de Psiquiatria (APA) destacam que a presença de um animal pode aliviar a ansiedade, reduzir a solidão e reforçar a sensação de segurança, especialmente em quem vive sozinho.

"Compartilhar um momento tão íntimo fortalece a confiança e a conexão emocional", acrescenta Olmedo.

Porém, não são apenas lados positivos. A Academia Americana de Medicina do Sono alerta que um terço das pessoas que dormem com seus animais de estimação sofrem interrupções frequentes no sono. Os animais têm ciclos de sono diferentes, movimentam-se, roncam ou acordam de madrugada, o que pode afetar a qualidade do sono humano.

E outros riscos à saúde, como por exemplo, os animais serem portadores de parasitas, bactérias ou alérgenos, especialmente se não forem vacinados ou tratados regularmente com vermífugos. Para as pessoas que sofrem de alergias ou asma, a presença de pelos na cama pode agravar os sintomas.

Pesquisas descobriram que impressionantes 86% dos cães e 32% dos gatos são portadores de Enterobacteriaceae, que conta com salmonela, E. coli e shigella que podem causar gastroenterite em pessoas.

Outro problema encontrado são as pulgas. Eles podem passar dos animais para os humanos.

A Clínica Mayo, nos Estados Unidos, destaca que o risco de infecção é baixo quando os animais de estimação recebem cuidados veterinários adequados, embora recomende manter uma boa higiene tanto para o animal quanto para a cama.

Escovar o animal, lavar os lençóis com frequência e realizar exames regulares são medidas essenciais para reduzir riscos.

Dormir na mesma cama que seu animal de estimação também pode criar dependência emocional, aumentando a ansiedade de separação quando o dono está ausente. Por esse motivo, alguns especialistas recomendam deixar os animais dormirem em sua própria cama no quarto.

Deborah Lee da Farmácia Online Dr. Fox disse ainda que os pelos flutuantes do cachorro podem desencadear alergias humanas e as caspas dos animais, ou seja, minúsculos flocos de pele deixados pelos animais, podem interferir na respiração se inalados.

Segundo a especialista, elas são uma causa comum de alergia em crianças e adultos, por exemplo. Podendo causar rinite alérgica, dermatite, urticária e sintomas de asma.

“Quando você respira as partículas de caspa de animais em seus pulmões, as células imunológicas do seu corpo reconhecem o antígeno do cão ou gato como uma substância estranha que representa uma ameaça à sua saúde. Como resultado, uma reação inflamatória é iniciada, e um anticorpo chamado Ig E é liberado. Células chamadas mastócitos liberam histamina, que causa contração do músculo liso, fazendo com que as vias aéreas se contraiam, o que significa que você não consegue colocar tanto ar nos pulmões. A histamina também causa um aumento nas secreções brônquicas e inchaço”, explica.

Em última análise, a decisão cabe a cada dono de animal de estimação, porém, os especialistas recomendam manter os bichos longe das camas. É fundamental ter em mente o que é mais seguro tanto para você quanto para o seu animal.

02/06/2026

A PARTIR DE R$ 452 CHEGA AS PRATILEIRAS CANETA DE SEMAGLUTIDA BRASILEIRA

Caneta de semaglutida brasileira vai custar a partir de R$ 452 e chega às prateleiras ainda esse mês

A EMS anunciou que o preço da primeira caneta brasileira de semaglutida vai custar a partir de R$ 452. De acordo com a empresa, o medicamento chega ao mercado a partir do dia 15 de junho.

O anúncio foi feito em um evento fechado para pessoas ligadas ao mercado e médicos, e o g1 teve acesso à informação.

A versão brasileira do medicamento chega ao país com uma expectativa de aumentar o acesso ao tratamento, que pode custar cerca de R$ 1 mil por mês. A semaglutida é usada no tratamento da obesidade e sua inclusão no SUS já chegou a ser discutida, mas a demanda foi rejeitada justamente pelo alto custo.

A caneta da EMS foi a primeira versão nacional aprovada desde a queda da patente que era da Novo Nordisk. Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitiu que a empresa cobrasse como preço máximo da caneta o mesmo praticado pela Novo Nordisk no Ozempic e Wegovy -- valor próximo de R$ 800.

No entanto, a EMS já havia anunciado que traria sua versão com preços ao menos 30% mais baratos. O movimento também tem ligação com o mercado. Após a queda da batente, a própria Novo Nordisk reduziu preços para tornar sua versão mais competitiva, com os pedidos de versões nacionais. Até o início desse ano, havia ao menos 17 pedidos em análise na Anvisa.

Com o plano apresentado pela empresa nesta terça-feira, os valores começam em R$ 452, quase metade do praticado hoje no mercado.

Plano de preços

De acordo com a empresa, a solução foi desenvolvida para contemplar os três primeiros meses de tratamento. Com isso, o investimento total para os 90 dias de tratamento vai ser R$ 863,23.

Isso faz com que, na média, o paciente tenha um custo médio mensal de R$ 287 por mês durante a fase inicial, com as doses menores. Essas versões, chegam ao mercado no dia 15 de junho.

A empresa ainda propôs um pacote com duas canetas de 1,0 mg por R$ 896. Essa ainda não tem uma data para chegar às prateleiras.

g1

26/05/2026

COMEÇA A VALER NO RN A CARTEIRA DO AUTISTA

Carteira do autista começa a valer no RN

Deputado Kleber Fernandes
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) começou a sair do papel no Rio Grande do Norte como instrumento oficial para garantir prioridade no atendimento e ampliar o acesso de pessoas com autismo a serviços públicos e privados. A medida atende a famílias que, mesmo amparadas por lei, ainda enfrentavam dificuldade prática para comprovar direitos em áreas como saúde, educação e assistência social.

A carteira foi instituída no Estado pela Lei nº 12.459/2025, sancionada em 8 de outubro de 2025. A norma prevê a identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e estabelece que a expedição do documento, assim como a segunda via, seja gratuita. A finalidade é permitir atenção integral, pronto atendimento e prioridade nos serviços, especialmente em situações nas quais o autismo não é identificado visualmente.

A lei estadual segue a diretriz nacional da Lei Federal nº 13.977/2020, conhecida como Lei Romeo Mion, que criou a Ciptea no Brasil e alterou a Lei Berenice Piana. Na prática, o documento busca reduzir constrangimentos e barreiras enfrentadas por pessoas com TEA e seus familiares, sobretudo quando há necessidade de atendimento preferencial, acesso a políticas públicas ou comprovação da condição em órgãos e estabelecimentos.

Na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Kleber Rodrigues (PP), autor da lei, comemorou o início da emissão da carteira e afirmou que a implementação representa uma conquista concreta para famílias atípicas. O parlamentar disse que a inclusão social é uma de suas principais bandeiras e destacou que muitas leis aprovadas pelo Legislativo acabam ficando apenas no papel, sem produzir efeito direto na vida da população.

Durante pronunciamento na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, Kleber afirmou ter acompanhado, na segunda-feira 25, uma atividade voltada à inclusão nas escolas e à orientação de famílias atípicas. Segundo ele, a notícia de que a Ciptea passaria a ser emitida trouxe a sensação de que a lei finalmente havia se transformado em benefício real.

O deputado relatou situações de mães que deixam de trabalhar para cuidar de filhos com autismo e acabam dependendo de familiares ou vizinhos para se alimentar. Para ele, a carteira é uma medida simples, mas capaz de facilitar o cotidiano dessas famílias ao garantir reconhecimento formal da condição da pessoa com TEA.

Kleber informou que ouviu da secretária responsável pela área que as carteiras já estão disponíveis, que poderão ser enviadas por e-mail e que também será possível buscar a emissão na Central do Cidadão da Rodoviária, em Natal. Ele ressaltou que a lei foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais.

O parlamentar afirmou que o papel da Assembleia não deve se encerrar na aprovação das leis. Segundo ele, os projetos precisam ser implementados para que deixem de ser apenas documentos formais e passem a assegurar dignidade, oportunidade e acesso efetivo a direitos.

Com a emissão da Ciptea, o Rio Grande do Norte passa a oferecer um mecanismo oficial de identificação para pessoas com autismo. Para as famílias, o avanço significa mais segurança no acesso a serviços. Para o poder público, representa o desafio de fazer a política funcionar na prática, com atendimento regular, informação clara e estrutura suficiente para que o documento cumpra o papel previsto em lei.

Agora RN

CANETA EMAGRECEDORA BRASILEIRA É APROVADA PELA ANVISA

Anvisa aprova caneta emagrecedora brasileira após fim da patente do Ozempic

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta terça-feira (26), a primeira caneta de semaglutida sintética análoga ao Ozempic brasileira. O medicamento se chama Ozivy e é uma versão sintética do mesmo princípio ativo do Ozempic, que teve a patente derrubada em 20 de março.

O medicamento é fabricado pela EMS, que deu entrada no pedido em 2023 e passou pelo processo técnico de comprovação de eficácia, segurança e qualidade da Anvisa.

O Ozivy faz parte dos chamados medicamentos do tipo GLP-1 e é feito à base de semaglutida, princípio ativo dos medicamentos Ozempic. Essa categoria é indicada para o tratamento da diabetes tipo 2 e é popularmente conhecida como "canetas emagrecedoras".

A Anvisa ressalta que o Ozivy não é considerado um medicamento genérico, uma vez que a regulação brasileira não prevê a categoria de "genéricos" para produtos de origem biológica.

Em vez disso, o fármaco foi classificado pela agência como um "medicamento novo", sendo definido tecnicamente como um análogo sintético de um produto biológico.

Embora já tenha recebido o aval da Anvisa, o Ozivy ainda precisa passar pela aprovação de preço máximo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos antes de chegar às farmácias.

Após essa etapa, caberá exclusivamente à EMS decidir a data oficial de lançamento no mercado. Já a chegada da caneta ao SUS vai depender de uma avaliação e recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, além da aprovação do Ministério da Saúde.

A Anvisa ressalta que o Ozivy não é considerado um medicamento genérico, uma vez que a regulação brasileira não prevê a categoria de "genéricos" para produtos de origem biológica.

Em vez disso, o fármaco foi classificado pela agência como um "medicamento novo", sendo definido tecnicamente como um análogo sintético de um produto biológico.

Embora já tenha recebido o aval da Anvisa, o Ozivy ainda precisa passar pela aprovação de preço máximo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos antes de chegar às farmácias.

21/05/2026

COMPORTAMENTO: ESQUERDA TEM MAIS PROBLEMA DE SAÚDE MENTAL - APONTA ESTUDO

Estudo aponta que esquerda tem mais problemas de saúde mental

Um estudo publicado recentemente por dois pesquisadores independentes no periódico Journal of Open Inquiry in the Behavioral Sciences (leia aqui, em inglês) apontou que pessoas com pensamentos políticos mais à esquerda teriam indicadores de maior incidência de diagnósticos relacionados à saúde mental.

A análise foi conduzida por Emil Kirkegaard, da Dinamarca; e Meng Hu, de Hong Kong; com 978 participantes nos Estados Unidos. Em vez de perguntar inicialmente sobre alinhamento partidário, os autores optaram por aplicar uma série de questões voltadas a valores morais, sociais e culturais para posicionar os entrevistados em um espectro político entre direita e esquerda.

Entre as afirmações apresentadas aos participantes estavam frases relacionadas à superpopulação mundial, comportamento homossexual e outros temas ligados a debates culturais e sociais. A partir das respostas, os pesquisadores cruzaram os dados ideológicos com informações sobre saúde mental e comportamento.

Segundo o estudo, por exemplo, diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) aparecem como marcadores mais fortes entre pessoas de esquerda.

Outro ponto analisado pela pesquisa foi a relação entre ideologia e modificações corporais. De acordo com os autores, cabelos tingidos em cores como azul, rosa, verde ou roxo apareceram com frequência maior entre indivíduos de esquerda. O mesmo ocorreu com piercings.

Em relação a essa questão e a saúde mental, os pesquisadores reforçaram que estudos anteriores já haviam encontrado “uma correlação substancial entre modificações corporais, como tatuagens/piercings, e várias medidas psicopatológicas, como comportamentos autolesivos, uso de substâncias, baixa qualidade de vida, interação social reduzida e sofrimento emocional”.

Na interpretação apresentada pelos pesquisadores, essas características poderiam refletir maior abertura a comportamentos considerados não convencionais e uma tendência à valorização da autoexpressão em detrimento de padrões sociais tradicionais. O artigo sugere ainda que valores conservadores, por outro lado, estariam mais associados a estruturas morais objetivas, autocontrole e coesão social.

A pesquisa de Kirkegaard e Hu não é a primeira sobre o vínculo entre pensamento político e a saúde mental. Um estudo do Pew Research Center, divulgado em 2020, apontou que pessoas ligadas à esquerda relataram mais diagnósticos de problemas mentais do que aqueles ligados à direita. A pesquisa também indicou menor incidência desses problemas entre aqueles que estavam mais em ambientes religiosos.

Outro levantamento, realizado por pesquisadores das universidades Yale e Tuft e publicado em 2025, concluiu que conservadores norte-americanos tendem a avaliar sua saúde mental de forma mais positiva, relacionando esse resultado a fatores como religiosidade e patriotismo.

Já uma pesquisa baseada em dados familiares coletados em 2024, mulheres jovens de esquerda relataram maiores níveis de tristeza e solidão em comparação com mulheres conservadoras. Segundo o estudo, apenas 12% das entrevistadas progressistas disseram estar completamente satisfeitas com a vida, contra 37% entre as conservadoras.

pleno.news

18/05/2026

REMÉDIOS PARA COLESTEROL E CORTICOIDE ESTÃO SENDO RECOLHIDOS - VEJA QUAIS

Lotes de remédio para colesterol (atorvastatina cálcica) e de corticoide (fosfato de dexametasona) são recolhidos

Os medicamentos atorvastatina cálcica e rosuvastatina cálcica, produzidos pela empresa Cimed Industria S.A., passam por processo de recolhimento voluntário iniciado pela empresa.

A medida é referente ao lote 2424299 de atorvastatina cálcica 40 mg e ao mesmo lote (2424299) de rosuvastatina cálcica 20 mg.

Além disso, o medicamento fosfato dissodico de dexametasona 4 mg/ml solução injetável (caixa com 50) passa por processo de recolhimento voluntário iniciado pela empresa Hypofarma - Instituto de Hypodermia e Farmácia LTDA. A medida é referente ao lote 25091566.

O g1 busca contato com as empresas para posicionamento sobre as medidas. De acordo com o Diário Oficial da União desta segunda-feira (18), os motivos dos recolhimentos são:
  • Atorvastatina cálcica e rosuvastatina cálcica: suspeita de mistura de embalagem de cartucho de Rosuvastatina 20 mg no lote 2424299 de Atorvastatina cálcica 40mg.
  • Fosfato Dissodico De Dexametasona: turvação da solução quando o fármaco é diluído em associação com determinados medicamentos.
Para que servem os medicamentos?

A atorvastatina cálcica é um medicamento da classe das estatinas, indicado para reduzir o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos no sangue. Ela é receitada para prevenir doenças cardiovasculares, como infartos e AVCs.

A rosuvastatina cálcica também é um medicamento da classe das estatinas, usado para baixar o colesterol ruim (LDL) e os triglicérides, além de elevar o colesterol bom (HDL). Ela também é indicada para prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

Já o fosfato dissodico de dexametasona é um corticoide sintético utilizado para tratar condições inflamatórias severas, distúrbios alérgicos, doenças autoimunes, problemas dermatológicos e inchaços.

g1

17/05/2026

DICA DO EDITOR: ALIMENTOS QUE FORTALECEM SEUS OSSOS - VEJA 5

Saiba quais são os 5 alimentos que fortalecem seus ossos

O jornal The Washington Post deste sábado (16) publica ampla reportagem a respeito dos alimentos que fortalecem os ossos. Ensina a reportagem que para manter os ossos fortes, aposte em uma dieta rica em cálcio, magnésio e vitaminas D e K.

Os 5 melhores alimentos incluem: 

l) Leite e derivados: São as fontes mais conhecidas e absorvíveis de cálcio, mineral essencial para a estrutura óssea.

2) Vegetais verde-escuros: Espinafre, couve e brócolis oferecem altas doses de cálcio e vitamina K, que ajudam a aumentar a densidade óssea. 

3) Peixes gordurosos: Salmão e sardinha são excelentes fontes naturais de vitamina D, que facilita a absorção do cálcio pelo organismo.

4) Ovo: Considerado um alimento muito completo, possui cálcio, proteínas, fósforo e vitaminas, ajudando a manter a densidade dos ossos no envelhecimento.

5) Oleaginosas e sementes: Castanha-do-pará, nozes, chia e gergelim são fontes ricas em magnésio e ômega-3, cruciais para a formação e proteção do esqueleto.

Para garantir a absorção ideal desses nutrientes é preciso manter hábitos de vida saudáveis.

16/05/2026

DANOU-SE: MEL GIBSON DIZ QUE CUROU CÂNCER COM IVERMECTINA

Venda de ivermectina cresce após Mel Gibson citar cura do câncer

Um estudo publicado na última terça-feira (12) na revista JAMA Network Open apontou um aumento expressivo nas prescrições de ivermectina nos Estados Unidos após declarações do ator Mel Gibson que, em janeiro do ano passado, afirmou que três amigos teriam se recuperado de cânceres em estágio avançado usando o fármaco.

O levantamento foi conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e analisou dados de mais de 68 milhões de pacientes entre 18 e 90 anos atendidos em serviços ambulatoriais e emergenciais no país. Os pesquisadores compararam prescrições da combinação ivermectina-benzimidazol entre janeiro e julho de 2025 com o mesmo período do ano anterior.

Os resultados mostraram que, de forma geral, as prescrições desses medicamentos dobraram após a repercussão das declarações. Entre pacientes com câncer, o aumento foi ainda mais acentuado, ultrapassando 2,5 vezes os índices registrados anteriormente.

Apesar do crescimento, os autores alegam que não há evidências clínicas que comprovem segurança ou eficácia da ivermectina ou de medicamentos benzimidazólicos no tratamento do câncer em humanos. No entanto, é ressaltado que essas substâncias chegaram a apresentar atividade anticancerígena em estudos laboratoriais e em testes com animais.

No Brasil, a ivermectina é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apenas para tratamento de infecções parasitárias. Já o fenbendazol é destinado ao uso veterinário.

A oncologista clínica Clarissa Baldotto, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), ressaltou que resultados promissores em laboratório representam apenas fase inicial da pesquisa científica.

– Muitas substâncias que parecem promissoras em laboratório não se confirmam em estudos clínicos. Apenas uma pequena parte das moléculas que entram em pesquisa pré-clínica chega a ser testada em humanos – afirmou.

Por se tratar de pesquisa observacional, o estudo não estabeleceu relação direta de causa e efeito e avaliou apenas prescrições médicas, sem confirmar se os medicamentos foram efetivamente utilizados pelos pacientes.

IVERMECTINA NA PANDEMIA DE COVID

A repercussão em torno da ivermectina também remete à forte polarização registrada na pandemia de Covid-19. À época, o fármaco foi defendido por setores da sociedade e por parte da classe médica como uma alternativa terapêutica acessível, além de símbolo da autonomia profissional diante do que classificavam como resistência de autoridades e organismos internacionais ao chamado tratamento precoce.

Na ocasião, a controvérsia representava uma disputa sobre liberdade médica e direito de escolha do paciente. Defensores do protocolo, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, argumentavam que, em meio ao cenário de incerteza vivido na pandemia, os médicos deveriam ter a liberdade para prescreverem remédios como a hidroxicloroquina e a ivermectina caso entendessem ser uma forma viável de combate à Covid.

pleno.news

15/05/2026

EM SÃO PAULO ZÉ DIRCEU É DIAGNOSTICADO COM CÂNCER

José Dirceu é diagnosticado com câncer em hospital de São Paulo

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), foi diagnosticado com linfoma, que é um tipo de câncer no sistema linfático, de acordo com um boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta sexta-feira (15). Dirceu está internado desde o último dia 10 de maio. Segundo a unidade, ele está bem, mas permanecerá internado para iniciar o tratamento.

O ex-ministro anunciou recentemente a pré-candidatura a deputado federal por São Paulo, aos 80 anos, com o objetivo de fortalecer a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência. O último pleito de que Dirceu participou foi em 2002, quando foi eleito para o mesmo cargo em SP.

— Nosso papel é fazer uma campanha em São Paulo, porque aqui o Lula ganhou a eleição de 2022, quando ele tirou 4 milhões de votos do Bolsonaro. Então nós queremos tirar 5, 6 do Flávio — afirmou o petista.

Leia a íntegra do boletim médico:

Boletim Médico – José Dirceu de Oliveira e Silva
15/05/2026

O paciente José Dirceu de Oliveira e Silva foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 10 de maio para a realização de exames gerais, que revelaram o diagnóstico de linfoma. Ele se encontra em boas condições clínicas e permanecerá internado para iniciar o tratamento específico.

O paciente encontra-se aos cuidados do Prof. Dr. Raul Cutait, do Prof. Dr. Roberto Kalil e do Dr. Celso Arrais.

Dr. Luiz Francisco Cardoso
Diretor de Governança Clínica

08/05/2026

EM MINAS GERAIS PACIENTES RECEBEM ÁGUA DESTILADA EM VEZ DE VACINA PARA GRIPE

Pacientes recebem água destilada em vez de vacina da gripe em MG

Pacientes que buscaram a vacinas contra a gripe no município de Bambuí, no interior de Minas Gerais, receberam água destilada por engano, na última segunda-feira (4). A Secretaria de Saúde confirmou o erro e demitiu a técnica de enfermagem responsável.

Em nota, a prefeitura informou que a substância aplicada é estéril e não oferece riscos à saúde das pessoas. O posto de saúde onde o caso aconteceu já adotou as providências necessárias para corrigir a falha no atendimento.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que foi identificado um erro operacional durante a campanha de vacinação contra a gripe. Alguns pacientes receberam aplicação de água destilada em vez da vacina contra a influenza. Todas as providências já foram adotadas — informou o documento.

As autoridades garantiram que todos os moradores que receberam a água destilada não precisarão voltar ao posto de saúde Aparecida nos Açudes, onde ocorreu o erro. As equipes farão a correta aplicação na casa dos pacientes.

07/05/2026

ALERTA: PRODUTOS YPÊ SÃO RETIRADOS DO COMÉRCIO PELA ANVISA - RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR BACTÉRIA

Anvisa determina recolhimento de produtos Ypê com lotes final 1

A Anvisa determinou, nesta quinta-feira (7), o recolhimento imediato de detergentes, sabões líquidos e desinfetantes da marca Ypê que terminem com o número de lote "1". A medida, motivada por falhas graves na fabricação que indicam risco de contaminação por bactérias, suspende a comercialização, distribuição e o uso desses itens em todo o país.

A determinação é específica para produtos fabricados na unidade de Amparo (SP) pela Química Amparo. O consumidor deve checar o verso da embalagem: se o número do lote terminar em 1, o produto não deve ser utilizado.

A decisão veio após inspeção sanitária detectar o descumprimento de etapas críticas de controle de qualidade. Segundo a Anvisa, as falhas comprometem a segurança sanitária, permitindo a presença de microrganismos patogênicos nos produtos de limpeza.

Somente os lotes que terminam com o número 1, dos produtos abaixo estão afetados.

LAVA LOUÇAS YPÊ CLEAR CARE

· LAVA LOUÇAS COM ENZIMAS ATIVAS YPÊ

· LAVA LOUÇAS YPÊ

· LAVA LOUÇAS YPÊ CLEAR CARE

· LAVA LOUÇAS YPÊ TOQUE SUAVE

· LAVA-LOUÇAS CONCENTRADO YPÊ GREEN

A Anvisa determinou, nesta quinta-feira (7), o recolhimento imediato de detergentes, sabões líquidos e desinfetantes da marca Ypê que terminem com o número de lote "1". A medida, motivada por falhas graves na fabricação que indicam risco de contaminação por bactérias, suspende a comercialização, distribuição e o uso desses itens em todo o país.

A determinação é específica para produtos fabricados na unidade de Amparo (SP) pela Química Amparo. O consumidor deve checar o verso da embalagem: se o número do lote terminar em 1, o produto não deve ser utilizado.

A decisão veio após inspeção sanitária detectar o descumprimento de etapas críticas de controle de qualidade. Segundo a Anvisa, as falhas comprometem a segurança sanitária, permitindo a presença de microrganismos patogênicos nos produtos de limpeza.

Somente os lotes que terminam com o número 1, dos produtos abaixo estão afetados.

· LAVA LOUÇAS YPÊ CLEAR CARE

· LAVA LOUÇAS COM ENZIMAS ATIVAS YPÊ

· LAVA LOUÇAS YPÊ

· LAVA LOUÇAS YPÊ CLEAR CARE

· LAVA LOUÇAS YPÊ TOQUE SUAVE

· LAVA-LOUÇAS CONCENTRADO YPÊ GREEN

· LAVA-LOUÇAS YPÊ CLEAR

· LAVA-LOUÇAS YPÊ GREEN

· LAVA ROUPAS LÍQUIDO TIXAN YPÊ COMBATE MAU ODOR

· LAVA ROUPAS LÍQUIDO

· TIXAN YPÊ CUIDA DAS ROUPAS

· LAVA ROUPAS LÍQUIDO TIXAN YPÊ ANTIBAC

· LAVA ROUPAS LÍQUIDO TIXAN YPÊ COCO E BAUNILHA

· LAVA ROUPAS LÍQUIDO TIXAN YPÊ GREEN

· LAVA ROUPAS LÍQUIDO YPÊ EXPRESS

A Anvisa determinou, nesta quinta-feira (7), o recolhimento imediato de detergentes, sabões líquidos e desinfetantes da marca Ypê que terminem com o número de lote "1". A medida, motivada por falhas graves na fabricação que indicam risco de contaminação por bactérias, suspende a comercialização, distribuição e o uso desses itens em todo o país.

A determinação é específica para produtos fabricados na unidade de Amparo (SP) pela Química Amparo. O consumidor deve checar o verso da embalagem: se o número do lote terminar em 1, o produto não deve ser utilizado.

A decisão veio após inspeção sanitária detectar o descumprimento de etapas críticas de controle de qualidade. Segundo a Anvisa, as falhas comprometem a segurança sanitária, permitindo a presença de microrganismos patogênicos nos produtos de limpeza.

Somente os lotes que terminam com o número 1, dos produtos abaixo estão afetados.

· LAVA LOUÇAS YPÊ CLEAR CARE

· LAVA LOUÇAS COM ENZIMAS ATIVAS YPÊ

· LAVA LOUÇAS YPÊ

· LAVA LOUÇAS YPÊ CLEAR CARE

· LAVA LOUÇAS YPÊ TOQUE SUAVE

· LAVA-LOUÇAS CONCENTRADO YPÊ GREEN

· LAVA-LOUÇAS YPÊ CLEAR

· LAVA-LOUÇAS YPÊ GREEN

· LAVA ROUPAS LÍQUIDO TIXAN YPÊ COMBATE MAU ODOR

· LAVA ROUPAS LÍQUIDO

· TIXAN YPÊ CUIDA DAS ROUPAS

· LAVA ROUPAS LÍQUIDO TIXAN YPÊ ANTIBAC

· LAVA ROUPAS LÍQUIDO TIXAN YPÊ COCO E BAUNILHA

· LAVA ROUPAS LÍQUIDO TIXAN YPÊ GREEN

· LAVA ROUPAS LÍQUIDO YPÊ EXPRESS

· LAVA ROUPAS LÍQUIDO YPÊ POWER ACT

· LAVA ROUPAS LÍQUIDO YPÊ PREMIUM

· LAVA ROUPAS TIXAN MACIEZ

. LAVA ROUPAS TIXAN PRIMAVERA

· DESINFETANTE BAK YPÊ

· DESINFETANTE DE USO GERAL ATOL

.DESINFETANTE PERFUMADO ATOL

· DESINFETANTE PINHO YPE

· LAVA ROUPAS TIXAN POWER ACT

04/05/2026

SAÚDE: DR. KALIL CONVERSA SOBRE TEMPO IDEAL DE SONO - DORMIR DEMAIS FAZ MAL?

Dormir demais faz mal? 

A quantidade ideal de sono varia de pessoa para pessoa, mas especialistas recomendam, em média, pelo menos sete horas por noite. Dormir seis horas ainda é considerado razoável, mas abaixo disso os riscos à saúde aumentam significativamente. O tema foi debatido pelo Dr. Roberto Kalil e especialistas em medicina do sono no CNN Sinais Vitais deste sábado (2).

Durante o programa, o pneumologista Geraldo Lorenzi-Filho, diretor do Laboratório do Sono do InCor, destacou que pessoas que dormem pouco têm maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade. Já o excesso de sono também representa um alerta.

"Dormir demais é mais ou menos quando você come demais, passa do ponto", explicou Geraldo. Segundo ele, o organismo possui de três a cinco ciclos de sono, e ultrapassá-los pode gerar uma espécie de inércia, deixando a pessoa mais lenta e cansada ao acordar.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

02/05/2026

SAÚDE: PODE SOBRECARREGAR O PESCOÇO E LEVAR A DORES CRÔNICAS USO PROLONGADO DO CELULAR

Uso prolongado do celular pode sobrecarregar o pescoço e levar a dores crônicas

A população brasileira é marcada pelo uso constante do smartphone, seja para o trabalho, comunicação ou entretenimento. Os dados mais recentes da PNAD Contínua TIC 2024 do IBGE mostram um avanço recorde no uso de celulares no Brasil. Em 2024, 88,9% da população com 10 anos ou mais possuía celular para uso pessoal. No entanto, esse hábito cultural tem impactado a saúde da coluna. O tempo prolongado de tela, associado à má postura, está provocando uma escalada nos casos de cervicalgia, como são chamadas as dores no pescoço, em faixas etárias cada vez mais jovens.

De acordo com Marcos Ferreira Junior, ortopedista especialista em cirurgia de coluna do Hospital Orizonti, a flexão do pescoço ao usar o celular é a principal responsável. “Nosso pescoço está preparado para suportar o peso da cabeça, que é de cerca de cinco quilos, em média. Quando o indivíduo inclina a cabeça em 60 graus para olhar o celular, a carga suportada pelo pescoço pode chegar a 30 kg. Essa sobrecarga exige um esforço enorme de toda a musculatura para estabilizar a cabeça, gerando dores no pescoço, ombros e costas”, explica o médico.

A longo prazo, essa sobrecarga pode causar a retificação da lordose cervical, quando o pescoço fica mais reto e rígido, acelerar a degeneração dos discos e articulações e, em pessoas com predisposição, precipitar o surgimento de hérnias de disco. Em casos extremos, a má postura contínua pode levar ao aumento da cifose, causando inclusive alterações estéticas.

Os primeiros sinais de que há um excesso de uso e sobrecarga são a dor e a sensação de rigidez, a dificuldade de movimentar ou esticar o pescoço. No entanto, o médico alerta que alguns sintomas indicam a necessidade de buscar ajuda especializada de forma mais imediata, como a dor constante que dure mais de uma semana ininterrupta ou dores muito fortes que não apresentam melhora com analgésicos comuns. Dores que se espalham para os membros superiores, como ombros e braços, e a presença de dormência, formigamento ou perda de força nas mãos e nos braços também servem de alerta para ir ao pronto atendimento.

Para evitar o surgimento ou o agravamento das dores, o especialista lista mudanças de hábitos essenciais:

  1. Atenção à postura: Ao usar o smartphone, levante os braços e mantenha o aparelho na altura dos olhos, evitando dobrar o pescoço para baixo.
  2. Pausas regulares: Limite o tempo de uso contínuo. Faça pausas de 30 a 60 minutos. Durante o intervalo, faça movimentos de “sim e não” com a cabeça e estique a musculatura (flexão e extensão do pescoço).
  3. Ergonomia no Home Office: Utilize cadeiras que permitam apoiar bem as costas e a cabeça. O uso de apoio para os braços é fundamental para não sobrecarregar a musculatura e ajudar a manter o celular na altura correta.
  4. Atividade física: Pratique exercícios físicos regularmente, com foco no alongamento e fortalecimento da musculatura da coluna e região cervical.
O ortopedista do Hospital Orizonti ressalta que o tratamento cirúrgico é uma rara exceção, indicado apenas para casos de compressão neurológica grave. Na maioria dos pacientes, o problema é resolvido com reabilitação física, por meio de fortalecimento, alongamento e prevenção.

26/04/2026

HIPERTENSÃO: DOENÇA PEDE MUDANÇA DE HÁBITOS

Silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado neste domingo 26, alerta para uma doença silenciosa e que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta não apenas pessoas adultas ou idosas, já que cada vez mais adolescentes e mesmo crianças têm apresentado alterações na pressão arterial.

O Ministério da Saúde define a hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, como uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.

“A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo”, detalhou a pasta, ao citar a hipertensão arterial como um dos principais fatores de risco para acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Ainda segundo a pasta, a hipertensão arterial é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há diversos fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial de cada indivíduo, incluindo:

  •  tabagismo;
  • consumo de bebidas alcoólicas;
  •  obesidade;
  • estresse;
  •  elevado consumo de sal;
  • níveis altos de colesterol;
  • sedentarismo.
12 por 8

Em setembro do ano passado, uma nova diretriz brasileira de manejo da pressão arterial passou a considerar a aferição 12 por 8 não mais como pressão normal, mas como indicador de pré-hipertensão.

O documento foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão.

De acordo com a diretriz, a reclassificação tem como objetivo identificar precocemente indivíduos em risco e incentivar intervenções mais proativas e não medicamentosas no intuito de prevenir a progressão do quadro de hipertensão dos pacientes.

Para que a aferição seja considerada pressão normal, portanto, ela precisa ser inferior a 12 por 8. Valores iguais ou superiores a 14 por 9 permanecem sendo considerados quadros de hipertensão em estágios 1, 2 e 3, a depender da aferição feita pelo profissional de saúde em consultório.
Sintomas

Os sintomas da hipertensão arterial costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito, quadro que pode gerar dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Diagnóstico

Medir a pressão regularmente, segundo o ministério, é a única maneira de diagnosticar a hipertensão arterial. A orientação é que pessoas acima de 20 anos meçam a pressão ao menos uma vez por ano.

“Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano”.
Tratamento

A pressão alta, de acordo com a pasta, não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada.

“Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente”.

O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece medicamentos indicados para o tratamento da hipertensão arterial, por meio de unidades básicas de saúde (UBS) e do programa Farmácia Popular. Para retirar os remédios, basta apresentar:

  • documento de identidade com foto;
  • CPF;
  •  receita médica dentro do prazo de validade, de 120 dias. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas.
Prevenção

Além do uso de medicamentos, o ministério classifica como imprescindível a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo:

  • manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
  • não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
  •  praticar atividade física regular;
  •  aproveitar momentos de lazer;
  •  abandonar o fumo;
  •  moderar o consumo de álcool;
  •  evitar alimentos gordurosos;
  •  controlar o diabetes.
Agora RN