Lula rejeita Conselho da Paz e diz que Trump quer uma nova ONU
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira (23), em Salvador, a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de criar um “Conselho da Paz” e afirmou que o Brasil não vai aceitar imposições externas para fazer política.
A declaração foi feita durante um evento nacional do MST, na capital baiana. Lula disse que o mundo vive um momento delicado e que regras internacionais estão sendo desrespeitadas.
– Ao invés de a gente corrigir a ONU, que a gente reivindica desde que eu fui presidente em 2003, o que está acontecendo? O presidente Trump está fazendo uma proposta de criar uma nova ONU e que ele sozinho é o dono – afirmou o presidente.
Nos últimos dias, Trump enviou convites a vários países para integrar o conselho, entre eles o Brasil. Lula avaliou que a proposta pode enfraquecer o multilateralismo e concentrar decisões em poucas mãos.
O presidente também disse que tem buscado diálogo com líderes de diversos países. Segundo ele, já conversou com representantes da Rússia, China, Hungria, Índia e México.
– Eu estou há uma semana telefonando para todos os países do mundo. Já falei com muitos […], tentando ver se é possível a gente encontrar uma forma de se reunir e não permitir que o multilateralismo seja jogado no chão para que predomine a força da arma, da intolerância – declarou.

Nenhum comentário:
Postar um comentário