05/05/2025

CEARÁ-MIRIM: PROMOÇÃO ENJOEI TROQUEI ÓTICA DINIZ - CORRE, CUIDA!

 

Rua General João Varela, 950

Ceará-Mirim/RN 


Na promoção Enjoei Troquei na Ótica Diniz seu óculos velho vale R$ 200 na compra de um óculos novo. Estás esperando o que meu filho? Vem-te embora, cuida!




BC: POR ONDE ANDA A CANALHADA QUE CRITICAVA CAMPOS NETO?

Governistas atacavam Campos Neto por alta dos juros, mas silenciam sob Galípolo

A taxa básica de juros – a Selic, atualmente no maior patamar desde 2016 – é alvo frequente de políticos e autoridades. No entanto, a ferocidade com que se contrapõem à alta dos juros pode variar, por exemplo, conforme o ocupante da cadeira de presidente do Banco Central.

No Senado Federal, parlamentares alinhados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mostraram denunciantes contumazes dos valores “extorsivos” da Selic entre 2020 e 2024, quando Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), comandava a autoridade monetária.

Os mesmos parlamentares, no entanto, têm silenciado diante da atual alta na taxa de juros, que chegou a 14,25% ao ano sob a direção de Gabriel Galípolo, indicado de Lula para presidir o Banco Central.

Galípolo está no cargo desde janeiro, e desde então o Comitê de Política Monetária (Copom) já promoveu duas altas de 1 ponto na taxa, além de indicar mais um reajuste, de menor magnitude, na próxima reunião.

A Gazeta do Povo analisou pronunciamentos de senadores eleitos em 2018 e que, portanto, cumpriram seus mandatos tanto no governo Bolsonaro quanto na terceira gestão Lula. Com base no site Placar Congresso, foram selecionados os senadores com mais de 85% de alinhamento ao governo e de presença nas sessões.

Nove parlamentares se encaixam nesse perfil:
  • Randolfe Rodrigues (PT-AP)
  • Humberto Costa (PT-PE)
  • Jaques Wagner (PT-BA)
  • Leila do Vôlei (PDT-DF)
  • Fabiano Contarato (PT-ES)
  • Ângelo Coronel (PSD-BA)
  • Dra Zenaide Maia (PSD-BA)
  • Jorge Kajuru (PSB-GO)
  • Rogério Carvalho Santos (PT-SE)
Foram selecionadas as falas desses senadores entre 1.º de janeiro de 2021 e 31 de março de 2025. O levantamento capturou 2.314 discursos durante a gestão Campos Neto (encerrada em dezembro de 2024) e 28 na administração Galípolo, iniciada em 2025.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

CONCURSO PARA AUDITOR FISCAL NO RN TEM COMISSÃO INSTALADA - EDITAL DEVERÁ SAIR ATÉ AGOSTO

Comissão do concurso para auditores fiscais é instalada no RN; edital previsto até agosto

O Governo do Rio Grande do Norte instalou, nesta segunda-feira (5), a Comissão responsável pela organização do novo concurso de Auditores Fiscais, que terá 50 vagas. Segundo a governadora, Fátima Bezerra, o edital para suprir as 50 vagas deve ser publicado até agosto de 2025. O processo seletivo será feito em duas etapas: provas objetiva e discursiva, seguidas de curso de formação. A expectativa é que a homologação aconteça até fevereiro de 2026.

Ao lado de secretários, procuradores e dirigentes sindicais, bem como dos membros da Comissão, a governadora Fátima Bezerra destacou a relevância do concurso para o equilíbrio fiscal e a justiça tributária no Estado. “Esse concurso demonstra a sensibilidade do nosso governo e o compromisso com o fortalecimento do serviço público. Os auditores desempenham um papel estratégico no combate à sonegação e no fortalecimento da arrecadação tributária. Essa é uma conquista que reflete a luta do sindicato e a disposição do governo em deixar um legado de responsabilidade fiscal e valorização do funcionalismo público”, afirmou.

O concurso decorre de acordo firmado entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern), sob mediação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em reconhecimento à necessidade de recompor os quadros da fiscalização tributária. Atualmente, são 292 auditores fiscais em atividade e 115 em abono de permanência. O certame também estará fundamentado em um Projeto de Lei que trata da reestruturação da carreira, reduzindo o número de cargos previstos de 590 para 390.

O secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, reiterou que a realização concurso é estratégica para garantir a arrecadação própria do Estado. “Esse é um momento muito importante para a Administração Pública, de muita expectativa, o cargo é muito desejado e já vem mobilizando um grande número de concurseiros. Eu não tenho dúvidas que esse concurso vai ser muito importante para o RN do ponto de vista das receitas”.

A Comissão do Concurso será coordenada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), responsável pela condução dos certames do Executivo Estadual. “Nosso objetivo é garantir um concurso público de alto nível técnico e que fortaleça a capacidade de atuação do Estado. Vamos trabalhar para cumprir essa agenda tão importante para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte na parte da arrecadação tributária”, disse o secretário da Administração, Pedro Lopes.

Representando a categoria, o presidente do Sindifern, Márcio Marcos de Medeiros, celebrou o início do processo e agradeceu a sensibilidade do Governo na realização do certame. “Um fisco fortalecido melhora as finanças do Estado. Esta reposição de quadros é essencial para garantir a continuidade e a eficiência da administração tributária. Nossa palavra é de gratidão nesse momento”, pontuou.

O CANALHA PEDIU DESCULPAS DIZENDO QUE É DA IGREJA - IGREJA DE SATANÁS

Governador do PT pede desculpas por falas: “Sou homem da igreja”

Nesta segunda-feira (5), o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) pediu desculpas após a repercussão negativa de sua fala sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores. Segundo o petista, suas falas foram interpretadas “fora de contexto”.

– Nós criticamos a forma que alguém deseja a morte do outro. Eu sou uma pessoa religiosa, de família, e não vou nunca tratar qualquer opositor com um tratamento deste. Foi descontextualizada [a declaração] – disse durante uma visita às obras de reforma do Teatro Castro Alves, em Salvador.

– Eu apresentei minha inconformação de como o país estava sendo tratado e dei o exemplo da pandemia. Se o termo vala foi pejorativo ou forte, eu peço desculpas. Não tenho problemas em registrar se houve excessos na palavra. Não houve intenção nenhuma de desejar a morte de ninguém – continuou o governador.

O petista disse reconhecer que a declaração foi “infeliz” e disse ser um “homem de igreja”.

– Reconheço que foi um termo infeliz, foi um termo ali do calor da fala. O termo “vala” não foi combinou. Já pedi desculpas por isso. É natural que quem faz política tenha coragem e a ombridade para entender. (…) Eu sou um homem de igreja, tenho fé em Deus. Jamais eu faria comparação do termo “vala” com a morte – afirmou.

“LEVA PARA A VALA”
A declaração controversa do petista foi feita durante a entrega de um colégio estadual na cidade de América Dourada, no interior baiano, na última sexta (2).

– Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele, e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota numa enxedeira… Sabe o que é um enxedeira? Uma retroescavadeira. Bota e leva todo mundo pra vala – disse Jerônimo.

DEPUTADA BIA KICIS ANTE A SUBSERVIÊNCIA AO JUDICIÁRIO; 'SE O CONGRESSO NÃO REAGIR AGORA, PODE FECHAR AS PORTAS' -

“Se o Congresso não reagir agora, pode fechar as portas”

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) deu uma declaração alarmante sobre a subserviência do Legislativo ante o Judiciário, mais especificamente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

– Se o Congresso Nacional não reagir agora, pode fechar as portas – declarou a parlamentar em entrevista à Revista Oeste.

O alvo de sua fala é o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que nutre íntimo relacionamento com ministros do STF, em detrimento dos interesses populares que carecem da autonomia do Congresso Nacional. No caso concreto, a anistia aos presos do 8 de janeiro.

O avanço da Suprema Corte sobre as prerrogativas da Câmara e do Senado ocorre com a anuência de Motta e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

– Estamos indignados com essa interferência do STF nas prerrogativas do Parlamento. A última agora foi o ministro Dino falar que uma declaração do deputado Sóstenes não está abarcada pela imunidade parlamentar – afirmou Bia Kicis.

A atuação de Hugo Motta no tocante à anistia é marcada por descumprimento dos compromissos firmados com a oposição. Mesmo com as assinaturas suficientes para que seja votado o regime de urgência, o sucessor de Arthur Lira (PP-AL) não pautou o projeto, tornando evidente seu comprometimento com o governo e com o STF.

Alimentando o poderio da Suprema Corte, Motta, recentemente, se queixou que o “Judiciário está se metendo em praticamente tudo”, acenando para o outro lado, no intuito de embaçar a visão de que há clara subserviência sua ao STF.

A oposição entende que um presidente que não cumpre acordos, é uma liderança fraca para a Câmara.

VAGABUNDOS: TÁ EXPLICADO O MOTIVO DE REDUÇÃO NA APOSENTADORIA DA MINHA MÃE DESDE 2023

Entidade investigada pela PF é condenada 28 vezes em 7 dias por fraudes do INSS; Duas sentenças foram no RN

A entidade Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), uma das investigadas pela PF (Polícia Federal) pelas fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), recebeu 28 condenações da Justiça em um intervalo de 7 dias.

Segundo levantamento feito pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, nas sentenças, proferidas entre 24 de abril e 1º de maio, a confederação foi obrigada a devolver o dinheiro descontado irregularmente das pensões e aposentadorias.

As decisões vieram logo após a operação da PF que mirou o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e outros servidores, deflagrada em 23 de abril. Procurada pelo jornal, a Conafer não se manifestou.

Entre os TJs (Tribunais de Justiça) de 8 Estados verificados pela publicação, São Paulo concentrou o maior número de sentenças, com 14 decisões. Alagoas e Amazonas registraram 4 condenações cada, Rio Grande do Norte teve 2, enquanto Pará, Ceará, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso contabilizaram uma sentença cada.

Em 17 dos 28 processos judiciais, a Conafer não apresentou qualquer defesa. Em 16 ações, os aposentados e pensionistas obtiveram o benefício da Justiça gratuita por comprovarem baixa renda.

Em 6 processos analisados, foi identificado um padrão nos extratos dos beneficiários: os descontos apareciam sob a denominação “Contrib. Conafer”. Todos esses beneficiários obtiveram decisões favoráveis.

As penalidades impostas à confederação foram além da simples devolução dos valores. Em 14 processos, a entidade foi obrigada a restituir o dinheiro em dobro, e em 16 casos teve de pagar indenizações por danos morais.

A pensionista Maria, de Aracati (CE), cidade com 75 mil habitantes no norte do Ceará, recorreu ao TJ do Estado em 2021 após identificar descontos não autorizados.

Em seu depoimento, Maria afirmou que foi “surpreendida” com descontos de R$ 22 realizados pela Conafer em 2020 e 2021. Ela destacou que recebia apenas um salário mínimo mensal e que “nunca autorizou os descontos“. Na 4ª feira (30), a juíza Danúbia Loss determinou que a confederação devolvesse em dobro o valor descontado e pague R$ 3 mil por danos morais à pensionista.

Poder 360

QUADRILHA: ATÉ O FREI CHICO FAZIA PARTE DO ESQUEMA DE PROPINAS DA ODEBRECHT

Frei Chico também estava no esquema de propina da Odebrecht e tinha um curioso codinome

O esquema de corrupção da Odebrecht desviava dinheiro de obras públicas para distribuir a políticos de diversas formas. Doação oficial, caixa 2, pagamentos no exterior e, pasmem, ‘mesada’.

Tudo isso para beneficiar a empresa em decisões dos governos, na aprovação de leis e em obras públicas.

A delação de Antonio Palocci revelou, entre um infindável espetáculo de horrores e barbaridades, que o cidadão conhecido como Frei Chico, irmão de Lula, durante mais de 10 anos recebeu ‘mesada’ da Odebrecht.

Assim, como todo corrupto beneficiário desse esquema espúrio, Frei Chico tinha o seu codinome nas planilhas de propina da empresa.

Como irmão do maior ‘cliente’ do nefasto departamento da construtora, que atuava no submundo do crime, Frei Chico ganhou um codinome bastante apropriado: Metralha.

Duro é saber que, no caso da Odebrecht, os favorecimentos à família ‘Metralha’ não se restringiam aos ‘irmãos’, atingiam também filhos, sobrinhos e amantes.

jornaldacidadeonline

CEARÁ-MIRIM: REDEMAIS OPÇÃO ESTAR PERTO É O QUE NOS FAZ GRANDE - OFERTAS DE 24/04 A 05/05/2025

 


ABSURDO: EM JOÃO CÂMARA/RN FILHO PARA ENTERRAR O PAI ELE MESMO TEVE QUE CAVAR A COVA

Filho abre cova para enterrar corpo do próprio pai em cemitério público do RN

Familiares em luto pelo falecimento de um agricultor aposentado ficaram indignados por eles mesmos terem que abrir a cova para enterrar o corpo do patriarca no cemitério do distrito de Queimados, em João Câmara, na região Agreste do Rio Grande do Norte. A cena foi filmada e compartilhada nas redes sociais.

José Gabriel Batista, de 82 anos faleceu na última terça-feira (29) em sua residência, onde vivia com a esposa, na zona rural do município.

O sepultamento ocorreu na manhã do dia seguinte, a quarta-feira (30). No entanto, as imagens da despedida, divulgadas pela família neste fim de semana, chocaram a comunidade.

Segundo a família, os funcionários do cemitério público do distrito foram informados do sepultamento ainda na tarde da terça e informaram que a cova estaria aberta na manhã seguinte.

Porém, quando o cortejo chegou ao local na manhã seguinte, a cova ainda estava inacabada. Segundo o filho de José Gabriel, o também agricultor Clodoaldo de Almeida Batista, o coveiro disse que o barro era duro e não tinha ferramentas necessárias para concluir o trabalho a tempo.

Indignado, o próprio Clodoaldo entrou no buraco e concluiu a abertura da cova.

“Não pensei muito, na hora. Só entrei no buraco e conclui a cavação. Terminei de cavar a cova e tirar a toda a terra. Fizemos o sepultamento do meu pai, mas muito indignados com o acontecido. O que eu passei no sepultamento do meu pai, não quero que nenhum outro filho, nenhuma outra família passe”, afirmou.

“É constrangedor você chegar no cemitério para fazer o sepultamento de um ente querido e ainda ter que concluir a cavação da cova onde vai ser enterrado”, ressaltou.

Procurada pela Inter TV Cabugi, a prefeitura do município informou que tomou conhecimento da situação por meio do vídeo nas redes sociais e está apurando o fato. Ainda de acordo com o município, todos os coveiros receberam material de trabalho logo que contratados.

“Estamos apurando e serão tomadas as providências cabíveis”, informou a gestão municipal.

g1RN

BOLSONARO REAGE AO GOVERNADOR VAGABUNDO QUE SUGERE A MORTE DOS BOLSONARISTAS

Bolsonaro reage após governador petista sugerir joga-lo na “vala”

Jair Bolsonaro (PL) reagiu às declarações polêmicas do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), sobre mandar o ex-presidente e seus apoiadores “para vala com enchedeira”. Bolsonaro repercurtiu a fala nesta segunda-feira (5), em uma publicação no Instagram.

– Não houve abertura de inquérito, nem busca e apreensão, tampouco convocação da Polícia Federal para apurar incitação à violência. Nenhuma nota de determinado do STF, nenhuma indignação de determinado ministro que se diz fervoroso interessado no assunto, nenhuma capa de jornal tratando o caso como “ameaça à democracia”. Ao contrário: silêncio, cumplicidade ou até aplausos discretos – escreveu.

O líder conservador também declarou que “esse tipo de discurso, vindo de uma autoridade de Estado, não apenas normaliza o ódio como incentiva o pior: a violência política, o assassinato moral e até físico de quem pensa diferente. É a institucionalização da barbárie com o verniz de ‘liberdade de expressão progressista’”.

– Agora imagine se um apoiador de Bolsonaro dissesse algo remotamente parecido, ou usasse a palavra “vala” em qualquer contexto. Seria manchete, seria prisão, seria processo por “discurso golpista” e “incitação ao ódio”. O padrão é claro: só há crime quando convém ao sistema, só há repressão quando o alvo é a oposição – apontou.

– A verdadeira ameaça à democracia não está em frases de WhatsApp ou em manifestações populares. Está no alto da cadeia de poder, onde os que gritam por “tolerância” e “combate às fake news” são os mesmos que, na prática, incitam o ódio, mentem descaradamente e permanecem blindados por um sistema que escolheu lado – finalizou.

GOVERNADOR VAGABUNDO PETISTA DISSE QUE QUER A MORTE DOS OPOSITORES - ESSE VERME É DE EXTREMA O QUE?

Governador petista dá declaração sórdida e ameaça eleitores de Bolsonaro

Um vídeo que circula amplamente nas redes sociais nesta semana mostra o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), fazendo uma declaração polêmica que tem provocado indignação no povo.

Durante a inauguração do novo colégio estadual Professora Nancy da Rocha Cardoso, realizada na sexta-feira (2 de maio de 2025), no distrito de Soares, em América Dourada, Jerônimo deu uma declaração sórdida e ameaçadora.

Na ocasião, o governador declarou:

“Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar.

Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira, bota e leva tudo pra vala”.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) comentou o episódio:

“Quando eu digo que se pudesse, esse pessoal matava a gente, duvidam. E ainda tem quem acredita que estamos lidando com apenas políticos com pensamentos contrários – não. São movidos por uma ideologia genocida”, afirmou o parlamentar.

BRASIL 'VEI' SEM PORTEIRA

Congresso destina R$ 10 bilhões a ações sem detalhes dos gastos

O Congresso Nacional destinou um quinto das emendas parlamentares deste ano, ou seja, R$ 9,7 bilhões, para ações genéricas que não detalham como os recursos de fato serão aplicados. A informação consta em um levantamento do jornal O Globo.

De acordo com os dados, essas emendas estão reservadas para fins como “fomento à agricultura”, “apoio à política nacional de desenvolvimento urbano”, “desenvolvimento de atividades e apoio a projetos de esporte, educação, lazer”, “desenvolvimento de políticas de segurança pública” e “apoio a projetos de infraestrutura turística”.

Na prática, essas denominações genéricas podem incluir inúmeros tipos de serviços, e a destinação exata só é informada após negociações dos parlamentares com os chefes do Executivo municipais e estaduais, ou seja, perfeitos e governadores.

Por exemplo, a ação “apoio a projetos de infraestrutura turística” possibilita usar a verba em atos que vão desde a construção de calçadas até a aeroportos. Para especialistas ouvidos pelo Globo, o método pode ser usado como estratégia para dificultar o rastreamento da verba por órgãos de controle.

– É possível fazer uma emenda com valor muito maior para ações de perfil extremamente amplo. Obras de pavimentação, que têm grande apelo político e visibilidade, são realizadas por diversos ministérios, como o do Turismo e, até recentemente, o da Defesa – diz um estudo dos especialistas em Orçamento Hélio Tollini e Marcos Mendes.

A ação genérica que mais recebeu verbas este ano foi “apoio a projetos de desenvolvimento sustentável local integrado”, com R$ 3,65 bilhões em emendas. O senador Weverton (PDT-MA) foi o que destinou mais dinheiro à ação, um total de R$ 23 milhões. Contatado, ele afirma que “na hora de se tomar a decisão [sobre como o recurso será gasto] é que o deputado ou senador manda um ofício com sua opinião formada”.

– Não vejo problema nenhum, pelo contrário, dá mais condições de atender a demanda de acordo com a realidade de cada município – declarou.

O ofício, contudo, nem sempre é divulgado, e o destino exato da verba só é conhecido após o envio do recurso.

Para Marina Atoji, diretora de programas da Transparência Brasil, o ideal é que haja “um mínimo de detalhamento”, pois a “concentração gera problemas de planejamento e transparência, já que a informação sobre a destinação dos recursos só é reconhecida depois da sua indicação pelo congressista, inclusive para o próprio governo, que irá transferir os recursos para estados e municípios”.

pleno.news

GOLPE: OS GOLPISTAS DOIDOS PARA ME PEGAREM USANDO MEU EMAIL - FIQUEM ESPERTO

 



MAIS UM AGRICULTOR É ATACADO POR ONÇA

Novo ataque de onça contra agricultor

Um incidente incomum mobilizou moradores e autoridades de Maquiné, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, no último domingo (04), quando um homem foi atacado por uma onça parda, também conhecido como puma ou leão-baio (no RS) — em sua propriedade na localidade de Pedra do Amolar, zona rural do município.

A vítima, um agricultor, sofreu ferimentos, mas foi prontamente socorrida e encaminhada para atendimento médico. Segundo as autoridades locais, seu estado de saúde é considerado estável.

Relatos iniciais indicam que o felino pode ter se sentido ameaçado antes de investir contra o agricultor. A situação teve início quando os cães da propriedade começaram a latir de forma insistente nas proximidades de uma área de mata. Ao verificar o que estava acontecendo, o homem acabou surpreendido pelo animal selvagem. No entanto, a reação dos próprios cães foi decisiva: eles enfrentaram o puma e conseguiram fazê-lo recuar.

Conhecedor da fauna local, o morador é ex-guarda-parque e tem familiaridade com a região da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o que pode ter contribuído para sua rápida reação diante do ataque. A Prefeitura de Maquiné informou que uma equipe técnica será enviada ao local para realizar uma vistoria detalhada. Além disso, o governo estadual será envolvido no caso, por se tratar de uma questão que envolve a responsabilidade ambiental.

Em comunicado oficial, a administração municipal reforçou o alerta à população sobre os riscos de circular sozinho por áreas de mata ou regiões de criação de animais, especialmente em horários de pouca luminosidade. Entre as orientações, destacam-se: evitar trilhas solitárias, manter os animais domésticos protegidos à noite e redobrar a atenção em zonas rurais.

O puma é um dos maiores felinos do continente americano. Apesar de ser um animal que normalmente evita o contato com seres humanos, ele pode reagir de forma agressiva quando acuado ou surpreendido em seu território.

Recentemente, um homem foi morto e devorado por uma onça-pintada em Mato Grosso do Sul.

Caso queira ver as imagens dos ferimentos, clique no link abaixo:

ALÔ CEARÁ-MIRIM/RN, VEM AÍ O SHOW DO ANO - PEGA FOGO O CABARÉ 2.0 COM MUÇÃO, ZÉ FABIANO E RENAN DA RESENHA

   Se você não for só você não vai!


Pega Fogo o Cabaré 2.0

📅 Data: 31/05/25

⏰ Abertura: 18h30 com Happy Hour e Show de Abertura

🎤 Show Principal: 20h30 com Rennan da Resenha e Mução

Um evento imperdível que está rodando o país e chega a Ceará-Mirim para uma noite de muitas risadas e diversão!

✅ Estrutura completa: Bar, praça de alimentação e  segurança para seu conforto.

⚠️ Classificação etária: 16 anos

🎟 Pontos de Vendas Fixos:

📍 Drogaria Santana

📍 Cacau Show - CM

📍 Black Swan

💻 Vendas Online: Outgo

Garanta já o seu ingresso e não fique de fora dessa! 🔥     

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA (05) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


Natal/RN, segunda-feira, 05 de maio de 2025

"Felizes os que andam conforme a instrução do Senhor."

(Salmo 118)

Evangelho: João 6,22-29

"No dia seguinte, a multidão que estava do outro lado do mar percebeu que havia ali apenas um barquinho e que Jesus não tinha acompanhado seus discípulos no barco, mas que eles haviam partido sozinhos.

Amém, amém, eu vos digo: vós me buscais não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos saciastes.

Trabalhai não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece para a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará e que Deus Pai marcou com seu selo."

Irmãs e irmãos,

Multidões de todos os lados se deslocam de lá para cá quando corre a voz de que Jesus está por perto.

Cada um tem seus motivos para querer ser visto e escutado por Ele.

A maioria são enfermos e atribulados por males que limitam muito a vida; alguns poucos talvez o busquem pela pura satisfação de ouvir as maravilhas de Deus, expostas de maneira tão simples e compreensível como nenhum outro mestre havia feito.

Mas desta vez, o Senhor demonstra certa impaciência com as intenções coletivas de repetir a distribuição gratuita de peixes e pão.

Sem medo de perder a popularidade, Ele adverte que não adianta se cansar correndo atrás apenas de coisas materiais.

É preciso crer e fazer, a cada dia, o que Deus inspira em nossos corações.

(Cf. Paulinas, Viver a Palavra 2025)

PROPOSTA DO DIA

Repetir: "A obra de Deus é crer naquele que Ele enviou."


Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação


Programação de hoje na Antiga Catedral:

16h: Terço Mariano

16h30: Santa Missa

NA FARRA DAS EMENDAS JÁ PAGAMOS R$ 2,3 BILHÕES

Balcão: Lula já mandou pagar R$2,3 bilhões em emendas parlamentares

O governo Lula (PT) já pagou este ano R$2,3 bilhões em emendas parlamentares. O número é do Tesouro Nacional, já que o Portal da Transparência esconde desde o início do ano as despesas do governo petista. A maior parte da grana dos pagadores de impostos bancou emendas individuais (R$1,6 bilhão) e os R$780 milhões restantes em emendas de bancada. Apesar de todo o show do Planalto em consórcio com o STF, Flávio Dino à frente, as emendas têm sido transferidas regularmente todos os meses, este ano.

Nem um mês

O ministro do STF Flávio Dino “suspendeu” emendas, interferiu, fez reuniões, distribuiu ameaças, mas houve pagamentos de janeiro a abril.

Maior de todas

A maior emenda paga este ano pelo governo Lula foi para a bancada do Estado do Tocantins; R$40,5 milhões, só em fevereiro,

Chuva de dinheiro

Araguaína (TO) é o município que mais recebeu emendas em 2025: foram R$ 70,5 milhões, incluindo as duas maiores emendas individuais.

Coincidências

O senador Irajá (PSD-TO) é o campeão em emendas para Araguaína, cujo representante é José Guimarães (MDB), irmão do vice-prefeito.

CHAMARAM OS PAIS DO PASTOR MIGUEL DE PILANTRAS - ELE REAGIU

Pastor Miguel Oliveira reage após pais serem chamados de “pilantras”

O pastor Miguel Oliveira, de 15 anos, reagiu após seus pais serem chamados de “pilantras” por supostamente incentivarem o filho a enganar fiéis com finalidade financeira. O adolescente, que se diz profeta, desabafou:

“As pessoas estavam se levantando contra mim de forma covarde. Entrar em um culto com canivete na cintura é covardia. Ameaçar de morte na internet é covardia. Tem um rapaz que fez uma série de vídeos. ‘Seus pais são pilantras’. Meu pai nem crente é. Minha mãe tem câncer há cinco anos. A língua do ser humano mata mais do que a cobra”, reagiu o pastor.

A declaração foi dada em um culto dias antes de o Conselho Tutelar proibir o pastor e a família de divulgarem vídeos na internet, com o intuito de preservar Miguel Oliveira.

O desabafo gerou tanto comentários de apoio como novas críticas: “Quer dizer que você diz que cura o câncer, mas não curou o câncer da própria mãe?”, questionou um internauta, referindo-se a um culto no qual Miguel Oliveira disse livrar uma fiel da leucemia.

Como revelou a coluna do Paulo Cappelli, os pais do pastor Miguel Oliveira podem ser afastados do filho caso a família continue postando vídeos da atuação do jovem em igrejas.

Metrópoles – Paulo Cappelli

ROUBO DOS APOSENTADOS ILUSTRA MORTE CEREBRAL DO GOVERNO LULA - POR J. R. GUZZO

Paralisia diante do roubo de R$ 6 bi dos aposentados ilustra morte cerebral do governo Lula

A maior parte das pessoas de bom senso sabia que Lula iria fazer um governo horrível nesta sua terceira passagem pela presidência da República. Mas nem todos tinham ideia de que seria tão horrível como está sendo. Esqueçam a inépcia sistêmica do governo para tomar uma única decisão certa, a estupidez-raiz de todas as suas ideias e até mesmo a roubalheira psicótica que está aí. Isso já estava contratado desde que o TSE anunciou que Lula tinha ganho a eleição de 2022.

O que choca, a essa altura, é a morte cerebral do governo — não tem mais a capacidade de reagir a nenhum estímulo, e tornou-se um cadáver depositado na UTI à espera de que desliguem os aparelhos. Nada ilustra tão bem essa situação quanto a paralisia de Lula e seu estado-maior diante do que pode estar sendo o pior crime cometido até agora no governo, ou o mais perverso: o roubo, já na altura dos R$ 6 bi, do dinheiro dos aposentados do INSS, através de descontos ilegais em seus pagamentos.

Por qual razão o ministro da Previdência Social não foi demitido logo que se anunciou a calamidade — mesmo depois que ele próprio admitiu ter conhecimento do trem fantasma que corria no INSS? Ou: o que mais ele precisaria fazer para ser posto na rua? Tudo o que Lula fez, em sua primeira reação, foi nomear um outro diretor para o INSS — e anunciar, via seus serviços de propaganda, que era ele, e não o ministro, que tinha escolhido o substituto. Machão, não é?

É o disparate em cima do disparate. Se o ministro da Previdência Social está proibido de nomear o chefe do INSS, que é a essência de toda a ideia de “previdência social”, o que ele teria a fazer no seu cargo? Esse ministério, por sinal, nem existia; só existia o INSS, e ninguém jamais sentiu a mínima falta de um ministro em cima dele. Lula inventou o raio do Ministério da Previdência Social para cuidar do raio do INSS, mas agora diz que o ministro que nomeou não pode nem encostar a mão ali.

É, cada vez mais, um governo em estado de catalepsia. Aconteceu um terremoto — mas Lula e os seus 40 ministros ficam olhando para a ruína como se o problema fosse do governo da Transilvânia. O próprio irmão do presidente da República, em pessoa, está metido nessa traficância; o seu sindicato levou 550% a mais do que levava, cinco anos atrás, do dinheiro roubado dos aposentados. Tudo bem aí?

A única desculpa do governo é que a ladroagem vinha do passado. Tipo assim: “Roubei um carro, mas vivem roubando carro por aí. A culpa é de quem roubou antes”. Sobra, enfim, o ministro criogenizado. O homem não é fácil — já conseguiu ser demitido por corrupção no governo Dilma, em 2011. É a cara do governo Lula.

O POTIGUAR ABRAÃO LINCOLN COMANDA CONFEDERAÇÃO INVESTIGADA POR TIRAR DINHEIRO DE APOSENTADOS DO INSS

Potiguar comanda Confederação investigada por tirar dinheiro de aposentados e financiar políticos

A Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA) está sob os holofotes nacionais há cerca de uma semana por estar entre as investigadas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) por fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para os potiguares, no entanto, essa instituição é conhecida há algum tempo, pelo fato de ser presidida por um norte-rio-grandense que até já foi candidato a deputado federal: Abraão Lincoln Ferreira (foto em destaque).

A CBPA foi citada no Jornal das 6 recentemente (veja no link abaixo). Pelo que vem sendo divulgado pela imprensa nacional, são três confederações investigadas pelo desvio de R$ 6,3 bilhões, que lesou mais de 4 milhões de aposentados — além da CBPA, estão também a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).


No caso da CBPA, reportagem de Ramiro Brites e Fabio Serapião, no portal Metrópoles, apontou que a CBPA foi fundada em 2020 e assinou um acordo de cooperação técnica com o INSS dois anos depois, em julho de 2022. A entidade recebeu R$ 99 milhões a partir de 2023, tirando proveito da inserção de dados em massa no sistema da Dataprev — operação que, segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), transformou o INSS em uma “indústria de descontos indevidos”.

“Há fortes indícios de que esta lista apresentada ao INSS/Dataprev é falsa, contendo pessoas (muitas residentes em área rural) que não autorizaram o desconto associativo”, diz o relatório da PF.

Doação para deputado do PSB

A reportagem do Metrópoles foi repercutida em diversos veículos pelo fato de apontar o envolvimento da CBPA na política do Maranhão. O deputado estadual maranhense Edson Araújo (PSB) recebeu, no período de um ano, R$ 5,4 milhões de uma das entidades investigadas no esquema bilionário.

Os pagamentos ao parlamentar foram feitos entre maio de 2023 e maio de 2024 pela Federação das Colônias dos Pescadores do Estado do Maranhão, que entrou na investigação por ter recebido R$ 400 mil da CBPA — entidade que arrecadou R$ 99 milhões com descontos de mensalidade de aposentados.

Edson Araújo foi 2º vice-presidente da CBPA e presidente da federação de pescadores maranhenses. Os investigadores destacaram que os pagamentos ocorreram depois que a confederação assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS, norma que permite o desconto de mensalidade associativa direto da folha de pagamento das aposentadorias.

Potiguar denunciado

Essa não é a primeira vez que o potiguar Abraão Lincoln Ferreira, presidente da CBPA, aparece em polêmicas. Ex-candidato a deputado federal pelo RN, Abraão Lincoln virou réu em 2024, na ação penal eleitoral durante desdobramento da Operação Enredados - ocorrida ainda em 2015.

A investigação apontou que um suposto esquema de venda ilegal de permissões para pesca industrial resultou no indiciamento de dezenas de pessoas. Durante a mencionada investigação, foram apreendidos telefones celulares com mensagens que revelaram a intermediação de pagamento de propina entre empresários do setor pesqueiro e o acusado.

“Tal operação revelou um esquema de venda ilegal de permissões para pesca industrial no período em que o denunciado foi superintendente da Secretaria de Pesca do Rio Grande do Norte e presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, e resultou no indiciamento de dezenas de pessoas. (...) Ademais, conforme a peça acusatória, há registro de movimentações financeiras em várias contas bancárias de terceiros; quando, na verdade, os valores não eram destinados aos titulares de tais contas, e sim a Abraão Lincoln Ferreira da Cruz”, aponta o documento.

96FM

LIGEIRINHAS

Ligeirinhas

BANDIDOS: Entidades ligadas a empresários e um lobista que são investigados no esquema bilionário de fraudes contra aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chegaram a alugar e mobiliar uma mansão no Lago Sul, bairro luxuoso de Brasília, para criar uma federação de associações com o objetivo de fazer lobby no Congresso e no Judiciário e aparelhar o órgão federal em defesa de seus interesses. O menino mais besta que tinha nessa quadrilha conseguiu fazer um rato subir de costas numa garrafa ensaboada!


PIX: No Rio Grande do Norte, o Pix já faz parte do dia a dia da maioria da população. Em 2024, 63,8% dos moradores do estado fizeram ao menos uma transação por mês usando o sistema — o maior índice do Nordeste e acima da média nacional, que é de 63%, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com uma economia movimentada principalmente pelo comércio e pelos serviços, os potiguares utilizam o Pix, em média, 36 vezes por mês — uma das maiores frequências do país, superando até São Paulo, onde a média é de 29. Faz um Pix aí....!


FATO: O Fila Zero não está funcionando. Tem que se criar uma lei que determine o tempo máximo que um paciente pode ficar no cadastro de espera de exames e/ou consultas e que após este tempo o município automaticamente seja obrigado a custear imediatamente o exame e /ou consulta na Rede Privada de Saúde!


VETO: Parlamentares oposicionistas ao governo Lula estão tentando reverter na Justiça a nomeação de Wolney Queiroz para comandar o Ministério da Previdência Social, após a demissão de Carlos Lupi. No sábado (03), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) entrou com uma ação popular na Vara Federal do Distrito Federal contra o ato do presidente Descondenado que nomeou Queiroz, na sexta-feira. Já o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) o afastamento cautelar do novo ministro e instauração de uma investigação sobre o caso. Trocaram um corrupto por outro!


PROTETOR: O pastor e deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) foi aplaudido na 40ª edição do Congresso Gideões Missionários da Última Hora (GMUH), em Balneário Camboriú (SC), ao sair em defesa do missionário mirim Miguel Oliveira, afirmando ser necessário 'ajudá-lo' em vez de 'matá-lo' espiritual e emocionalmente.


VERO: É bom que se diga aos narcisistas de plantão, estes que se acham o centro do universo ou o dono do mundo, que cada ser representa apenas um 'humano' entre bilhões que existem no universo. Cada um com a sua insignificância dentro de um mundo vasto e complexo, e por menor que seja o espaço circunscrito que se imagina dominar, nem tudo se compra e nem todos estão a venda.


DESCONTOS: Em 2022, houve 24 mil reclamações de descontos não autorizados no INSS, e no ano seguinte, com PT no poder, as queixas subiram para 459.885. Não restam dúvidas que a quadrilha voltou a cena do crime. Pergunta pra Alckimin!!


DIFÍCIL: O PT prevê dificuldade em costurar alianças para tentar reconduzir o Descondenado à Presidência da República em 2026 com a onda de federações, a última entre União Brasil e Progressistas, já anunciada. O atual foco de preocupação está no sempre governista MDB, que conversa com Republicanos e PSD sobre uma possível federação. Concretizada a aliança, Com a improvável volta de Bolsonaro ao jogo, Tarcísio de Freitas (Rep), governador de São Paulo, ganha envergadura extra para enfrentar Lula nas próximas eleições.


HILÁRIO: É usar sempre as mesmas máscaras e quando as tiram não faz diferença nenhuma. sinistro!


PAPA: O arcebispo de São Paulo, o cardeal Dom Odilo Scherer, disse neste domingo (04), que o próximo pontífice não será um “xerox” do papa Francisco. A fala vem dias antes do início do conclave, na próxima quarta-feira (07), onde cardeais vão escolher o novo líder da Igreja Católica. Um comunista a menos!


XANDÃO: David Gamble, representante do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desembarcará no Brasil nesta segunda-feira (05) com uma missão delicada: apurar denúncias de supostas violações de liberdade de expressão atribuídas a autoridades brasileiras. A informação foi confirmada pelo deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que articula a visita. Gamble atua como coordenador de Sanções da equipe de Trump e, durante sua estadia, deverá ouvir parlamentares da direita brasileira, além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O foco da apuração será o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e também o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Pega fogo o cabaré!


ASSIM: Para suportar uma maratona de 'gastos' uma prefeitura tem que está 'bem das perna$'. Ceará-Mirim/RN tem agora a extensa festa do Santo Antônio do povo seguido pela 'Semana do Município' e de contra peso, com tempo mais duradouro, uma campanha de deputado. É muita porrada para uma prefeitura só.


ALERTA: O Rio Grande do Norte enfrenta um avanço da esporotricose, uma micose causada pelo fungo Sporothrix e que atinge principalmente humanos e gatos. Entre 2016 e abril de 2025, o Estado notificou 734 casos suspeitos da forma humana e 2.700 da forma animal. A maioria dos registros está concentrada na Região Metropolitana de Natal, mas a doença já se espalhou por 29 municípios e afeta majoritariamente mulheres (67,8%). Apesar do crescimento, especialistas alertam para a subnotificação e para a necessidade urgente de políticas públicas voltadas à saúde animal, ambiental e humana.


MUNGANGA: Fãs de Lady Gaga se prepararam para passar o dia nas areias de Copacabana para garantir um lugar próximo ao palco e ver a ídola de perto. O dia mal amanheceu e as filas para passar nos pontos de revista que dão acesso à praia já começavam a se formar e, por volta das 10:00hs deste sábado (03), já se estendiam por mais de dois quarteirões. Se fosse para ficar na fila de um possível emprego não passavam dez minutos. Uma surra de urtiga na 'rabichola' cairia muito bem!


PENSANDO: Pensando Mal - A Lady pode ser Gaga, mas não é burra. Até ela sabe as cores do Brasil, a CBF não!


SURF: A abertura da etapa de Gold Coast, na Austrália, a sexta na temporada da WSL (Liga Mundial de Surfe), foi positiva para os atletas do Brasil. Na noite desta sexta-feira (02), pelo horário de Brasília, oito surfistas do país pularam da primeira para a terceira fase da competição, incluindo o atual líder do ranking, Ítalo Ferreira. Nosso campeão já brilhando pelo mundo!


ENTONSE: Você é um daqueles que só valoriza as pessoas quando delas precisam? ENTONSE..... Lasque!


PRONTO: A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) usou as redes sociais para explicar e lamentar sua ausência no show de Lady Gaga na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, neste sábado (4). No texto publicado pela parlamentar, Erika afirma estar doente e que tinha 'zero condições físicas' de estar na apresentação. A sua ausência fez o Dólar disparar e as Bolsas caírem!


COMUNISTA: O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o julgamento que discute a adoção do modelo de escolas cívico-militares em São Paulo. Ele pediu vista na última sexta-feira (2). A Corte julga se mantém, ou não, uma decisão do ministro Gilmar Mendes que liberou a implementação do programa. Comunista não gosta de nada que venha do militarismo!


FILOSOFANDO: 'As faltas que cometo não me ajudam, perturbam-me demasiado'.


ABRAÇO: Abraço para meus amigos Amilton Serigrafia e Janilson Diniz. Gente do bem!


NIVER: Parabenizar por mais um natalício, os amigos Tácio Souza e Dilcimar Rodrigues. Feliz Aniversário!