25/11/2025

RESUMO DE NOTÍCIAS


*Famoso por seu papel como Jesus em A Paixão de Cristo (2004), o ator Jim Caviezel foi escalado para interpretar o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) no filme Dark Horse, intitulado O Azarão, em português. A obra, que conta com roteiro escrito pelo ex-ator e deputado federal Mario Frias (PL-SP), retratará a trajetória do líder conservador, com foco na campanha presidencial de 2018 e no atentado à faca sofrido no mesmo ano. O longa-metragem será filmado em inglês e conta com elenco internacional. Caberá ao ator Marcus Ornellas; que é brasileiro, mas tem uma carreira consagrada no México; o papel do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Já o artista norte-americano Eddie Finlay viverá o deputado federal Eduardo (PL-SP), enquanto o ator brasileiro Sérgio Barreto interpretará o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ). Segundo apuração do portal Leo Dias, a equipe do filme estabeleceu regras rígidas para evitar vazamentos e captações não autorizadas. Entre as medidas, estão revistas na entrada do set e proibição do uso de celulares. A obra será dirigida por Cyrus Nowrasteh, que possui histórico de filmes de temática religiosa. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, O Azarão terá como proposta narrar a história de Bolsonaro no estilo “jornada do herói”, mostrando sua luta e superação em meio a adversidades políticas. O próprio Caviezel estaria buscando orientar o ambiente de filmagem, manifestando apoio ao líder político e à sua libertação, segundo relatos dos bastidores. O longa-metragem tem previsão de lançamento para 2026.


*Entrou em vigor no último domingo, 23, uma nova regra do Banco Central (BC) que facilita a devolução de valores a vítimas de golpes ou fraudes por meio do Pix. A mudança aprimora o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Até o momento, os valores desviados no ambiente do Pix só podiam ser recuperados a partir da conta originalmente utilizada na fraude. No entanto, isso se torna um problema, já que os criminosos costumam transferir rapidamente o dinheiro para outras contas. Muitas vezes, até o cliente perceber o golpe e registrar a reclamação, a conta destino já não tem mais fundos para viabilizar uma devolução à vítima. Para resolver essa questão, o Pix agora conta com uma nova funcionalidade que permitirá ao MED identificar os caminhos percorridos pelo dinheiro e compartilhar essas informações com os envolvidos nas transações. Dessa forma, os valores poderão ser devolvidos em até 11 dias após a contestação. A adoção da funcionalidade no momento é opcional. A partir do dia 2 de fevereiro de 2026, ela passará a ser obrigatória para as instituições financeiras. “O BC espera que, com essa medida, aumente a identificação de contas usadas para fraudes e a devolução de recursos, desincentivando fraudes. O compartilhamento dessas informações impedirá ainda o uso dessas contas para novas fraudes”, afirmou o BC, ao anunciar a novidade em agosto. Outra mudança recente que teve como objetivo aumentar a segurança do Pix foi o lançamento do “botão de contestação”. Desde 1º de outubro, as instituições financeiras também precisam disponibilizar esse botão no ambiente do Pix de seus aplicativos para que os consumidores possam contestar facilmente as transações, sem a necessidade de interação humana. É o chamado “autoatendimento” do MED. O autoatendimento também foi anunciado em agosto pelo BC, que afirmou na ocasião que a funcionalidade dá “mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”.


*Na madrugada desta terça-feira (25), uma ação de criminosos na Estação de Bombeamento (EB1), localizado no município de Itajá, no Vale do Açu, prejudicou o abastecimento de oito cidades e três áreas rurais do interior do Rio Grande do Norte. Segundo a Caern, as localidades que estão sem água são: Angicos, Fernando Pedroza, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Riachuelo, o distrito Cachoeira do Sapo e zonas rurais de Santana do Matos e Santa Maria. A previsão da Caern é que a recuperação das instalações da elevatória seja concluída durante a noite desta terça-feira (24). A normalização integral no abastecimento das regiões afetadas deve ser completada em até 72h após a recuperação das instalações da estação elevatória. Durante a tentativa de furto dos cabos, os criminosos invadiram o local, cortaram os fios e fugiram após a polícia ser acionada. Não conseguiram levar o material. Equipe da Caern trabalha no local para substituir a fiação e religar o sistema.


*A atriz Regina Duarte, que ocupou o cargo de Secretária de Cultura no governo de Jair Bolsonaro por três meses, manifestou apoio ao ex-presidente através de publicações indiretas em seu perfil no Instagram após a prisão preventiva dele. A detenção ocorreu na madrugada do último sábado (22). Em vez de comentar diretamente sobre a prisão, Regina compartilhou um print de uma publicação própria feita em maio deste ano. No conteúdo republicado, a atriz reproduzia uma frase de Olavo de Carvalho (1947-2022), escritor que apoiou Bolsonaro desde o início de sua carreira política: "Chegará o dia em que a internet se tornará a maior ameaça à ditadura brasileira, e o governo, desesperado, tentará de todas as formas regular e censurar, mas falhará miseravelmente". Na legenda parcialmente visível do print compartilhado, a artista afirmava: "Estou pronta para lutar pela minha liberdade de expressão". Regina também republicou em seu perfil um vídeo da Jovem Pan com Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente. No conteúdo, Renato caracterizava a prisão como "a conclusão de uma injustiça". O vídeo compartilhado pela atriz apresentava uma sobreposição de texto na imagem de Renato com os dizeres: "Sou Bolsonaro, sempre fui. Sempre apoiarei o brasileiro puro e honesto que ele sempre foi. E apoiarei quem ele indicar para o futuro!".


*Um modelo de ursinho de pelúcia interativo chamado Kumma está sendo retirado do mercado pela empresa fabricante FoloToy após o brinquedo com inteligência artificial fornecer orientações perigosas relacionadas a facas, pílulas e fósforos, além de informações sobre fetiches sexuais, para testadores do Fundo Educacional do Grupo de Pesquisa de Interesse Público dos EUA (PIRG). Equipado com IA da OpenAI, o ursinho era comercializado com a promessa de manter “conversas amigáveis” e “diálogos profundos para estimular a curiosidade e o aprendizado” das crianças por meio de “atividades envolventes”. Também afirmava ter “controles fáceis de usar que permitem personalizar e monitorar a experiência do seu filho”. – Kumma, nosso adorável urso, combina inteligência artificial avançada com recursos interativos e amigáveis, tornando-o o amigo perfeito para crianças e adultos. De conversas animadas a histórias educativas, o FoloToy se adapta à sua personalidade e necessidades, trazendo aconchego, diversão e um toque extra de curiosidade ao seu dia – diz o anúncio. Entretanto, relatórios divulgados pela ONG Fairplay e pelo PIRG apontaram dados preocupantes: – Dos brinquedos que testamos, o Kumma da FoloToy foi o mais disposto a oferecer informações sexualmente explícitas e respondeu perguntas sobre onde encontrar objetos perigosos, como facas, comprimidos e fósforos – disseram os pesquisadores. De acordo com os relatórios, o ursinho chegou a falar sobre posições sexuais e até “encenação professor-aluno” quando indagado sobre esses temas. Também chegou a sugerir material inapropriado por conta própria e deu dicas de como ser um “bom beijador”. – Ele começava a listar completamente uma série numerada de fetiches sexuais. Não sabemos realmente por que ele fazia isso – declarou R.J. Cross, pesquisadora do PIRG.

Nenhum comentário: