Rússia critica apreensão de petroleiro feita pelos EUA
Nesta quarta-feira (7), a Rússia criticou a apreensão feita pelos Estados Unidos (EUA) de um petroleiro que saiu da Venezuela. Em comunicado, o governo russo chamou a medida de uma violação do direito marítimo. A embarcação estava sob bandeira russa e foi apreendido no Oceano Atlântico.
– De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982, a liberdade de navegação aplica-se em alto mar, e nenhum Estado tem o direito de usar a força contra embarcações devidamente registradas nas jurisdições de outros Estados – disse o Ministério dos Transportes da Rússia.
A embarcação Marinera antes se chamava Bella 1. De acordo com o governo americano, o petroleiro foi apreendido por “violar sanções dos EUA”.
– O Departamento de Justiça e o Departamento de Segurança Interna, em coordenação com o Departamento de Guerra, anunciam hoje a apreensão do navio M/V Bella 1 por violar sanções dos EUA. A embarcação foi apreendida no Atlântico Norte de acordo com um mandado emitido por um tribunal federal dos EUA, após ter sido rastreada pelo [navio] USCGC Munro – apontou.

Nenhum comentário:
Postar um comentário