Operação apreende 2 toneladas de produtos eletrônicos falsificados no Alecrim
Na manhã desta quinta-feira (13), a Receita Federal do Brasil, em operação conjunta com a Anatel e a Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), deflagrou a Operação Terra do Sol no bairro do Alecrim, em Natal. A ação tem como objetivo combater a comercialização de eletrônicos falsificados e sem homologação pela Anatel, muitos deles de origem de contrabando e descaminho.
Foram apreendidas cerca de duas toneladas de produtos eletrônicos, avaliados em mais de R$ 1 milhão. Também participaram da ação escritórios de advocacia que representam as marcas afetadas, responsáveis pela análise técnica dos produtos apreendidos.
“Vale lembrar que produtos não homologados e produtos falsificados, além do risco à saúde, têm também um grande risco à segurança da população porque tem produtos que podem explodir, que podem pegar fogo e isso pode gerar os mais diversos acidentes”, disse o auditor da Receita Federal, João Felipe, que participou da operação.
O nome “Terra do Sol” faz referência ao apelido da capital potiguar e ao fato de que a cidade vem sendo utilizada como ponto de entrada e distribuição de diversos produtos eletrônicos comercializados em todo o país. A escolha do nome também simboliza a necessidade de trazer à luz práticas irregulares que afetam a economia formal e colocam em risco a segurança dos consumidores.
A Receita Federal do Brasil, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Anatel reforçam, com essa ação conjunta, o compromisso de proteger os interesses nacionais, a indústria brasileira e a segurança da população. Produtos não homologados ou falsificados, especialmente os eletrônicos, oferecem riscos à integridade física dos usuários e geram concorrência desleal com empresas que atuam de forma regular no país.
TN

Nenhum comentário:
Postar um comentário