13/11/2025

IMORAL: O CIRCO ESTÁ 'PEGANDO FOGO'

Janja pede desculpa a artistas por calor na COP: “Tentando resolver”

A primeira-dama Janja da Silva pediu desculpas a artistas participantes da COP30 pelo calor no evento e afirmou que a equipe responsável estava tentando solucionar o problema. Ela relatou que essa é uma das dificuldades que fazem parte do desafio de levar um encontro internacional para uma região amazônica, e refletiu que a população local precisa conviver com altas temperaturas em meio às mudanças climáticas.

As falas ocorreram nesta quarta-feira (12), durante o painel Narrativas e Histórias para Enfrentar a Crise Climática.

Quero pedir desculpa, porque eu sei que o dia hoje foi um pouco quente, bastante quente aqui na COP e estamos tentando resolver. A gente sabia das dificuldades de trazer a COP para Belém e que essa era uma das dificuldades que a gente sabia que poderia acontecer – ponderou, segundo informações do portal Poder360.

Eu não tenho gestão sobre isso, mas, de qualquer forma, me sinto na obrigação de pedir desculpa para vocês por esse calor que estamos vivendo aqui. É um calor que a população enfrenta diariamente na Amazônia, que os povos ribeirinhos convivem com esse calor e agora muito mais afetados pelas mudanças climáticas no 1,5 ºC que a ministra disse aqui – completou Janja.

Na ocasião, estavam presentes os atores Kleber Toledo e Giovanna Nader, o líder indígena Davi Kopenawa, e a ex-ministra da Cultura e de Mídias da Alemanha, Claudia Roth. O cantor Gilberto Gil era aguardado, mas não apareceu.

Nenhum comentário: