06/12/2025

GERAÇÃO Z: PENSE NUM POVO PRA GOSTAR DE INVENTAR MODA

Geração Z redefine estilo de vida e chama atenção por novos hábitos

Composta por indivíduos nascidos entre os anos 1997 e 2012, a geração Z cresceu em um mundo já com tecnologias avançadas, internet e redes sociais. Segundo a ONU, eles correspondem a 32% da população mundial e, no Brasil, são 47 milhões de pessoas nessa faixa etária, conforme dados do IBGE. O que chama a atenção é que essa geração tem apresentado estilo de vida e interesses opostos à geração anterior, a millennial (nascidos entre 1981 e 1996).

Os Z valorizam propósito, saúde física e mental, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, são mais tolerantes à diversidade, buscam a autenticidade, espiritualidade e relacionamentos duradouros. Além disso, eles curtem menos baladas, menos álcool e querem um trabalho alinhado aos seus valores e interesses, mesmo que ganhem menos.

O psicólogo Alexandre Ribeiro explica que essa geração de jovens entende que liberdade tem menos a ver com excesso e mais com autonomia emocional. “Eles estão entendendo liberdade como poder escolher o que os faz bem, mesmo que isso signifique dormir cedo e evitar ambientes que desgastam”, conta, acrescentando que as vantagens desse cenário são autocuidado, rotina estável, vínculos mais significativos. “Mas também há desafios, como risco de isolamento, rigidez nos hábitos e pressão por uma vida dita como ‘perfeita’, completa.

Um levantamento feito pela empresa MindMiners apontou que 55% dos jovens da geração Z não consomem álcool e 61% nunca experimentaram drogas. Esses dados são reflexo da adoção de um novo estilo de vida, mais leve, consciente e saudável. Além disso, a mesma pesquisa apontou que 67% apoia e respeita a diversidade sexual, demonstrando serem mais tolerantes e empáticos.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: