04/12/2025

LIGEIRINHAS

Ligeirinhas

EDUCAÇÃO: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério das Comunicações (MCom) lançaram a segunda seleção pública do programa Fust Escolas Conectadas. O edital destina R$ 53,3 milhões em recursos não reembolsáveis para levar internet de alta velocidade a 1.258 escolas públicas da regiões Norte e Nordeste.


REVOLTA: Líderes da oposição afirmaram, nesta quarta-feira (03), que o ministro Gilmar Mendes tenta 'reescrever' a Constituição ao restringir quem pode apresentar pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). As críticas partiram do deputado Zucco (PL-RS) e do senador Rogério Marinho (PL-RN). Zucco disse que a decisão retira do cidadão o direito previsto na Lei 1.079/1950 e invade prerrogativas do Congresso Nacional.


FATO: O empresário Joesley Batista, um dos fundadores da JBS, esteve em Caracas no fim de novembro para tentar convencer Nicolás Maduro a deixar o poder, em meio ao aumento da tensão entre o regime venezuelano e o governo Donald Trump. A reunião, realizada no dia 23, ocorreu dias após Trump telefonar a Maduro pedindo sua renúncia — movimento que reacendeu a expectativa de uma transição política no país. Segundo fontes familiarizadas com as tratativas, Joesley atuou por conta própria, mas com conhecimento prévio de integrantes do governo americano, que viam na ação uma possibilidade de reforçar a mensagem enviada por Washington. Em nota, porém, a J&F, holding da família Batista, afirmou que o empresário 'não é representante de nenhum governo'. Nem o regime venezuelano nem a Casa Branca comentaram a visita.


INSULTO: Nesta quarta-feira (03), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro rebateu críticas que o jornalista Allan dos Santos fez sobre ela. Por meio dos stories do Instagram, Michelle destacou que está sempre em concordância e validada pelo marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Allan disse, na última segunda-feira (01), que Michelle 'está cagando' para o ex-presidente, que está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF). Ele se manifestou durante o programa Conversa Timeline.


MUNGANGA: O padre Kelmon e o senador Marcos do Val (Podemos-ES) anunciaram que farão, no dia 7 de dezembro, uma caminhada pela anistia na Avenida Paulista, em São Paulo, com saída às 13hs em frente à TV Gazeta e término na Praça da Sé. A convocação foi feita nas redes sociais dos dois. O padre, que já disputou a Presidência, pediu apoio dos seguidores para o ato. – É importante que você participe deste momento em que o nosso país precisa dos cuidados de carta brasileira. Vem somar conosco, venha caminhar conosco, porque juntos e unidos vamos mudar o Brasil – disse.


VERO: O STF tem desmoralizado o Congresso Nacional, em especial o Senado Federal, rasgando a constituição praticando ativismo judicial e atuando em causa própria. Isto sim, é que é o maior golpe que a sociedade brasileira tem sofrido!


ECONOMIA: A Black Friday deu início a um período em que o comércio registra boas vendas, impulsionadas pelo 13º salário e pela alta no consumo proporcionada pelas festas de fim de ano. Na capital potiguar, lojistas relatam sucesso nas vendas de novembro e mantêm boas expectativas para dezembro. Em contrapartida, especialistas alertam sobre os perigos do consumismo e orientam sobre a necessidade de um planejamento financeiro.


'DODOI': A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, divulgou nesta quarta-feira (03) uma nota pública informando que foi hospitalizada em Brasília após sentir uma dor súbita na região lombar enquanto movimentava vasos de plantas no jardim de sua residência. A ministra precisará se afastar das atividades presenciais nas próximas semanas, mas seguirá trabalhando de forma remota durante o período de recuperação.


HILÁRIO: É o político falar em honestidade, mas não presta conta de quanto e de que forma foram investidas as verbas recebidas!


ABANDONO: Em participação no Pleno Time desta quarta-feira (03), Renato Bolsonaro, irmão de Jair Bolsonaro (PL), declarou que não considera adequado que o ex-presidente apoie qualquer candidato nas eleições de 2026 enquanto estiver submetido às restrições judiciais atuais. A fala foi dada após ser questionado sobre a possibilidade de Jair indicar um sucessor para disputar a Presidência. Renato afirmou que sua posição reflete preocupação com a vulnerabilidade política do irmão e com o risco de que aliados explorem a situação. Segundo ele, há atores no meio político tentando obter apoio de Jair Bolsonaro em troca de promessas que, na avaliação dele, não seriam cumpridas após o pleito.


COERÊNCIA: Ex-ministro da Saúde de Jair Bolsonaro, Marcelo Queiroga endossou as críticas de Michelle Bolsonaro ao PL cearense que flerta com Ciro Gomes (PSDB): 'coerência vem antes do pragmatismo'. Michelle mostrou que é o ponto de equilíbrio dos aloprados do PL.


ASSIM: O comentarista Thomas Traumann (Globo News) afirmou, nesta quarta-feira (03), que a decisão do ministro Gilmar Mendes de restringir exclusivamente à Procuradoria-Geral da República (PGR) a apresentação de pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal funciona, na prática, como uma 'PEC da blindagem particular do Supremo'. Antes, qualquer cidadão podia protocolar denúncias no Senado.


DERRETENDO: O Descondenado realizou o sonho de tornar Bolsonaro inelegível, condenado e preso, neutralizando a maior ameaça à sua reeleição, mas faltou combinar com as ruas: sua reprovação voltou a crescer e chegou a 50,7% dos brasileiros, segundo apontou pesquisa nacional Atlas/Bloomberg.


CORRUPTO: A Polícia Federal encontrou R$ 90.840 em dinheiro vivo no carro oficial de Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj. Três celulares do parlamentar também foram apreendidos e serão periciados. A ação faz parte da Operação Unha e Carne, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.


ENTONSE: Você é um daqueles sem futuro que faz tudo errado e sempre joga a culpa nos outros? ENTONSE..... Lasque!


TRAFICANTES: Duas pessoas morreram e nove ficaram feridas em um tiroteio, na madrugada desta quinta-feira (04), no bairro Bonsucesso, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, a troca de tiros começou durante um churrasco com partida de futebol em uma quadra do bairro, onde, estavam presentes vários traficantes, incluindo um chefe de uma organização criminosa. Até o momento, não se sabe à qual facção esse líder pertence. Traficante é igual catinga de fiofó, não acaba nunca!


FILOSOFANDO: 'Quer passar na prova? - Toma ATROVERAN. Tomou, passou.'


ABRAÇO: Abraço para meus amigos Eduardo Gois e Luiz Antônio. Gente do bem!


NIVER: Parabenizar por mais um natalício, os amigos Francisco Costa e Luzia Ribeiro. Feliz Aniversário!

Nenhum comentário: