Lula afirma que crime organizado já está no “Poder Judiciário”
Imagens: Reprodução/Jovem Pan
O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (7) que o crime organizado já passou a ocupar diferentes espaços de poder, incluindo o sistema financeiro, político e até o Judiciário. A declaração foi dada à imprensa após uma conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Durante a fala, Lula destacou que o combate às organizações criminosas precisa ser mais amplo e estratégico, já que, segundo ele, essas estruturas se adaptaram e ganharam dimensão internacional.
“O que nós precisamos fazer é destruir o potencial financeiro do crime organizado e das facções. Se a gente não destruir, eles vão virar, em alguns casos, empresas multinacionais”, afirmou.
Lula também alertou para a presença dessas organizações em diferentes setores da sociedade. “Eles estão em vários países, estão no futebol, estão na política, estão no meio empresarial, estão em tudo quanto é lugar, no Poder Judiciário”, disse.
Ele defendeu ainda uma atuação coordenada entre países para enfrentar o problema, com foco em inteligência e cooperação internacional. “Então o que nós queremos é trabalhar sério. O Brasil está disposto a dar um exemplo de um país que vai levar muito a sério isso”.
A fala ocorre em um momento em que o governo busca reforçar a agenda de segurança pública e combate ao crime organizado, com foco na desarticulação financeira das facções.

Nenhum comentário:
Postar um comentário