16/01/2026

CAMPEONATO POTIGUAR 2026: GLOBO CAI DE QUATRO DIANTE DO AMÉRICA NO BARRETÃO

América faz 4 a 1 no Globo e retoma liderança do Estadual

O América não tomou conhecimento do Globo e voltou a mostrar força no Campeonato Potiguar. Com mais uma goleada por 4 a 1 — somando agora oito gols marcados em dois jogos — o Alvirrubro reassumiu a liderança da competição, perdida de forma provisória para o QFC na quarta-feira. O due-lo no estádio Barrettão, válido pela segunda rodada, confirmou o bom momento da equipe comanda-da por Ranielle Ribeiro e expôs as fragilidades do Tricolor da região Agreste.

Vindo de derrota na estreia, o Globo entrou em campo pressionado e disposto a reagir diante da tor-cida. Mas o América mostrou desde cedo que não estava disposto a facilitar. Logo aos 2 minutos, Kaká cobrou falta com precisão, obrigando Renan Bragança — de volta ao gol americano após se recuperar de lesão — a fazer boa defesa.

A resposta alvirrubra veio aos 6 minutos. Em jogada construída por Iarley, Alexandre Aruá acertou primeiro o travessão e, no rebote, marcou um belo gol de meia bicicleta, mostrando recurso típico de atacante decisivo.

A vantagem durou pouco. Aos 9 minutos, Lucas Rodrigues cometeu pênalti em Joãozinho. Kaká converteu e deixou tudo igual.

O ritmo seguiu intenso, mas o América voltou a ser letal. Aos 15 minutos, após escanteio cobrado por Souza, a defesa do Globo vacilou e Iarley apareceu mais rápido que todos para aproveitar o rebote do goleiro e recolocar o Alvirrubro na frente.

Aruá ainda sofreu falta perigosa aos 28 minutos, mas Souza cobrou na barreira. Mesmo assim, o Amé-rica terminou o primeiro tempo mais próximo de ampliar do que de sofrer o empate, controlando bem as ações e neutralizando o setor criativo do Globo.

A etapa final começou com o América mantendo o ímpeto ofensivo. Logo no primeiro lance, Salatiel cabeceou com perigo, assustando o goleiro Arthur. Pouco depois, Cassiano obrigou o arqueiro tricolor a fazer grande defesa em chute colocado da entrada da área.

A pressão virou gol aos 14 minutos. Em nova bola parada de Souza, Arthur soltou o rebote nos pés de Iarley, que mostrou oportunismo mais uma vez e marcou o terceiro do América, praticamente se-lando a vitória.

Com o placar confortável, Ranielle Ribeiro iniciou as mudanças para poupar atletas visando o com-promisso de domingo e dar ritmo ao elenco. Mesmo com as alterações, o América seguiu dominante. Cassiano ainda desperdiçou boa chance aos 21 minutos após roubar a bola no meio-campo e ganhar na velocidade, mas finalizar mal.

O Globo, por sua vez, não conseguia reagir. Renan Bragança virou mero espectador, já que o Tricolor não conseguia ultrapassar a bem postada linha defensiva americana.

Aos 28 minutos, veio o golpe final: em mais um escanteio cobrado por Souza, Alexandre Aruá subiu mais alto que toda a defesa e marcou seu segundo gol na partida, fechando o placar em 4 a 1. O América ainda criou outras oportunidades, mas pecou nas finalizações.

O América volta a campo no domingo, quando enfrenta o Laguna, na Arena América (estádio José Rocha), pela terceira rodada do Estadual. Já o Globo tenta se recuperar visitando o Potyguar, em Currais Novos.

Nenhum comentário: