03/01/2026

CAPTURA DE MADURO: ESQUERDA CHORA, DIREITA COMEMORA!

Deputados de esquerda criticam EUA; direita comemora captura

Deputados brasileiros reagiram neste sábado (3) ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre um ataque contra a Venezuela e a captura de Nicolás Maduro, após uma madrugada de explosões em Caracas e em outros estados do país.

Segundo Trump, forças americanas realizaram “com sucesso um ataque em grande escala” e retiraram Maduro e a primeira-dama, Cilia Flores, por via aérea. Relatos locais apontam bombardeios em áreas estratégicas da capital e em regiões como Miranda, Aragua e La Guaira.

Parlamentares da esquerda criticaram a ação e falaram em violação da soberania venezuelana e do direito internacional.

– Gravíssimos os ataques dos Estados Unidos contra a Venezuela. Bombardearam o país e capturaram Nicolás Maduro. Trata-se de um ataque inaceitável à soberania do povo venezuelano e de toda a América Latina. Trump já deixou claro: quer as reservas de petróleo da Venezuela, não tem interesse em aprofundar a democracia naquele país, tampouco em combater o narcotráfico. Quem deve decidir sobre o próprio futuro são as venezuelanas e os venezuelanos – disse Talíria Petrone (PSOL-RJ).

– A agressão militar dos EUA contra a Venezuela é gravíssima e inaceitável. Viola o direito internacional e a soberania de um país sul-americano, com ataques que atingem a população civil de Caracas, que foi bombardeada! EUA falam de captura de Nicolás Maduro e não apresenta prova de vida até o momento. A escalada de guerra do Gov Trump chega ao nosso Continente em busca do controle político regional e do petróleo — a Venezuela detém cerca de 17% das reservas globais – afirmou Maria do Rosário (PT-RS).

– O mundo acorda estarrecido com as imagens e informações que chegam a cada instante da Venezuela. E pior: com uma confirmação de Trump em suas redes sociais da autoria desses ataques e até de rapto do presidente Maduro e sua esposa. As informações estão chegando aos poucos, mas evidenciam já um grave ataque à soberania do país e uma invasão bélica no território da América Latina – assumida pelos Estados Unidos -, que agride o mundo inteiro e de graves consequências. Atenta contra a paz e a segurança mundial. É preciso repudiar com rigor – declarou Zeca Dirceu (PT-PR).

Já parlamentares da direita comemoraram a captura anunciada pelo governo americano e classificaram o episódio como um possível marco político.

– Venezuelanos despertam hoje com esperança: o ditador foi preso! Fraudes eleitorais, tortura e assassinato de opositores, fome e miséria generalizadas… que Maduro pague, e pague CARO, por cada crime que cometeu com a cumplicidade de Lula, do PT e da extrema-esquerda brasileira – afirmou Marcel van Hattem (Novo-RS).

– A captura de Nicolás Maduro mostra que o mundo pode estar diante de um marco histórico. Ditaduras podem resistir por um tempo, mas não são eternas. A liberdade sempre encontra um caminho. Seguimos atentos aos desdobramentos – disse Zucco (PL-RS).

– Que notícia maravilhosa! Ditador sanguinário Maduro capturado e liberdade para o povo Venezuelano – declarou Bia Kicis (PL-DF).

pleno.news

Nenhum comentário: