21/04/2026

POR DEPREDAR IMAGEM DE JESUS SOLDADO ISRAELENSE VAI FICAR UM MÊS PRESO

Soldado israelense que depredou imagem de Jesus vai ficar um mês preso

As Forças de Defesa de Israel (FDI) concluíram o inquérito que investigava a conduta de um soldado que aparece em vídeo danificando uma imagem de Jesus Cristo no sul do Líbano. A corporação afirmou que a ação “desviou-se completamente das ordens e valores” da instituição.

Segundo o relatório, o militar e o companheiro que gravou o vídeo serão removidos do serviço de combate e receberão 30 dias de detenção militar.
Conclusões da investigação

De acordo com a investigação, outros seis soldados estavam presentes no local durante o episódio. Eles não intervieram para impedir a ação nem a reportaram. A instituição convocará esses militares para discussões de esclarecimento. Depois dessa etapa, o comando definirá eventuais medidas adicionais.

O caso ocorreu durante atividade militar na região da aldeia cristã de Debel, no sul do Líbano. As FDI informou que tem trabalhado para auxiliar a comunidade local na substituição do símbolo danificado.

Em publicação na rede social X, as FDI afirmaram que suas operações no Líbano têm como alvo apenas o grupo terrorista Hezbollah e outras milícias armadas. A organização destacou que não atua contra a população civil libanesa.


A instituição afirmou ainda que reforçou orientações sobre conduta com símbolos religiosos antes da entrada das tropas em áreas sensíveis. Depois do episódio, o comando reiterará as instruções.

As conclusões foram apresentadas ao chefe do Estado-Maior do Exército israelense e ao Comando Norte. A chefia militar classificou a conduta como inaceitável e afirmou que o episódio representa falha moral e desvio dos valores das Forças de Defesa de Israel.

Reações ao vídeo do soldado

Comentaristas e autoridades do Estados Unidos, maior aliado de Israel, reagiram ao ataque. O embaixador norte-americano em Israel, Mike Huckabee, afirmou que “medidas rápidas, severas e públicas são necessárias”.

Huckabee, que também é pastor da Igreja Batista, comentou o caso depois da divulgação das imagens.

Comentaristas alinhados à direita norte-americana também se manifestaram. O ex-congressista Matt Gaetz classificou o episódio como “horrível” ao republicar a imagem do caso.

O primeiro-ministro do país judaico, Benjamin Netanyahu, condenou as ações do soldado.

No contexto do conflito regional, Israel iniciou operações terrestres no Líbano no início de março. O objetivo declarado foi destruir infraestruturas do Hezbollah, que controla o sul libanês.

As ações ocorrem em meio a confrontos mais amplos envolvendo o também grupo terrorista Hamas, que mantém embates com Israel desde os ataques de 7 de outubro de 2023.

revistaoeste

Nenhum comentário: