Prefeita do PT apaga vídeo com blackface: “Errar é humano”
A prefeita Jôve Oliveira (PT) divulgou, na quinta-feira (20), em Piripiri (PI), um vídeo em que aparece com o rosto pintado de preto. A gravação, feita no Dia da Consciência Negra, gerou reação imediata nas redes sociais, e o material foi apagado minutos depois.
No vídeo original, Jôve retirava a tinta enquanto falava sobre reflexão na data para dizer que todas as pessoas são iguais, independentemente da raça.
– Dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. E você, o que tá fazendo hoje? Parou um pouquinho, refletiu? – disse.
A prefeita destacou a necessidade de reconhecer violências contra pessoas negras.
– Temos que não sermos apenas contra o racismo, mas sermos antirracistas – afirmou.
Depois da polêmica, ela publicou um novo vídeo, desta vez pedindo desculpas pela prática, dizendo que não sabia o que era blackface.
– Infelizmente, por desconhecer o significado do blackface, acabei cometendo esse equívoco. Por isso estou aqui, publicamente, pedindo desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas – escreveu nesta sexta (21).
A petista também afirmou que sua trajetória sempre esteve ligada a pautas de igualdade.
– Quem me conhece sabe do meu compromisso com a igualdade racial, da minha relação com movimentos sociais e do meu trabalho por justiça e equidade. Mas reconhecer um erro também faz parte desse compromisso. Errar é humano e eu reconheço meu erro – completou.
A prática do blackface é considerada ofensiva por reforçar estereótipos negativos sobre pessoas negras e tem origem no século 19, nos Estados Unidos.
Assista:

Nenhum comentário:
Postar um comentário