Roberto Dantas Câmara
Texto: Gerinaldo Moura
Foto: José Maria Bezerra Bernardo (Zé Bernardo Arquiteto)
Roberto Dantas, como é mais conhecido em Ceará-Mirim onde nasceu aos 20 (vinte) dias do mês de outubro do ano de 1947 pertence a duas das mais tradicionais famílias cearamirinenses, em que, seu pai o fazendeiro Júlio Juvêncio da Câmara contraiu núpcias com a senhora Isuve Fernandes Dantas Câmara, da linhagem direta com o senhor de Engenho Coronel Felismino Dantas, pai do Dr. José Pacheco Dantas, de quem é sobrinha. Além de Roberto Dantas o casal Júlio/Isuve teve outros filhos que são: Robério Dantas Câmara (aposentado do Ministério da Saúde), Maria Lêda Dantas Câmara (funcionária pública municipal, ex diretora da Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas), Maria da Conceição Dantas (funcionária pública estadual no cargo de secretária do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel) e Maria Lúcia Dantas, funcionária aposentada do Ministério da Saúde.
Ele foi aluno alfabetizado pelo professor José Tito Júnior, quando estudava no Instituto Imaculada Conceição, onde fez o Curso Primário. Depois, foi matriculado na Escola Técnica de Comércio (atual Escola Estadual Professor Edgar Barbosa) e lá, cursou o antigo Ginasial (também chamado de Primeiro Grau Maior ou Ensino Fundamental II) e ao concluir, foi transferido para Natal e se matriculou na Escola Técnica de Comércio cursando Contabilidade, curso profissionalizante. A Escola de Comércio é um tradicional estabelecimento de ensino que funcionava na antiga Avenida Junqueira Aires, hoje, Avenida Câmara Cascudo, em frente à casa do mestre folclorista, entre os bairros da Ribeira e a Cidade Alta.
Seu primeiro emprego foi pelo Ministério da Saúde, assumindo no dia 01 de agosto do ano de 1978 no antigo DNRu- Departamento Nacional de Endemias Rurais, cujo prédio está localizado ainda hoje na Rua Luiz Ferreira, também conhecida como “Rua do Bacurau”. O “DENERU”, como ficou conhecido, mudou de sigla passando a ser SUCAM e mais recentemente FUNASA- Fundação Nacional de Saúde. Foi através desse emprego que Roberto Dantas se especializou, participando de várias capacitações, tendo se aposentado pelo Ministério da Saúde.
Ainda na SUCAM, Roberto Dantas foi Chefe do Distrito de São José de Mipibu, entre os anos de 1994 a1998. Depois retornou a Ceará-Mirim onde ficou como Chefe e Encarregado do Laboratório da SUCAM de 1998 a 2000.
Sua trajetória foi marcada também pelos diversos cargos e funções que assumiu com competência e dedicação, dentre eles podemos destacar sua atuação como vice-diretor por três anos na Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo, e depois, assumiu como gestor também por 03 anos na mesma escola, de 1984 a 1990.
Roberto Dantas também enveredou pela política, chegando a ser eleito vereador por Ceará-Mirim e na oportunidade, foi escolhido como o Líder do Governo na Câmara, quando o prefeito era o Dr. Roberto Pereira Varela (in memoriam) no período de 1982 a 1988, Na eleição seguinte, ficou na primeira suplência, chegando a assumir uma vaga, e aposentou-se pela Carteira Parlamentar.
Roberto Dantas Câmara foi casado com a professora Drª Maria Leonor Soares Câmara, ex- vereadora, professora aposentada da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da UNP- Universidade Potiguar – Faculdade de Odontologia e que era Membro da ACLA- Academia Cearamirinense de Letras e Artes, tendo deste matrimônio nascido três filhos: Júlio César Soares Câmara (advogado), Cláudia Roberta Soares Câmara (bioquímica) e Roberto Júnior Dantas Câmara. Com os netos Leonardo Câmara, Maria Paula, Eduarda, Maria Clara, Bruna, Gabriel e Mateus veio a ampliação do clã dos Dantas/Câmara.
Roberto Dantas passou a administrar seu próprio negócio, gerenciando diretamente suas propriedades e fazendas após a sua aposentadoria. Seu hobbie é viajar. Sua cidade preferida é Recife – a Veneza brasileira, porém, João Pessoa, Fortaleza e Salvador estão dentre outras cidades brasileiras que o conquistaram.
No ano de 2020, foi agraciado com o Título de "FIGURA DO VERDE VALE", outorgado pela Prefeitura do Ceará-Mirim, na gestão do ex- prefeito Marconi Barretto em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas, na gestão do historiador Professor Gerinaldo Moura da SilvaNeste dia 26 de dezembro do ano de 2026, Roberto Dantas partiu para a Morada Celeste, aos 78 (setenta e oito) anos de idade. Que descanse em paz!

Nenhum comentário:
Postar um comentário