12/02/2026

MAIS DE 180 RAIOS ATINGEM GRANDE NATAL - CEARÁ MIRIM FOI ATINGIDA POR 112

Mais de 180 raios atingem Grande Natal em 24 horas

Mais de 180 raios atingiram cidades da região metropolitana de Natal ao longo de 24 horas. Vídeos de câmeras de segurança registraram relâmpagos e o som de trovões durante a chuva no início da manhã desta quarta-feira 11 em Ceará-Mirim.

Ao todo, foram registrados 184 raios no estado entre 8h40 da terça-feira 10 e 8h40 da quarta-feira 11, segundo levantamento da Neoenergia Cosern com base em dados da Plataforma Climatempo. Desse total, 112 descargas ocorreram em Ceará-Mirim, ao Norte de Natal. Na cidade, dois raios atingiram parte da subestação elétrica por volta das 5h da manhã, e cerca de 18 mil imóveis tiveram o abastecimento de energia interrompido por cerca de uma hora.

Após Ceará-Mirim, as cidades mais atingidas foram Taipu, com 26 descargas, e Extremoz, com 15 raios. Apenas um raio registrado não caiu em cidades da Grande Natal. Em Natal, foram registrados cinco raios, segundo o levantamento.

A companhia de energia divulgou orientações à população durante tempestades com descargas elétricas. Entre as recomendações estão buscar abrigo ao ver nuvens carregadas ou ouvir trovão; evitar ficar perto de árvores, animais, cercas de arame e objetos metálicos pontiagudos; não se abrigar debaixo de varandas, barracos e celeiros; não caminhar em áreas descampadas; não permanecer parado em rodovias, ruas ou estradas; não subir em telhados, terraços e montanhas; não tomar banho em praia, rio, açude ou piscina durante tempestade; não utilizar equipamentos elétricos ligados à rede; não falar ao telefone com fio ou usar celular conectado ao carregador; e não tomar banho com chuveiro elétrico.


Nenhum comentário: