12/10/2026

PRIMEIRA MULHER A PRESIDIR O SENADO - ESSE É O DESEJO DA SENADORA TEREZA CRISTINA

Tereza Cristina: “Gostaria de ser 1ª mulher a presidir o Senado”

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) confirmou que pretende disputar a presidência do Senado e afirmou que já conversou sobre o assunto com o atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), e outros parlamentares.

Em entrevista à GloboNews, ela disse que gostaria de se tornar a primeira mulher a comandar o Senado, mas ponderou que a definição depende das articulações políticas para a próxima legislatura.

– Eu sempre disse que gostaria de ser a primeira mulher presidente do Senado. Eu gostaria de deixar um legado, principalmente para as mulheres – disse, ao lembrar que a Casa nunca teve uma mulher na presidência.

Tereza Cristina afirmou que já manifestou a Alcolumbre o desejo de sucedê-lo, mas ressaltou que ainda é cedo para definir os rumos da disputa. Questionada sobre a possibilidade de concorrer contra o atual presidente do Senado, ela disse que essa hipótese ainda não foi discutida diretamente entre os dois.

– Eu sempre disse a ele que eu gostaria de ser a sua sucessora. A sua sucessora pode ser agora ou pode ser depois – declarou.

A senadora também reconheceu que sua posição política a aproxima do senador Rogério Marinho (PL-RN), que também tem pretensões de comandar a Casa.

– Sendo uma senadora de centro-direita, eu vou estar muito mais alinhada com o Rogério Marinho – afirmou.

Na avaliação de Tereza Cristina, a eleição para a presidência do Senado também dependerá do cenário político após a escolha do próximo presidente da República. Ela defendeu conversas com os parlamentares que assumirão os mandatos em 2027 e com os atuais integrantes da Casa antes de uma definição.

– Eu acho que está muito cedo ainda. Eu já coloquei a minha pretensão de ser, gostaria de ser, mas a gente vai sentar à mesa – disse.

A senadora afirmou que pretende conduzir as articulações com disposição para negociar, sem abrir mão de seus objetivos.

– Eu sou uma pessoa do diálogo, sou uma pessoa tranquila, mas sou uma pessoa firme nos meus propósitos – declarou.

AE

Nenhum comentário: