14/12/2025

HAJA ROMBO: LITERALMENTE O GOVERNO LULA É ARROMBADO

IFI alerta para rombo de R$70 bilhões no Orçamento de 2026

Em entrevista ao podcast Diário do Poder, o presidente da Instituição Fiscal Independente (IFI) e ex-deputado federal Marcus Pestana, alertou que ainda faltam cerca de R$ 70 bilhões para o Orçamento de 2026.

Segundo Pestana, o déficit decorre, em grande medida, da incerteza em torno de medidas de aumento de receita que ainda não foram aprovadas pelo Legislativo.

“Mesmo mirando a banda inferior da meta fiscal, essas medidas são essenciais para dar um mínimo de consistência ao orçamento”, afirmou.

Entre os principais pontos de indefinição apontados pelo especialista, estão duas propostas em tramitação no Congresso. A primeira prevê uma redução linear de um terço dos incentivos fiscais, os chamados gastos tributários.

A segunda iniciativa trata da recomposição parcial da tributação sobre fintechs e apostas eletrônicas (bets). O texto foi aprovado recentemente na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, sob relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), e agora segue para análise da Câmara.

Para Pestana, sem a aprovação dessas medidas, o Orçamento de 2026 perde credibilidade. “Há muitas dúvidas. Essas votações são fundamentais para tornar crível a execução orçamentária”, avaliou.

O presidente da IFI também chamou atenção para as premissas macroeconômicas adotadas pelo governo, que diferem significativamente das projeções do mercado.

“Porque, por exemplo, nós trabalhamos com o PIB ano que vem, o crescimento da economia de 1,7%. O Boletim Focus, que é a síntese ou a média do mercado, é 1,8%. O governo mandou o orçamento com 2,4%. Isso tem um impacto direto nas receitas. Quanto maior o crescimento, mais imposto é gerado. Então, isso pode ter inflado a síntese. Por outro lado, a inflação, todo mundo está trabalhando 4,1%, 4,2%. O orçamento foi com 3,6%. Então, isso impacta em algumas despesas”, apontou.

DP

Nenhum comentário: