21/01/2026

LULA PREFERE 'COÇAR OUTRAS COISAS' DO QUE USAR CELULAR NA MÃO

“Prefiro coçar outras coisas”, diz Lula sobre não ter telefone celular

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (20), durante um evento no Rio Grande do Sul, que não costuma usar celular e criticou o uso excessivo da internet. A declaração foi feita durante um discurso em que o presidente falava sobre a disseminação de notícias falsas e os impactos da vida digital no comportamento das pessoas.

– É isso que está tomando conta da cabeça da gente, e eu queria que vocês assumissem a responsabilidade. Eu não tenho celular, eu só uso celular para as minhas coisas de serviço, que eu peço para os meus companheiros. Eu não carrego celular. Ao invés de ficar carregando celular na mão, eu prefiro coçar outras coisas, do que usar celular na mão – disse.

Na sequência, o presidente afirmou que a sociedade vive um quadro de “dependência digital”, comparando o uso excessivo das redes sociais à dependência química.

– Não tem dependência química? Isso é dependência digital. As pessoas estão desaprendendo a viver livres – declarou.

A fala de Lula ecoa um posicionamento que ele vem adotando nos últimos anos, de se manifesar de forma crítica ao avanço das redes sociais e da inteligência artificial. Na última sexta (16), durante um evento no Rio de Janeiro, o petista reclamou do uso de IAs para modificar fotos de mulheres e fazê-las aparecerem, em alguns casos, sem roupa.

– E vocês mulheres tomem cuidado com essa tal de inteligência artificial. Eles são capazes de tirar uma foto sua sentada do jeito que você tá aqui e colocar você pelada no celular, é isso que é a inteligência artificial. Ele é capaz de tirar uma foto da Elika, vestidinha do jeito que ele tá, com a perna cruzada, e amanhã aparecer no celular a Elika sentada, pelada aqui – disse.

Nenhum comentário: