Memorial Alvinegro - Roberto Pereira Varela, o fidalgo.
Presidente do ABC FC em 1963-4. Sobre ele, transcrevo trechos de um brilhante texto de Woden Madruga, ex diretor social do ABC, publicado na TNorte.
"Nasceu num berço fidalgo e fidalgo foi a vida toda. Um cavalheiro no sentido exato. Foi preparado para ser líder. Aos 21 anos já era deputado estadual e aos 25 foi eleito prefeito de sua terra.
Prefeito de Ceará-Mirim em três mandatos diferentes e em cada um deixou a marca do administrador moderno, eficiente, fiel às tradições culturais de sua terra e de sua gente, cuidadoso com a preservação do seu rico patrimônio arquitetônico, seus sobrados e belos casarões. Filho de usineiro, herdou também a nobreza do pai, Luís Lopes Varela, que chegou ao Senado da República.
Usineiro, político e administrador, Roberto Varela foi também um desportista e, naturalmente, um homem de intensa vida social. Foi presidente do ABC Futebol Clube, piloto civil, fundador do Aéro Clube de Ceará-Mirim. Gostava de pilotar aviões e de derrubar boi nessas vaquejadas pelo Nordeste afora. Chegou a ocupar o governo do Estado, na condição de presidente da Assembléia Legislativa. Foi também oficial de gabinete do presidente Café Filho e exerceu cargos oficiais no exterior. Sempre esteve à vontade nos grandes salões.
Mas o seu reino mesmo, sua pasárgada sempre foi o Ceará-Mirim, o chão da infância, os horizontes da adolescência, as realizações da mocidade, a afirmação do homem adulto"

Nenhum comentário:
Postar um comentário