China aplica tarifa de 55% sobre de carnes bovinas do Brasil
A China anunciou tarifas de 55% sobre importações de carnes bovinas do Brasil que excedam determinadas quantidades. A decisão começa a valer a partir desta quinta-feira (1º) e foi anunciada pelo Ministério de Comércio do país asiático.
Além do Brasil, outros países da América como Argentina, Uruguai e Estados Unidos também serão afetados. A Austrália, de mesmo modo entrou na lista. A China é a nação que mais compra carne do Brasil, tendo importado quase uma tonelada e meia da proteína só neste ano.
A China concluiu que o alto número de importações prejudicou o mercado e a concorrência nacional. Essa, pelo menos, foi a justificada dada pela pasta no comunicado oficial. As tarifas, no entanto, têm prazo de validade e serão mantidas por três anos, até dezembro de 2028.
O documento também afirma que as medidas protecionistas serão reduzidas aos poucos. O imposto será aplicado quando a importação ultrapassar determinadas cotas. Para 2026, o Brasil poderá exportar até pouco mais de um milhão de toneladas de carne bovina.

Nenhum comentário:
Postar um comentário